Buggpedia: O QUE É O FOMC?

Buggpedia
FOMC – Federal Open Market Committee
O que é o FOMC? Qual sua atuação? Por que ele é importante?
(by Breno Bonani) 

O FOMC em tradução livre é Comitê Federal de Mercado Aberto. Já que a tradução facilita, a melhor forma de se entender o que é o FOMC se dá pela comparação: ele nada mais é do que algo muito parecido com o nosso COPOM (Comitê de Política Monetária) do Brasil. É o braço direito do FED que determina qual o rumo das políticas monetárias nos Estados Unidos.

FOMC se reúne várias vezes ao ano, comento abaixo a periodicidade e suas decisões acerca dos rumos de política monetária americana são deveras importantes.

Em suma, o FED controla 3 ferramentas que ele pode usar como forma de determinar uma determinada política monetária, sendo elas:

  • As operações de mercado aberto;
  • As taxa de descontos e exigências de reservas bancárias;
  • As taxas de juros da economia;

Através das decisões do FOMC e do uso das diferentes ferramentas,  o FED consegue calibrar a quantidade de dinheiro e o seu custo na economia…ele consegue adotar políticas expansionistas que visam estimular o crescimento econômico ou contracionistas que visam controlar a inflação e o superaquecimento da economia.

E dado a relevância da economia americana (a maior do mundo) suas decisões são de extrema importância e repercutem no mundo todo pois influencia bastante a cotação do dólar pelo mundo.

Resultado de imagem para fomc

 

ESTRUTURA

O comitê possui 12 membros, sendo 7 deles membros do Conselho de Governadores do FED, 1 membro é o presidente do Federal Reserve Bank de Nova Iorque e 4 são escolhidos entre 11 presidentes dos  “Reserve Banks” (Banco da Reserva). As decisões de política monetária tomada por eles se dão através de votações.

O Comitê se reúne 8 vezes ao ano, em reuniões, embora possam se reunir com mais frequência, se necessário. As reuniões, que são secretas, são objeto de muita especulação em Wall Street e no mundo. Durante as reuniões eles:

  • Analisam as condições econômicas e financeiras;
  • Determinam a orientação apropriada da política monetária;
  • Avaliam os riscos para as metas de longo prazo;

Vale ressaltar, que as ferramentas da política do FED são usadas para determinar as taxas das “FED Funds”, ou seja, a taxa de juros da economia – os Fed Funds sãos os títulos de dívida federal, tais quais o títulos do Tesouro Direto por exemplo.

 

PERIODICIDADE

As reuniões se dão 8x ao ano, mas esse número pode ser ampliado caso haja necessidade. O FOMC já estipula um calendário a ser seguido no ano. Na foto abaixo por exemplo temos o calendário para 2018 e as datas das minutas (a ata da reunião para ver o que foi discutido).

As atas das reuniões sempre são divulgadas 3 semanas após a data da decisão política (última reunião).

 

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS

Os dados podem ser encontrados no site do FED.

Segue o site: https://www.federalreserve.gov/monetarypolicy/fomc.htm

Segue o site para o calendário: https://www.federalreserve.gov/monetarypolicy/fomccalendars.htm

 

CURIOSIDADE:

O Comitê anualmente reporta para sociedade um relatório anual do ano anterior.

Segue o link: https://www.federalreserve.gov/foia/fomc/annrept-archive.htm

 

Espero ter ajudado, e até a próxima!

Leave a Reply