CARTEIRA #NOTBAD – MAIO 2018

Carteira do Will

Voltando a normalidade…mas um mês onde a Carteira #NOTBAD superou o IBOV, seu suposto benchmark!

Sem muito rodeio vamos aos números:

E na mina humilde opinião a consistência foi igualmente boa…3 ativos superando o IBOV no mês….não foi uma carteira de um ativo como muitas vezes acontece quando tu tem um portfólio concentrado com 5 ativos apenas.

2,6% e 1,7 p.p. de alfa para o meu humilde julgamento é bem bom! Anualiza isso! 2,6% ao mês da 36% no ano! Bom se fosse fácil assim né…mas all in all…NOTBAD!

not bad michelle obama GIF

E a foto do mês a mês esta assim ó:

E pra quem gosta de gráficos, segura esse jacaré:

Resultado de imagem para jacaré

Vamos para o 12º mês de carteira #NOTBAD…fecho os 12 meses ao final de maio….até aqui 104% de rentabilidade bruta (sim tem que tirar IR e custos operacionais…mas acho que paga a conta não? rs), contra 37% do IBOV. Se isso não é esculachar não sei o que seria?!

Mas enfim…

E Maio…o que esperar? Não sei! Mas a carteira é essa:

Transmissão Paulista a TRPL4 sai da carteira após entrar em fevereiro. De lá para cá estabilidade…nem ganhou, nem perdeu…apenas o custo de oportunidade de ter estado em algo mais rentável…mas faz parte…ela é mais estilo zagueirão mesmo…então por mim está ok.

Em seu lugar entra a CSU Cardsystem a CARD3. Papel polêmico. Não vou me deter muito explicando a empresa sugiro olharem aqui:

Apresentação Institucional da Empresa aos Investidores. 

Para muitos ela não repetirá o bom resultado dos últimos 12 meses esse ano e pode ser uma value trap. Da minha parte vejo uma empresa praticamente sem dívida (dívida líquida próxima a zero); negociando a menos de 10x lucros se ela somente repetir o bom ano de 2017; menos de 2x book (valor de patrimônio) com um retorno sobre o Patrimônio Líquido de mais de 20%; um yield que não chega a ser exuberante mas melhor 4% no bolso do que nada. É um case simplesmente de manutenção de resultados.

A principal dúvida referente a ela é saber se ela vai conseguir manter isso. A meu ver não precisa entregar muito ou nada até de crescimento…se apenas mantiver, a meu ver o papel já deveria valer uns 30% mais…facilmente! ROE dela veio subindo como mostra o gráfico abaixo.

Então pra mim basta manter isso que está muito bom. Ela não é um case que pegue “na veia” um crescimento e/ou melhora macro de Brasil, então não estou assumindo que vai conseguir melhorar muita coisa por conta de Brasil retomando, ainda que isso seja possível. Abaixo gráfico de margens dela, mostrando a boa evolução até aqui.

Terça que vem (08/05) tem o resultado dela e será uma boa oportunidade para vermos o que esperar de 2018.

Então para esse “trade” ou “call” ou aposta dar ceto basta ela seguir o conselho do nosso presidentO:

Resultado de imagem para tem que manter isso viu

 

Menção honrosa a BRSR3…para quem não dá a mínima para liquidez pode ser uma opção para se posicionar no banco…ao invés de BRSR6 ir na ON mesmo. Estado anda desesperado e queimou algumas de suas ações ON em leilão na bolsa …com isso o desconto ficou boçal! Da minha parte sigo nas mais liquidas mesmo.

 

Era isso…aquele abs!

 

EXPLICANDO A CARTEIRA #NOTBAD: Essa é uma carteira que “rodo” alguns indicadores fundamentalistas de modo a criar um filtro de escolha…não chamo de uma carteira fundamentalista pois não vou a fundo nos cases…..mas ela serve como uma boa ferramenta de escolha. Então a carteira que posto aqui seriam as 5 melhores ações a partir desses filtros…só isso. Resolvi acompanhar e o resultado tem sido excelente. Pra não ficar só de papinho resolvi colocar minha grana de verdade nisso. Por isso que as ações que aparecem na minha carteira pessoal (posts da CARTEIRA WILL) possuem grande intersecção com essa Carteira. No final deste post coloco um vídeo que explica as diferenças.

8 comments

Leave a Reply