20180326 – TÔNICA DA SEMANA: SAMPA, OIL, FACEBOOK E TAMO JUNTO MANO!

A Tônica

Cheguei em Sampa! Volto para essa cidade a qual tenho uma certa relação de admiração e certo asco ao mesmo tempo….acima de tudo respeito….SP é uma máquina com sua “dura poesia concreta de suas esquinas”, não há como negar … o motor dessa nação … mas cade a praia? cade aquela brasilidade amistosa? por que tão grande e caótica ? Por que tanto dinheiro mau distribuído? Por que tanto barulho?

A mi me encanta Barcelona que és una grand ciudad grand….or i really like London and all that multicultural madness … e claro o nosso maravilhoso caoxx chamado Rio de Janeiro merrmão!

Mas cá estou…feliz por voltar … porque “alguma coisa acontece no meu coração” só quando cruzo a Faria Lima com a Elvira Ferraz … kkk …“Narciso acha feio o que não é espelho” essa é a explicação ... Estou feliz por estar de volta a Sampa … que é linda sim com sua beleza urbana!

 

Semana passada postei: 20180319 – TÔNICA DA SEMANA: O SILÊNCIO QUE PRECEDE O ESPORRO

Alguém viu o que houve no S&P? Que boca! Acho que vou parar de escrever…ta aí o esporro!

Guerra comercial + tombo das ações do Facebook + FED dovish = tombo da semana.

Sobre a questão do facebook apenas divido aqui um meme genial sobre:

Avançando…

Apesar da Treasury comportada, o VIX voltou a subir…o Ouro fez um spike de quase 3%…..e o Dólar caiu ante as demais moedas, especialmente Yen e Libra…Mas e Dol x Real? Obviamente que contra o Real ele acabou se valorizando….fly to quality my friend …. Real não é porto seguro… o que eu vinha falando sobre dólar e a possibilidade dele se valorizar…..quem acredita dá uma olhada nas últimas Tônicas! Sigo com receio de que dólar possa se valorizar ante o Real…como? Confesso que não sei…chutaria pelo risco político ainda que ache que esse veio diminuindo recentemente e que as eleições nos serão benignas…enfim…just feeling mesmo.

 

Mudou tudo então? Salve-se quem puder? Não…calma….Aqui embaixo o porquê não estou pessimista não. 

O que mais me chamou atenção nisso tudo foi aquilo que mais direciona nosso mercado ….não é Temer, Maia, Lula, STF, etc …. foi o comportamento do petróleo e das commodities em geral. Petróleo subiu mais de 6% com mais rumores/expectativas de cortes de produção e/ou um volume de produção baixo. Mais do que isso  a semana começa com uma “puta” inclinação a acompanhar de perto esse oil “mano” (sotaque paulista já tentando tomar conta da pessoa). O gráfico abaixo mostra que as posições long (compradas) em oil só vem aumentando e os ursos (vendidos) tem que correr para cobrir suas posições vendidas o que favorece ainda mais altas no oil.

Fonte: @Schuldensuehner

Não obstante China vem aí….”se é loko mano!” (maldito sotaque!)

Começou a negociar na China um contrato futuro de petróleo denominado em Yuan…galera lá já gosta de especular, agora com o um contratinho de petróleo disponível, com liquidez e disposnível na moeda deles então …. se é loko mano! Mais sobre a new aqui:

https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-03-25/china-s-oil-futures-are-finally-here-what-you-need-to-know

Anyway o que quero ressaltar é que achei MTO BOM o “não pânico” nas commodities, pois da força ao nosso mercado.

 

Ainda assim, semana passada o MSCI Emergentes  “miou mano…mó deprê” (ai ai esse sotaque e suas gírias). Enfim…chegou a cair mais de 5% entre máxima e mínima da semana.  Abaixo o gráfico do MSCI em vermelho e das commodities em preto…não precisa ser gênio pra ver que a correlação é forte e que a queda dessa semana foi meio que uma correção apenas. A linha preta se manteve estável, logo isso me da certa calma apesar da paúra americana.

 

Não obstante, “mó da hora esse gráfico mano”…mais um da série “2018 é dos emergentes mano!”. O Citi tem uns índices de surpresa econômica…ou seja, se os dados revelados superam as expectativas dos analistas obviamente é poque a economia surpreende positivamente…e vice-versa. Bom abaixo temos 2 linhas, a vermelha para os emergentes e a azul para os mercados desenvolvidos. O que esse gráfico diz é que: quem está surpreendendo positivamente em termos de indicadores econômicos são os emergentes meu filho!

 

Avançando…

Internamente os juros “tomaram um rola mano” … a queda na Selic já era bem esperada até, mas o comunicado deixando em aberto a porta para mais cortes bateu nas curvas curtas como mostro mais abaixo.

Mas é mais emblemático quando colocamos isso num gráfico….”nunca antes na história desse país” os juros foram tão baixos! Dá-lhe Ilan, Meirelles, Temer e a conjuntura internacional..rs,

Mas “meu essa curva longa ainda tá mó zuada” …vai ser preciso mais do que uma boa conjuntura para alterar a curva longa (10 anos). Veja que as linhas vermelha (tx de juros de 1 ano) e bordo (taxa de juros de 2 anos) repercutiram o comunicado do Copom que deixou em aberto novos cortes de juros…falei disso semana passada! No entanto, enquanto não houver mudança estrutural fica difícil ver a curva longa pra baixo…ainda mais com aumento de juros nos EUA.

Qual a mais importante will? 

A longa mano! A meu ver ela é o driver para preços de ativos…ela que é parâmetro para taxas de desconto e cálculo de valor justo de ativos…as curtas apenas podem trazer algum recurso para bolsa no curto prazo…o que, sem dúvida é bom, mas não suficiente.

Mas seguimos por aqui tentando surfar essa boa conjuntura de uma inflação super sobre controle que permite esse mergulho nos juros.

E uma confiança dos consumidores positiva o que também é bom para bolsa!

 

MANO…não sei o que vai ser dessa semana “não tenho as manha mano” de dizer o que se espera em uma semana, mas sigo viesadamente otimista. Preços de commodities em patamares bons, mundo crescendo, investidores atras de retornos que não encontram em alguns mercados desenvolvidos…internamente juro baixo, inflação sobre controle, confiança melhorando e no político um cenário sem PT se materializando cada vez mais. Ainda acho que chove dinheiro para bolsa…talvez mais estilo garoa daqui para frente ..rs 

Sigo achando que tem que ter o setor de construção e consumo em carteira! Estou de olho em algo relacionado ao petróleo também…e se é pra ter empresa com alta alavancagem que seja agora com juros mais baixos…alguma coisa com yield alto para dar certa segurança ao portfólio e talvez alguma coisinha relacionada ao dólar, algo que também estou de olho no momento….well por isso essa é a minha carteira:

CARTEIRA WILL – 20180326

 

Era isso…”fechou mano” tenho que ir “pra firma” trabalha.

Aquele abs

 

 

 

 

Leave a Reply