20180305 – TÔNICA DA SEMANA: mundo se ajeitando e 3 mudanças aqui dentro

A Tônica

Bom dia a todos!

Ontem a noite, depois da igreja e comendo um pastel, pensava sobre como seria essa semana….eu sou um eterno otimista e especialmente após ouvir uma palavra de ânimo e encorajamento de que Deus está comigo, seria facilmente levado a acreditar, erroneamente, numa semana de alta…a dar mais valor as coisas positivas do que aquelas que podem fazer preço para baixo. Sim faço essa meaculpa aqui…mas o que estava na minha cabeça era:

Alemanha finalmente consegue chegar a um acordo e formar um governo de coalizão para que Merckel governe mais 5 anos;

alemanha

Na Itália aparentemente a coalizão de centro direita liderada por Silvio Berlusconi vai levar a maioria dos assentos no parlamento….longe de ter uma vida fácil, a cena política italiana inspira cuidado dado o crescimento dos partidos populistas….ainda assim, me parece que aquele receio de que o movimento 5 Stars (defendiam a saída de EU) alcançassem maioria e pudesse bagunçar as coisas, me parece ficar para trás…..devemos caminhar apenas para muitas conversas e jogos políticos….ou seja, me parece que os maiores riscos relacionados a eleição italiana foram afastados. Grazie mile!

italia

Junto a isso leio a seguinte matéria sobre o petróleo….”climbing” … ru gosto dessa palavra….rs…gostaria de ver todas minhas ações “climbing” essa semana! Mas o fato é que petróleo para cima puxa commodities e os mercados emergentes, ou seja, nosotros!

oil

Nos EUA as treasuries deram uma acalmada e o índice de otimismo com a economia americana segue bastante elevado (#makeamericagreatagain):

otimismo americano

Junto a isso vejo outros 3 FATORES MUITO RELEVANTES… uma certa mudança que vimos da semana passada para essa … algo que não muda a tendência, mas que reascende uma discussão importante aqui no Brasil.

Será que os juros não cairão mais aqui dentro?

(I) Achei bastante emblemática a última leitura que tivemos de inflação na semana passada o IPC-Fipe que mostrou queda maior que o esperado na comparação mensal (-0,42%) …

(II) O PIB divulgado semana passada, ainda que reforce a toada de recuperação, decepcionou na margem….esperava-se crescimento de 0,4% no trimestre e veio 0,1%; esperavam 2,5% ante o 4T6 e veio 2,1%….Brasil cresceu menos do que o esperado … logo um culpado emerge: os juros estão muito altos, simples! (estou sendo ironico).

pib trimestre

Mas veja que as curvas curtas de juros (de 2 anos em verde e de 1 ano em azul) deram um mergulho interessante nos últimos dias. Os juros projetados na curva de 1 ano já estão em 6,5%, ou seja, teríamos mais uma redução de 0,25p.p. na Selic…é isso mesmo Ilan?

brasil 2 anos

Resultado de imagem para ilan positivo

(III) Cresce os rumores da formação de uma chapa formada por Alckmin para presidente e Meirelles para vice. Eita chapa sem carisma essa hein, pqp! Mas acho a notícia boa, pois fortalece uma candidatura de governantes pragmáticos e comprometidos com a continuidade das mudanças que vem sendo feitas…além disso alia grandes partidos que unem força (PSDB, DEM e quem sabe o PMDB)

Resultado de imagem para MEIRELLES E ALCKMIN

Juros mais para baixo, brasil ainda em retomada de crescimento e um governo decente se formando é bai!

 

Mas assim como comentei na semana passada, não dá pra ser ingênuo…seletividade é importante, pois no curto prazo nossa bolsa já andou bem. A comparação pode parece esdrúxula, mas abaixo temos o MSCI Emergentes na linha preta, o Ibov na linha verde e o IFNC que agrega as empresas do setor financeiro brasileiro….vai dizer que não chama atenção essa performance relativa dos nossos bancos frente a nós mesmos e ao mundo?!

msci x ibov x ifnc

Reflexo disso é que no curto prazo (últimos 30 dias) o investidor estrangeiro mais saiu do Brasil do que entrou:

fluxo estrangeiro

Avançando nessa análise setorial  fica claro que o que puxou o Ibovespa até agora foram os setores que proveem ao investidor maior liquidez: financeiro e de materiais básicos, as commodities. Abaixo gráfico dos índices setoriais da nossa bolsa. Os patinhos feios foram o setor de consumo e imobiliário (linha vermelha e verde)

setores

 

Em relação a bancos foco na seletividade e pretendo comprar BRSR6 essa semana;

Em materiais básicos acaba que não tem como fugir muito do clichê de PETR4, VALE3 e GGBR4 (ou GOAU4)…até pela liquidez e atração desses bons papeis pelo investidor estrangeiro….mas gosto de olhar coisas diferentes como PRIO3, FESA4…

Os patinhos feios me agradam e por isso carrego na física posição de LAME4, MGLU3 e TRIS3..essa última especialmente eu sigo achando muito barata! Industria eu tenho e gosto de VULC3….

Em utilities não vejo nada tão bom quanto SAPR11 e por isso tenho na física.

E shoppings e educação são setores que me parecem largados e merecem uma atenção….focaria em olhar KROT3 e BRML3. 

Minerva a BEEF3, pode ser um hedge interessante para o dólar.

Ahh faltou falar de 2 cases diferentes a UNIP6 que segue tendo um cenário muito bom para seu produtos principal e a meu ver tem espaço para seguir andando, e a LOGN3 que é um case de turnaround complexo de longo prazo. 

 

 

AGENDA ECONÔMICA

Temos os PMI’s pelo mundo saindo hoje na segunda; discursos de diretores do FED na terça; na quarta tem PIB da Europa e estoques de petróleo; quinta tem decisão de juros na Europa e dados de inflação e balança comercial na China; e na sexta ainda tem payroll nos EUA.

Tem bastante coisa acontecendo no Brasil também…

Agenda eco

E os balanços seguem a milhão…na real tem bem mais que essa lista aqui debaixo do Infomoney….mas enfim

balanços

 

Era isso

Aquele abs

WILL

One thought on “20180305 – TÔNICA DA SEMANA: mundo se ajeitando e 3 mudanças aqui dentro

Leave a Reply