20180122 – TÔNICA DA SEMANA: Aquele ACHISMO básico

A Tônica

Não tive tempo ontem, mas aqui vai meus 30 seconds de contribuição…

Na verdade me senti meio desmotivado pois temos uma semana bem atípica por aqui…julgamento do Lula amanhã, e feriado na quinta. Ai entramos naquele modos operandis chato onde muita gente fica apostando em placares do julgamento do Lula imaginando o que vai acontecer com o mercado depois.

Meu ACHISMO: independente do resultado abre-se espaço para uma realização da bolsa. Se for condenado, pode dar um certo ânimo no dia, mas depois voltamos a ladainha da Previdência. Se não for condenado já seria um motivo para realizar. Isso é um puro achismo! Nem eu nem o mercado sabemos o que vai acontecer, essa que é a realidade!

Nesse sentido uma pesquisa recente do Itaú com alguns clientes institucionais ajuda a evidenciar esse “achismo” de mercado. As tabelas abaixo mostram a reação esperada pelo mercado para Dólar, Índice, o DI curto e longo. Olhando as tabelas me parece clara uma assimetria mais favorável a reação negativa….ou seja, se for condenado tem pouco pra subir e muito para realizar.

tabela itau

Qual a vontade do investidor emocional aqui? Vender tudo e deixar passar o julgamento! Foda, temos que lidar com a emoção e isso faz parte. Temos que lembrar todo tempo que o que conta é o longo prazo….e no longo prazo o que vale é a Regra de Ouro, o resto é ruído! Pra quem não lembra:

AÇÕES DE 100% E A REGRA DE OURO!

Então na real esse julgamento é um belo ruído que mais atrapalha do que qualquer outra coisa!

Sigo com uma parcela grande de caixa como mostrei na Carteira Will ontem….então a queda pode ser uma oportunidade interessante.

Saindo dessa seara chata temos feriado na quinta e como é janeirão e ninguém é de ferro imagino que muita gente vai emendar e a liquidez seca…por isso temos mais 2 dias de mercado essa semana.

 

Mudando de assunto….

Achei esse gráfico deveras interessante! A linha azul representa um índice que engloba todas as bolsas mundiais…basicamente não tínhamos um início de ano tão bom para ações nas últimas 3 décadas!!

 

-1x-1

Por outro lado, deveríamos é estar receosos não? Naquela linha “buffetiana” de ter medo quando a maioria se sente confiante…poisé…é mais ou menos isso que o Joaquim ta falando aí embaixo:

“The fact that the fear is gone is the main reason why we should be worried,” Joachim Fels, a global economic adviser at Pimco, told Bloomberg TV on Wednesday from Newport Beach, California. “That means most investors are now pretty fully invested and that means they will want to get out if the markets start to correct — exacerbating the downdraft.”

 

O que tem pautado todo otimismo são as commodities como já falei lá na primeira Tônica da Semana do ano, no dia 02 de janeiro:

  • Mundo voltou a crescer (PMI’s nas máximas) e isso por si só é bom pra commodities.
  • China crescendo sobre uma base maior segue demandando commodities. Não a toa o O crescimento do setor industrial da China acelerou inesperadamente para a máxima de quatro meses em dezembro uma vez que as fábricas aumentaram a produção para atender ao aumento das novas encomendas, mostrou nesta terça-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit .
  • Pouca gente fala mas a Índia é um país populoso que vem experimentando um forte crescimento e urbanização. Alguns advogam que ela poderia ser a nova China…fazer o mesmo efeito em commodities…não sei dizer, mas pode ser sim um fator importante para commodities
  • Relação entre preços de commodities e ações numa mínima histórica que favorece a troca e/ou “aposta” em players de commodities.

Em relação ao primeiro ponto, o do mundo crescer me chamou atenção que os últimos dados da economia americana deram uma arranhada no otimismo exagerado..

Nada de desespero ou que mude o call, mas ao menos um motivo para parar e pensar…se maior economia do mundo der uma desacelerada obviamente isso teria impactos no crescimento do mundo e nas commodities.

Mas aí deixa para o Infomoney postar aquele monte de notícia dantesca quando o mercado realizar…rs

Leave a Reply