PREVIAS DE CONSTRUTORAS BAIXA RENDA…TEND3, DIRR3, MRVE3

Empresas

Pra quem não sabe as construtoras divulgam suas prévias operacionais…tá lá no site de RI, só ir ver que tem.

Pra quem não sabe também, temos 3 empresas na bolsa que focam mais na classe média baixa: MRV (MRVE3), Direcional (DIRR3) e Tenda (TEND3).

Pra quem não sabe postei sobre minha preferência sobre TEND3 aqui alguns meses atrás…segue o post:

TEND3 – O PROFETA ISAÍAS NOS DÁ O RECADO

E depois fiz uns updates também, só dar um search no blog.

 

Bom indo as prévias so 4T17. 

Meu foco será a Tenda, minha preferência….

Número de lançamentos mostra um crescimento ok (+23% YoY), nada de extraordinário…não vejo isso como negativo não, mas para fins de comparação MRV cresceu lançamentos em 72% YoY e DIRR 43% .. conservadorismo? Quando falei com a empresa eles comentaram q iam focar em lançar e vender logo esse ano (2017) pra aproveitar enquanto a funding da Caixa…então é algo que tenho q checar.

lançamentos tend3

lançamentos mrve3

lançamentos dirr3

 

Vendas brutas em +18% YoY (4T17 x 4T16) ante 34% da MRV e 43% da DIRR…ou seja mais fraca.

Mas o que achei MTO BOM foi a forte redução de 52% YoY no volume de distratos…isso foi MTO BOM … veja q esse indicador aumentou na MRV e na DIRR.

E esse menor número de distratos impacta diretamente no indicador de vendas Líquidas que no final do dia é o que realmente importa. Vendas Líquidas +39% YoY ante 44% da MRV e 35% da DIRR.

vendas liquidas tend3

vendas liquidas mrve3

vendas liquidas dirr3

 

VSO Líquida segue sendo a melhor entre as 3, o que a meu ver é muito positivo pois indica que a emresa consegue transformar seus projetos/lançamentos em vendas de forma mais rápida o que é fundamental para o fluxo de caixa de uma construtora. VSO líquida dela de 27% ante 24% da MRV e 10% da DIRR.

vso tend3

vso mrve33

vso dirr3

 

Não achei maravilhoso quando olho relativamente, digo, MRV e DIRR também apresentaram forte evolução… mas a prévia de TEND3 foi muito boa porque mostra que a dinâmica de maior geração de caixa e lucro segue valendo. Apesar da valorização observada desde o primeiro post, me parece seguir sendo um bom negócio ser sócio da TEND3 a qual temos nos clubes da Valor Gestora de Recursos.

Leave a Reply