Buggpedia: O que é o ROA?

Buggpedia
ROA – RETURN ON ASSET
Como identificar o ROA? Para que server esse indicador?

 

Acho sempre bom começar pela definição, “Return On Assets” em tradução livre é Retorno Sobre Ativos e nada mais é que um indicador que te mostra o quanto uma empresa é lucrativa em relação ao total de ativos que ela possui. Em outras palavras, o ROA te diz como a administração de uma empresa é eficiente ao usar seus ativos para gerar lucros.

COMO CALCULAR

Abaixo vou expressar a formula do Retorno Sobre Ativos. O valor do resultado do ROA será dado em porcentagem.

 

ROA = Lucro Líquido / Total de Ativos

 

Vale lembrar que, o total de ativos de uma empresa é a soma do seu passivo total mais o patrimônio líquido. Tanto o passivo total quanto o patrimônio líquido são fontes de financiamentos, ou seja, o total de ativos é financiando pela estrutura de capital (Passivos totais + Patrimônio líquido).

 

ENTENDENDO O ROA

O valor do ROA dá aos investidores uma ideia de como a empresa está sendo eficaz em transformar o dinheiro que investe em receita líquida. Quanto maior for o ROA, melhor, por que a empresa está ganhando mais dinheiro com “menos” investimentos. Lembre-se que é importante sempre analisar o ROA de empresas do mesmo setor e se possível olhar o ROA histórico daquela empresa.

Vou exemplificar com duas empresas, ambas do mesmo setor calçadista.

A primeira é a Grendene (GRND3), famosa pelas marcas Ipanema e Rider. Abaixo o histórico trimestral do ROA.

Fonte:  Economatica

 

A próxima também do setor calçadista, é a Vulcabras (VULC3). Famosa pelas marcas Olympikus e Azaleia. Abaixo o histórico trimestral do ROA.

Fonte: Economatica

 

É notável, quais das duas consegue converter melhor os seus investimentos em lucros. Porém, cuidado ao se analisar somente um indicador e não olhar o todo da empresa. É preciso olhar outros indicadores para se tirar melhores conclusões. O ROA é somente um entre vários indicadores essenciais para avaliações de empresas.

Além disso, nem todo setor possui um ROA parecido… Setores onde demanda menos ativos, vide, “Fintechs” que possuem menos CAPEX (Máquinas, caminhões, aparelhos e etc), tendem a ter um ROA muito menor que um setor fabril.

Por fim, fique atento a empresas que não estão saudáveis. ROA’s negativos deixam sua análise enviesada, por isso, procure sempre empresas que estejam bem em seu setor.

 

Espero ter ajudado!

Leave a Reply