20180116 – TÔNICA DA SEMANA: bailando, bailando, bailando

A Tônica

Parafraseando Henrique Iglesias o filho do Roberto Carlos espanhol Julio Iglesias seguimos por aqui

bailando, bailando, bailando

Pra começar 3 gráficos emblemáticos das últimas semanas de mercado: dólar pra baixo, Petróleo pra cima e S&P renovando máximas!

dolar jan 18

petroleo jan18

sep jan 18

Mercado tomador de risco com VIX em níveis bem baixos, preços de commodities em níveis máximos…tudo excelente para mercados emergentes que basicamente estão bailando essa música …

msci x brasil jan18

Yo quiero estar contigo, vivir contigo
Bailar contigo, tener contigo

Pra quem acha que o Ibov é grandes coisas sugiro olhar a mother Russia e a bolsa da Nigéria, ambas economias altamente influenciadas pelo petróleo…voaram! Sobre o petróleo um adendo: a tese de puxarem preço de petróleo para ajudar no IPO trilionário da Aramco que comentei aqui nesse link no dia 27 de novembro de 2017, parece estar acontecendo.

Mas mesmo em outras emergentes como a  bolsa na China, Hanói (bolsa do Vietnã), Hong Kong…entre outras…acima o MSCI e o IBOV…estamos indo atrás apenas.

putin GIF

Pra quem não acredita em mim acredite na SPDR Americas Research que em um gráfico mostra e afirma que os retornos em mercados emergentes são muito correlacionados com um dólar mais fraco que fortalece as commodities…

Mas interessante notar também o otimismo que tem sido colocado nos juros no Brasil…juros de 10 anos (longo portanto) ignorando previdência e desarranjo de contas públicas.

juros 10y br jan18

Alguém aí falou em rebaixamento de rating brasileiro? Mercado não deu a mínima…segue o baile.

Con tu física y tu química también tu anatomía
La cerveza y el tequila y tu boca con la mía
Y ya no puedo más (ya no puedo más)

Um adendo a esse move das commodities é o desempenho da Petrobras (PETR4) e o petróleo; e da Vale (VALE3) e do minério de ferro…ambas ações em verde e as commodities em preto nos gráficos abaixo.

PETRO E PETROLEO

VALE E MINERIO

 

Junta-se esse mood positivo com emergentes aos dados que tem corroborado uma visão boa sobre nossa economia….alguém aí viu as vendas no varejo? Que porrada na comparação anual! +5,9% em novembro ante nov16.

vendas no varejo nov17 2

vendas no varejo nov17 3

E a abertura mostrou coisas interessantes como a forte venda de móveis e eletrodomésticos (bom pra MGLU hein!); mas também a forte venda de materiais de construção, quem sabe esse não é um indicador antecedente de uma retomada…tem que ficar de olho no setor.

vendas no varejo nov17

E o IBC-Br? Um crescimento YoY (ano-contra-ano ; ante 2016) da ordem de 2,85%!

ibc-br nov17

E mesmo com crescimento a utilização da capacidade instalada ainda está baixa (78%) o que sugere que temos espaço para crescer sem inflação, sem muitos gargalos e com as empresas sem ter que necessariamente investir em novas plantas e tals.

1a8926dd-f9b2-4c0f-9d0e-542410bc2670

Resultado de imagem para e disseram q eu tava na pior meme

Brasil está em franca recuperação e estamos com um ventão favorável…com isso nosso barquinho segue firme e forte … seguimos atraindo capital e isso é o cerne para bolsa que vem renovando máximas. (fonte: @LucasGeneve)

E enquanto tivermos:

Y en un silencio tu mirada dice mil palabras

Silêncio na política, nossa bolsa pode seguir respirando fundo e

Bailando, bailando, bailando, bailando

Mas o Will não está caro? 

Relativamente e olhando o nosso histórico dá um certo receio sim…veja que o gráfico de P/L foward da bolsa abaixo aponta pra cima e quase tocando 1 desvio da média histórica…

Mas quando olhamos relativamente o P/L de nossa bolsa parece bem ok na real.

P__E bolsas

Muito se fala em realização e seria normal…penso que a volta do recesso parlamentar seria um trigger…fora isso seguimos a cá

Bailando, bailando, bailando, bailando

P.s: desculpem pela música aí…rs

6 comments

Leave a Reply