20180205 – TÔNICA DA SEMANA: Apertem os cintos?

A Tônica

Meus 30 segundos de hoje vão para chamar

atenção para a mudança de humor nos mercados. Algo típico…sempre acontece!

Normal a mudança de humor do mercado não é mesmo? Deveria ser..pra quem é novo, saiba que é assim mesmo. Por que falo isso? Mercado lá fora meio pesado…

6a9fa9f7-ab8d-4a8d-9bc5-381b5192ac91

E o VIX deu um spike que chama atenção:

vix

E as notícias ruins daqui do Brasil voltando…então o começo da semana inicia meio pesado aparentemente…

maia

 

Até ontem ninguém falava em situação fiscal do Brasil, discussões políticas aqui e acolá, a desidratada reforma da previdência e por aí vai….eai me vem a memória aquele gráfico da relação dívida pública/PIB caso nada seja feito…tenso!

 

 

Mas em geral quando tu olha os dados de confiança que são bons antecedentes as coisas seguem “on track”. E não só eles como em geral os dados macro tem sido positivos…comento mais aqui:

HIGHLIGHTS ECONÔMICOS: CHECK DE VOO? TUDO OK!

Então como disse, não se assustem pois realizações e mercado de mal humor era algo a se esperar.

Não obstante, não dá para esperar que haverá uma entrada massiva de recursos estrangeiros na bolsa todo mês! Na Carta Mensal da Valor Gestora de Recursos comentamos isso…em suma foi um janeiro realmente atípico em performance (alta de 11,1% da bolsa) por conta da entrada de R$ 9,7 bilhões (fonte: @lucasgeneve):

O que me deixa ainda confortável com Brasil é que olhando relativamente nosso mercado não é tão caro quanto outros mercados…comentei isso aqui na semana passada na Tônica. Mas pra relembrar…primeiro veja como o P/L das bolsas no mundo não estão tão esticados quanto o mercado americano…

E olhando nossos pares também da pra ver que estamos bem interessantes relativamente:

E poderia citar ainda os últimos dados da produção industrial na Argentina e Chile que não tem sido lá essas coisas…a quase recessão que a economia mexicana passa…e outros dados de outros pares aos quais o Brasil aparece relativamente melhor.

Enfim…dia corrido…meu recado é apertem os cintos, mas calma que turbulência é normal … sigo otimista.

Era isso,

Aquele Abs! 

 

Leave a Reply