Buggpedia: O que é o Payout Ratio?

Buggpedia
PAYOUT RATIO
O que é o Payout Ratio? Para que serve?

 

O “Payout Ratio” ou até comumente “Payout”, pode ser traduzido como “Taxa de Pagamento” ou “Pagamento”. Mas que tipo de pagamento eu estou falando? Estou me referindo ao índice de pagamento de dividendos. O Payout nada mais é que percentual dos lucros pagos aos acionistas em forma de dividendos.

 

COMO CALCULAR

O índice de pagamentos (Payout Ratio) de dividendos fornece uma indicação de quanto dinheiro uma empresa está retornando aos seus acionistas versus quanto está sendo mantido para reinvestir, pagar dívidas ou aumentar as reservas de caixa. O Payout Ratio pode ser calculado de duas formas:

A primeira é fazendo a relação entre o dividendo anual por ação (Yearly Dividend Per Share) com o lucro por ação (LPA) ou Earnings Per Share (EPS).

 

Payout = Dividendo Anual Por Ação / Lucro Por Ação

 

E a segunda forma, mais usada, que é pegar os dividendos totais (o montante) e dividir pelo Lucro Líquido (Net Income).

 

Payout = Dividendos Totais / Lucro Líquido

Lembrando-se sempre, que o resultado de ambas as formas tem que ser expresso em porcentagens.

 

ENTENDENDO O PAYOUT

Para facilitar o entendimento, vou exemplificar usando a segunda forma. Suponha que a empresa ABC tenha lucrado 100 milhões no último trimestre e desses 100 milhões, ela resolva distribuir 50 milhões em dividendos. A conta ficará da seguinte forma:

 

Payout = 50 milhões / 100 milhões = 50% de Payout.

 

Ou seja, a companhia distribuiu 50% dos seus lucros em forma de proventos para seus acionistas.

Esse índice é muito importante, pois, ele faz o investidor pensar e analisar o negócio no qual ele pretende investir. O Payout, por exemplo, pode indicar o nível de maturidade de uma empresa. Uma nova empresa voltada para o crescimento, como vemos muitas hoje em dia, com o objetivo de expandir, desenvolver novos projetos e entrar em novos mercados, tende a reinvestir todos os seus lucros e poderia até ser “perdoada” por não distribuir nenhum dividendo.

Já empresas mais antigas, em setores perenes e consolidados, que apresentam boas métricas de rentabilidade e estão saudáveis no seu setor. Tendem, a distribuir mais dividendos, do que reinvestir os lucros. Existem empresas que estão posicionadas em setores onde seu ROE é altíssimo e suas margens também, o que torna ela favorável a distribuição de dividendos sem afetar o seu crescimento como um todo.

Vale ficar de olho em dois casos, um se o Payout Ratio for muito alto. Grosseiramente, se uma empresa distribui 100% de Payout, em tese, isso seria uma maravilha, certo? Não necessariamente. É preciso ficar atento, se essa distribuição é recorrente, ou se a companhia não está se endividando para realizar as distribuições, vale avaliar se a empresa não está perdendo nenhuma oportunidade ao distribuir de maneira muito recorrente também…

Um Payout muito baixo, também não quer dizer que é ruim. Pode ser, que a empresa esteja guardando mais caixa para uma aquisição ou um plano de expansão que irá requerer mais caixa para o investimento. Geralmente, empresas do setor de tecnologia, guardam mais caixa, pois estão sempre em expansão. É preciso avaliar para entender.

Por fim, fica a mesma frase chata, mas que é precisa ser dita. Não fique apenas preso a um indicador. Existem vários outros como o ROE, ROA, Dividend Yield, P/E (P/L) e muitos outros. Procure o máximo de indicadores que puder para avaliar uma empresa, compare com o setor, se possível procure opiniões de pessoas que trabalhem lá ou que conheçam o trabalho.

Informação é poder.

 

Espero ter ajudado!

2 comments

Leave a Reply