Buggpedia: O que é o PEG Ratio?

Buggpedia
PEG RATIO
O que é o PEG Ratio? Qual sua importância?

 

Bom, já de cara percebe-se que não é um indicador tão comum, não são todos que fazem essa abordagem, mas é um indicador muito importante e deixa suas análises mais ricas. “PEG Ratio” pode ser traduzido como P/L ao Crescimento do Lucro por Ação (LPA ou EPS), não é lá das melhores traduções rs, mas o importante é entender o seu conceito. Para aqueles que tem dúvida entre P/L (P/E) junto com LPA (Earnings Per Share) só clicar no link “Buggpedia: O que é o P/E (P/L)”. É muito importante que você entenda o conceito do indicador anterior para entender o PEG Ratio.

COMO CALCULAR

O cálculo do PEG Ratio não é complicado, basta fazer a relação entre P/L dividido pelo “G” que vem de Growth (Crescimento em inglês), mas esse “G” significa mais, ele é o crescimento do Lucro por Ação (EPS Growth). Logo, a conta ficará assim:

 

PEG Ratio = P/L / Crescimento do Lucro Por Ação

 

O P/L você já tem que saber como calcular ou encontrar, no início do artigo eu coloquei o link caso ainda tenham dúvidas sobre esse indicador. Agora para encontrar o Crescimento do LPA, basta fazer a seguinte conta:

Suponha que o LPA da empresa ABC este ano seja de $2,50 dólares.

Ano passado o LPA da mesma empresa foi de $1,90 dólar.

Com esses dois dados vamos calcular a taxa de crescimento do LPA:

Taxa de crescimento do LPA = (2,50 / 1,90) – 1 = 31,5%

Ao descobrir a taxa, bastar substituir na equação do PEG Ratio. Vamos supor que a empresa ABC tenha um P/L de 20.

 

PEG Ratio = P/L / Crescimento do Lucro Por Ação.

PEG Ratio = 20 / 0,315

PEG Ratio = 0,63x

 

Caso tenham dúvida de como o resultado foi de 0,63. É só dividir o resultado da divisão por 100. Mas do que adianta saber o cálculo se ainda tem dúvida, certo?

 

ENTENDENDO O PEG RATIO

O índice PEG é usado para determinar o valor de uma ação, considerando o crescimento dos lucros da empresa, e é considerado uma análise mais completa do indicador P/L (P/E). Para “Value Investor” que é o nosso caso, esse indicador é muito importante, pois, nos ajuda a compreender o crescimento e os ganhos de uma empresa e fazer uma correlação com o preço da ação.

Quando olhamos para o P/L de uma empresa, de forma grosseira, quanto mais “baixo” em relação ao setor daquela empresa, mais atraente ou barata está aquela ação. Já quando calculamos o PEG Ratio, a história já é um pouco diferente. De forma grosseira também, um PEG Ratio baixo é um bom sinal, mas precisamos comparar com o crescimento de empresas do mesmo setor para tirar uma melhor conclusão.

Vamos a um exemplo prático, caso tenha dúvidas, apenas retorne para a parte de “COMO CALCULAR” para tentar entender o raciocínio.

Vamos trabalhar com duas empresas, as duas são exemplos hipotéticos, Empresa ABC e Empresa 123. Ambas são do mesmo setor de tecnologia.

 

Empresa ABC:

P/L de 20x

G LPA de 31,5%

Logo, um PEG Ratio de 0,63x

 

Empresa 123:

P/L de 5x

G LPA de 10%

Logo, um PEG Ratio de 0,5x

 

Muitos investidores podem olhar para a Empresa 123 e pensar que ela está atraente em comparação a concorrente, já que ela apresenta um P/L mais baixo. Mas em comparação a Empresa ABC, ela não tem uma taxa de crescimento (G Lucro Por Ação) alta para justificar o seu P/L. A Empresa ABC está negociando com um desconto para sua taxa de crescimento e os investidores que comprarem suas ações, estarão pagando menos por unidade de crescimento dos lucros. Ou seja, quanto menor for o PEG Ratio, melhor é o valor da ação em relação ao seu preço passado ou futuro.

Lembrem-se sempre da frase do grande Warren Buffet “Preço é o que se paga, valor é o que se leva”.

Por fim, vale reforçar a mesma ideia, sempre compare com o setor, não fique preso a apenas um indicador, há várias formas de se avaliar uma empresa, no Buggpedia você já encontra algumas.

 

Espero ter ajudado!

Leave a Reply