20180219 – TÔNICA DA SEMANA: sambaaaa, na cara dos inimigos Ibov

A Tônica

Voltei depois do Carnaval onde pude mostrar as belezas do Rio de Janeiro a família da minha noiva que são ingleses. Eles adoraram o Rio e o carnaval…tks GOD nada de ruim nos aconteceu.

Voltando ao mercado, na última tônica da semana comentei que era melhor o investidor “apertar os cintos” pois após a forte performance de janeiro (comento mais aqui na Carta de Gestão da VGR) seria natural algum estresse. No caso o que havia acontecido foi aquele susto com os índices de volatilidade.

Nesse sentido, as coisas parecem voltar a normalidade com o VIX arrefecendo e voltando aos patamares de outrora….foi apenas um tiro (que tiro foi esse?) que assustou a galera.

vix fev18

Mas o que ainda fica em questão é o fato do Dólar ainda mostrar fraqueza relativa entre grande parte das moedas ao redor do globo…dá uma  olhada:

dolar fev18

E isso fica ainda mais intrigante quando tu olhas a treasury 10y e vê que as taxas vem subindo por lá o que em tese deveria atrair capitais não?

treasury 10y fev18

E não existe um economista que estime um não crescimento ou um ano ruim para economia americana…logo, porque o dólar tão fraco? Porque as demais moedas sambam na cara da inimiga o Dólar?

Encontrei uma explicação que achei satisfatória no Financial Times que é essencialmente baseada em fluxo! Rotation de posições mesmo…saindo de US e indo pra Japão, Europa e também para os emergentes. Muita gente surfou bem o fechamento de juros lá fora e a porrada que muitas ações deram…com o mundo voltando a crescer, muitos gestores buscam alpha em outros terrenos.

c0d0c759-9ec8-4e4e-9537-e15be065bd3b

Diria que somado a isso tem aquele receio sempre corrente em relação a situação fiscal dos EUA….nunca é demais lembrar que o nível de endividamento da economia americana é alto e as reformas até agora tem se mostrado lenta em melhorar essa situação. O gráfico abaixo da The Economist expõe isso:

All in All pra nós isso é bom! Digo, essa situação onde os EUA seguem crescendo, o mundo segue relativamente normal e o Dólar mais fraco torna as commodities relativamente mais baratas e ajuda os emergentes. Veja que após o susto dos últimos dias tudo parece normal. Veja o rebound em commodities e consequentemente nos emergentes (linha preta = MSCI; linha vermelha = DJCI de commodities):

msci + commodities _ fev18

Não obstante, o ano promete ser um ano bom para os emergentes em termos de economia real … como um crescimento mais espalhado pelo mundo. Quer causar a gente causa!

Com dólar fraco, commodities em alta e esses juros que seguiram caindo no curto prazo eu diria que “quem olha o nosso bonde pira”! ! Sambaaaaa….

juros br fev18

Não só isso..estamos no inicio de um ciclo de longo prazo! Sigo muito otimista sim! Acredito que ainda estamos no começo…só vir um presidente decente e teremos mais 4 anos decentes! (#oremos)

Acho esse gráfico muito bom para mostrar isso:

mundo em crescimento ciclos fev18

Para ilustrar isso gostei muito desses dois gráficos…eles agregam os dados de confiança do consumidor com as vendas no varejo (gráfico de cima), indicando que a continuidade do avanço nos indicadores de confiança acaba gerando perspectivas positivas para vendas no varejo no Brasil.

E mais abaixo temos a linha de juros (azul) invertida (eixo da esquerda) com a variação das vendas no varejo (eixo da direita)…levando a entender que esses juros baixos devem manter dados de vendas no varejo positivas.

 

E tudo isso que falo … essa linha mais macro é porque acredito fortemente que para o nosso mercado o fluxo é extremamente importante…ele que move o mercado. Por isso gosto de ter essa visão mais global… além disso, sei que tem muita oportunidade lá fora…fora da ilha Brasil.

Veja que não por acaso o desempenho da bolsa em fevereiro não seja lá essas coisas…fluxo foi de saída até aqui (fonte: @lucasgeneve):

 

Agenda Econômica

No Brasil temos o IBC-Br sem data definida e na sexta o IPCA-15 e os dados de Confiança do Consumidor.

Na China o feriado vai até quinta se não me engano…hoje (segunda) é feriado nos US…temos dados importantes por lá na quarta que são os dados de vendas de casas usadas e a Ata do FOMC. Quinta e sexta temos dados na Europa, que são a Ata da Reunião de pol Monetária por lá e os dados de inflação.

 

Mas penso que de fato o que vai ser mais interessante essa semana é a bateria de resultados que temos pela frente…

Agenda de resultados segundo o Infomoney

Resultados fev18

 

Era isso…olho vivo nos balanços…mercado segue sambando na cara dos inimigos

Aquele abs.

Resultado de imagem para jojo todinho

 

13 comments

Leave a Reply