PREVIAS DE CONSTRUTORAS BAIXA RENDA…TEND3, DIRR3, MRVE3

Empresas
Tempo de leitura: 3 min

Pra quem não sabe as construtoras divulgam suas prévias operacionais…tá lá no site de RI, só ir ver que tem.

Pra quem não sabe também, temos 3 empresas na bolsa que focam mais na classe média baixa: MRV (MRVE3), Direcional (DIRR3) e Tenda (TEND3).

Pra quem não sabe postei sobre minha preferência sobre TEND3 aqui alguns meses atrás…segue o post:

TEND3 – O PROFETA ISAÍAS NOS DÁ O RECADO

E depois fiz uns updates também, só dar um search no blog.

 

Bom indo as prévias so 4T17. 

Meu foco será a Tenda, minha preferência….

Número de lançamentos mostra um crescimento ok (+23% YoY), nada de extraordinário…não vejo isso como negativo não, mas para fins de comparação MRV cresceu lançamentos em 72% YoY e DIRR 43% .. conservadorismo? Quando falei com a empresa eles comentaram q iam focar em lançar e vender logo esse ano (2017) pra aproveitar enquanto a funding da Caixa…então é algo que tenho q checar.

lançamentos tend3

lançamentos mrve3

lançamentos dirr3

 

Vendas brutas em +18% YoY (4T17 x 4T16) ante 34% da MRV e 43% da DIRR…ou seja mais fraca.

Mas o que achei MTO BOM foi a forte redução de 52% YoY no volume de distratos…isso foi MTO BOM … veja q esse indicador aumentou na MRV e na DIRR.

E esse menor número de distratos impacta diretamente no indicador de vendas Líquidas que no final do dia é o que realmente importa. Vendas Líquidas +39% YoY ante 44% da MRV e 35% da DIRR.

vendas liquidas tend3

vendas liquidas mrve3

vendas liquidas dirr3

 

VSO Líquida segue sendo a melhor entre as 3, o que a meu ver é muito positivo pois indica que a emresa consegue transformar seus projetos/lançamentos em vendas de forma mais rápida o que é fundamental para o fluxo de caixa de uma construtora. VSO líquida dela de 27% ante 24% da MRV e 10% da DIRR.

vso tend3

vso mrve33

vso dirr3

 

Não achei maravilhoso quando olho relativamente, digo, MRV e DIRR também apresentaram forte evolução… mas a prévia de TEND3 foi muito boa porque mostra que a dinâmica de maior geração de caixa e lucro segue valendo. Apesar da valorização observada desde o primeiro post, me parece seguir sendo um bom negócio ser sócio da TEND3 a qual temos nos clubes da Valor Gestora de Recursos.

Leave a Reply