Buggpedia: O que é o WACC?

Buggpedia
WACC – Weighted Average Cost of Capital
O que é o WACC? Para que serve?

 

O WACC, pode ser traduzido para o português como “Custo Médio Ponderado de Capital”, é o cálculo do custo de capital de uma empresa considerando as 2 principais fontes de recursos, ou seja, o custo do capital próprio (dos acionistas) e o custo de capital de terceiros (dívida).

Logo ao se calcular o custo do dinheiro para empresa, podemos comparar este (custo) com o retorno obtido pela empresa em seus projetos.

Pensando de forma simples, a empresa agrega o dinheiro de sócios, do banco, de debenturistas, etc e aplica na sua produção. Compra máquinas, faz estoque, contrata funcionários, etc. Produz, vende e recebe por isso. Paga os impostos e obtém um resultado disso tudo. Vocês concordam que esse resultado tem que ser maior que seus custos de capital? Ou seja, essa operação tem que ser rentável para pagar todos seus custos, inclusive os de dívida, e gerar retorno aos acionistas.

COMO CALCULAR

O cálculo do WACC possui 2 partes principais, o custo do capital próprio e o custo do capital de terceiros. A equação pode assustar alguns, mas garanto que todos vão entender o conceito e a montagem da formula. A equação fica assim:

 

WACC = [(E / E + D) x rE] + [(D / E + D) x rD x (1 – T)]

 

Tenho certeza que muitos devem estar se perguntando, “essa formula parece muito complexa e difícil”, mas calma! Olhem para a imagem abaixo:

Está bem mais arrumada agora. Vou explicar cada variável, então fiquem tranquilos quanto ao entendimento. Esse artigo ficará um pouco grande mas valerá a pena…por conta de todas as explicações e considerações.

As 5 Variáveis:

  • E = Valor de Capital Próprio. É o Patrimônio Líquido da empresa (Equity)
  • D = Valor do Capital de Terceiros. É referente a dívida da empresa (endividamento) seja ele no curto prazo ou no longo prazo. Trata-se da divida remunerada, ou seja, não é o passivo total da empresa, mas sim seus Empréstimos e Financiamentos que são remunerados a uma taxa de juros. 
  • T = Alíquota de Imposto, taxa de imposto. Geralmente é 15%, mas pode variar.
  • rE = Taxa de Custo do Capital Próprio. O modelo mais usado para o custo de capital próprio é o CAPM, o qual explico aqui nesse artigo: “O que é o CAPM” e o “O que é o Gordon Growth Model
  • rD = Taxa do Custo de Capital de Terceiros. Nada mais é do que o custo de dívida de todos empréstimso da empresa. Empresas emitem dívida pagando 10% ao ano, outras a 8% e outras a 15%, varia de uma para outra de acordo com sua capacidade como tomador de crédito.

 

  • ENTENDENDO O WACC

Em um sentido mais amplo, uma empresa financia seus ativos por meio de dívida e/ou com capital próprio. O WACC é a média desses dos “custos” desses tipos de financiamentos, só que cada um deles é ponderado por seu uso proporcional.

É interessante notar que como o custo do capital é o retorno esperado pelos acionistas, o WACC indica o retorno que tanto acionistas como credores podem esperar receber. Em outras palavras, pode-se dizer que é o custo de oportunidade de um investidor de assumir o risco de investir seu dinheiro em uma empresa.

Vamos usar um exemplo para entender. Suponha que uma empresa possua o Patrimônio Líquido de $1 milhão e $800 mil em capital de terceiros (empréstimos, financiamentos). Suponhamos também que a Taxa do Custo de Capital Próprio (o retorno esperado pelos acionistas) seja de 10% ao ano e que a Taxa do Custo de Capital de Terceiros seja de 5% ao ano, tudo isso com uma alíquota de IR de 15%. Sendo assim, nossa conta ficara assim:

WACC = [1.000.000 / (1.000.000 + 800.00) x 0,1] + [800.000 / 1.000.000 + 800.000 x 0,05 x (1 – 0,15)]

WACC = [0,56 x 0,1] + [0,44 x 0,05 x (0,85)]

WACC = 0,06 + 0,02

WACC = 0,08 ou 8% (Quando Multiplicado por 100).

Supondo uma empresa que possui um ROE de 10% e tem um WACC de 8%, então ela está gerando um retorno acima do seu custo de capital, de 2% de retorno sobre cada dólar ou real que a empresa investe. Sob um outro olhar, quer dizer que a cada dólar ou real gerado pela empresa, ela está criando 2 centavos de valor. Caso o WACC tivesse dado maior que o retorno gerado pela empresa, a empresa estaria perdendo valor e indicaria para os acionistas que seria melhor colocar o dinheiro deles em outro lugar.

Por fim, vale ressaltar que o WACC é uma ótima ferramenta e deve ser conhecida por todo investidor. Porém, por mais que seja capaz de fornecer informações de extrema importância para o investidor, deve-se sempre usá-la em conjunto com outras métricas para determinar se deve ou não investir em determinada empresa.

 

Eu me chamo Breno Bonani e espero ter ajudado!

Leave a Reply