Buggpedia: O que é o P/E?

Buggpedia
P/E – Price/Earnings Ratio
O que é o P/E? Como interpretar esse indicador?

 

O P/E Ratio, pode ser traduzido como o Indicador Preço/Lucro (P/L). Esse indicador tem como função fazer a relação entre Preço da ação pelo Lucro Por Ação (LPA), ou em inglês, “Earnings per share” (EPS).

O P/E é muito útil pois permite o investidor avaliar se uma empresa está “barata” ou não em relação as outras do mesmo setor. Por exemplo, se uma empresa do setor de tecnologia está negociando com um P/E de 10, quer dizer que o investidor está disposto a pagar $10 dol por $1 dol de ganho. Em outras palavras, isso quer dizer também que o preço atual da ação representa 10x os lucros acumulados dos últimos 12 meses.

COMO CALCULAR

O cálculo do P/E é bem tranquilo e não necessita de muitos dados, o P/E tem seu resultado expresso em vezes, por exemplo 10x, 15x, 20x. E pode ser expresso assim:

P/E ou P/L = Preço de mercado da ação / Lucro Por ação

 

ENTENDENDO O P/E

Acho que deu para entender que o P/E é o valor que o investidor espera receber ao investir em determinada empresa. Logo, é mais interessante pagar por empresas com P/E mais baixo do que mais alto, certo?

Vejamos o exemplo, da empresa EGIE3 (ENGIE), do setor elétrico. Histórico do P/E ou P/L trimestral.

Fonte: Economatica

Agora, vejamos a empresa ALUP11 (Alupar), também do setor elétrico. Histórico do P/E ou P/L trimestral.

Fonte: Economatica

 

Comparando os dois de forma grosseira, parece sensato comprar EGIE3, pois pelo indicador P/E ou P/L, ela se encontra em uma precificação mais “barata”.

Porém, não é tão simples assim, não basta apenas olhar o P/E, e concluir que tal empresa se encontra “barata” ou “cara”. Existem muitos outros indicadores para serem olhados antes de finalizar a sua avaliação sobre determinada empresa.

Além disso, muitas empresas encontram-se em setores que comumente estão negociando a altos P/E, como o setor de tecnologia. Já o setor elétrico, tende a negociar a P/E mais baixo por conta de ser um setor perene e com alta previsibilidade.

Caso, o P/E seja muito alto, isso quer dizer que os investidores estão esperando um maior crescimento dos lucros futuros em comparação às empresas do mesmo setor que estão com indicador mais baixo. Mas cuidado, isso é apenas uma expectativa, por isso a necessidade de se avaliar outros indicadores.

Caso o indicador P/E esteja muito baixo, vale a pena procurar entender o motivo de estar tão baixo. Muitas vezes o lucro por ação pode estar favorecido por efeitos não recorrentes, como a venda de uma subsidiária ou uma controladora. P/E negativos também não podem ser levados muito em consideração.

Por fim, vale ressaltar que a comparação do P/E entre a média do setor é muito bem-vinda. Mas melhor que isso é estudar o case inteiro e olhar muitos outros indicadores antes de concluir a sua avaliação sobre uma empresa.

Espero ter ajudado!

Leave a Reply