Chocolate ficando mais caro em 3,2,1….

Curiosidades

Como economista observador de preços e movimentos macro isso me chamou atenção….agora como amante de chocolate estou quase em pânico! Acho que vou começar a ter que estocar em casa!

Dá uma olhada no preço do Cacau no mercado….disparou!!!! Seja nos EUA (candles) ou em Londres (linha azul).

 

Como sempre em economia, a lei de oferta e demanda se faz presente … sim essa alta nos preços do cacau é resultado da alta demanda aliada a redução da oferta. Tem sido um ano difícil para os produtores mundiais de cacau, muitos deles agricultores independentes que lutam em mercados voláteis, como a Costa do Marfim (que produz 37% do cacau do mundo), Gana (21%), Indonésia (13%) e outros países equatoriais.

Muitos investimentos foram feitos nos últimos anos pelas grandes empresas, mas parece que não foi suficiente e muitos agricultores estão abandonando a safra. Muito culpam o clima, pois aparentemente as mudanças climáticas ameaçam retardar a colheita e produção do cacau que é uma fruta bem vulnerável ​​a mudanças climáticas. Além disso, o fato dele só poder ser cultivado em pequena latitude localizada ao redor do equador dificulta ainda mais a descoberta de novas bases de produção.

Eis aqui um motivo justo para brigarmos contra o aquecimento global e todas as mudanças que vem afetando a produção de cacau! É um absurdo! Temos que agir meus amigos! A situação é alarmante! Como ficaremos se os preços do Kinder Buenos subir mais…ou do Ferrero Rocher … e a Nutella?!?!?!?!?!?!?!

One thought on “Chocolate ficando mais caro em 3,2,1….

Leave a Reply