download (1)

HIGHLIGHTS ECONÔMICOS: CHECK DE VOO? TUDO OK!

Brasil

Vou me permitir ser breve aqui … só checando mesmo, tipo um radar que verifica se está tudo ok mesmo …talvez seja porque estou no aeroporto nesse momento, mas única analogia que me veio foi essa do radar….

 

CONFIANÇA

Gráficos falam muito mais que palavras, então vai ser simples mostrar que seguimos marchando para bem longe do fundo do poço

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas avançou 0,2 ponto em janeiro, para 95,1 pontos, maior nível desde julho de 2014 (95,4).

confiança do comercio jan18

O Índice de Confiança da Construção (ICST) da Fundação Getulio Vargas subiu 1,5 ponto em janeiro de 2018, para 82,6 pontos, o maior nível desde janeiro de 2015 (85,4 pontos).

confiança do construção jan18

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas avançou em janeiro pelo quinto mês consecutivo. Com a variação de 0,4 ponto, para 88,8 pontos, o índice atingiu o maior nível desde outubro de 2014 (91,3).

confiança do consumidor jan18

Mas o indicador de confiança da industria poderia ser uma yellow flag?  O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas fechou janeiro de 2018 em 99,4 pontos, estável em relação ao mês anterior, quando havia registrado o maior nível desde janeiro de 2014 (99,6)

Confiança ind jan18

Outra possível yellow flag seria o indicador de incerteza econômica mostra alta pelos …vejo como normal dado a proximidade com eleição …

“O resultado de janeiro reforça a ideia de que será difícil, pelo menos no curto prazo, ver a incerteza econômica oscilar em torno de sua média histórica de 100 pontos. Apesar de as opiniões do mercado sobre câmbio e inflação estarem convergentes, como indica o IIE-Br Expectativa, há outros fatores geradores de incerteza que estão sendo capturados pelo IIE-Br Mídia. Neste caso, destaque para a situação fiscal, que continua em aberto e para as questões político-partidárias”, afirma o economista Pedro Costa Ferreira da FGV IBRE

indicador de incerteza

Mas ainda que seja natural um nível de incerteza no empresariado e na população em geral, não posso deixar de notar que o último dado divulgado da Produção Industrial seguiu mostrando sua toada de recuperação e desenvolvimento….+4,7% superando de longe as estimativas de +3,5%

prod ind dez17

e vendas de veículos seguem não decepcionando

 

Avião já decolou e voa … dados de confiança substanciam a retomada…a velocidade desagrada a muitos, mas não estamos mais no chão e seguimos avançando!

 

EMPRÉSTIMOS

Disse que não ia falar muito…turbina relevante para nossa economia seguir voando é a recuperação do crédito…volume de empréstimos segue avançando o que é fundamental para essa recuperação:

Emprestimos bancários

 

EXPECTATIVA EMPREGO

Último indicador é talvez o mais importante…o mais “pessoal” … aquele que toca na realidade….o emprego que é bom e todo mundo gosta! A melhora recente do ICOM também foi observada no Indicador de Expectativas com o Total de Pessoal Ocupado no Comércio…e no comentário acerca da melhora no indicador de construção, a FGV trouxe:

“A alta da confiança dos empresários da Construção em janeiro pode ser vista como uma promissora indicação do desempenho setorial nos próximos meses. Ela traz indícios, por exemplo, de retomada da atividade nos últimos meses. Mas é especialmente a evolução do indicador de emprego previsto que traduz bem a melhora do ambiente setorial presente e o avanço do otimismo em relação ao futuro.”

Indicador chave…turbina que precisa estar ligada, quente e bombando!

E veja que temos sim visto uma melhora não só nas expectativas, que são efêmeras, mas na geração concreta de vagas!

EXPECTTIVA EMPREGO

E a Taxa de Desemprego recentemente divulgada segue essa toada de recuperação e queda do desemprego. Parafraseando nosso estimado presidentO.

“Tem que manter isso viu!”

desemprego

Sigo vendo um cenário positivo com a retomada da confiança dos agentes. Não sei qual será o presidente, mas os problemas estão endereçados, tem se colocado e exposto os problemas que precisam ser resolvidos…nosso país não é um dragão ou um tigre, somos uma tartaruga em termos de reforma, mas se seguirmos avançando é ok. 

Sigo achando q isso é o principal driver para bolsa, a retomada da economia….eleição é ruído é só turbulência, se as turbinas estiverem ligadas e funcionando o avião vai seguir voando bem. 

Leave a Reply