dorival

20180129 – TÔNICA DA SEMANA: vento que venta cá

A Tônica

Vento que dá na vela
Vela que leva o barco
Barco que leva a gente
Gente que leva o peixe
Peixe que dá dinheiro, Curimã

O Vento de Dorival Caymmi e o verbete de Lula nos ajudam a entender o que está acontecendo com nossa bolsa. Simples “nunca antes na história desse país” o vento ventou tão favoravelmente ao investimento em ativos de risco e em especial a renda variável num país emergente como é o nosso caso.

Dá uma olhada no desempenho das bolsas no mundo

Não obstante as posições especulativas no petróleo também cada vez maiores…. ou seja mercado tomador de risco e com commodities puxando (segundo gráfico abaixo)…isso é música para emergentes!

dj commodities

E 2 gráficos acabam com toda e qualquer discussão sobre o driver de alta até aqui: logo abaixo temos o fluxo estrangeiro para mercados emergentes comparados a outros mercados…nesse gráfico o Broad Emerging Markets é o investimento direto nos países e não num veículo geral de exposição a América latina, por exemplo.

 

E abaixo o gráfico de entrada do investidor estrangeiro…basicamente eles colocaram dinheiro aqui TODOS OS DIAS!

 

 

Isso explica o porquê estamos tendo um janeiro tão bom assim! Veja que desde o plano real (24 anos) tivemos 5 janeiros melhores que esses…lá no passado quando nossa bolsa era muito menor também. Não tínhamos um janeiro tão bom assim desde 2006! 

janeirão da massa

E o que esses caras estão de olho é o valuation relativo que segue favorável. Lógico que vendo ITUB4 a 51 tu te pergunta será que não tá esticado? Não vou me atrever a responder, mas olhando um ROE alto, setor consolidado, inadimplência recuando e com múltiplos inferiores a certos peers globais, o negócio muda de figura não? Digo isso pensando com a visão deles.

Então…o gráfico abaixo mostra o P/L (preço/lucro) estimado para 2018 no US, Mercados desenvolvidos e Mercados emergentes, mostrando que no relativo, apesar do fluxo e das variações já observadas (alta de bolsas emergentes) o múltiplo segue bem descontado .

 

Ainda assim, no curto prazo descolou do desempenho do MSCI então me parece racional supor que temos que conter a euforia e ir com calma…

 

ibov x msci

 

Tenho estado errado nesse sentido, pois por conservadorismo mantive bastante posição de caixa na minha conta…então não estou participando a todo vapor nesse alta toda. Mas prefiro pecar sempre pelo conservadorismo. mais do que nunca acho bom ter cuidado com a euforia vigente.

Não é uma apologia a realização e dizer que bolsa vai cair, mas sim a seletividade e saber o que se está comprando. Quando esses movimentos de altas acontecem muita gente fica com aquele sentimento de estar fora da festa e quer entrar a qualquer custo e em qualquer coisa…acho isso MTO PERIGOSO! 

Seletividade acima de tudo…TRIS3 por exemplo soltou uma prévia linda das vendas do 4T…UNIP apesar das altas tem tudo pra entregar um resultado porrada no 4T….MGLU a meu ver segue sendo a melhor empresa do varejo brasileiro da atualidade..enfim..por aí vai!

Vento que dá na vela
Vento que vira o barco
Barco que leva a gente
Gente que leva o peixe
Peixe que dá dinheiro, Curimã

Era isso

Boa semana.  

3 comments

Leave a Reply