20180507 – Tônica da Semana: Don’t cry for me Brazil…cry fro Argentina

A Tônica

Semana passada comentei que o nosso Ibov tinha de fato “corrigido” (caiu um pouco) algo natural….esssa correção se deu em dólar por conta da desvalorização do Real frente ao Dólar. O gráfico até ficou bem bacaninha desenhadinho….Mas isso serviu pra quê? Pra mostrar que um gráfico bem desenhado não diz absolutamente NADA sobre o futuro…kkk

Semana passada foi aquele legítimo chute no saco…aquela bolada na cara quando tu ta jogando futebol…aquela queda boba de bike que da uma machucadinha. 4 Dias de queda em sequência e em dólar ficou ainda mais feio…uma queda de mais de 5% em dólar na semana – abaixo o gráfico semanal escancarando minha ignorância para sociedade: 

Faz parte. Meu lema é: quando eu acerto eu não sou um gênio, mas quando erro eu não sou um idiota.

E de fato houve uma deterioraçãozinha daquele mood favorável do início do ano. As curvas de juros também acompanharam isso… a longa (azul) anda volátil e interrompeu movimentos de queda, e a curta (vermelha) está até subindo.

Para exemplificar, o último dado de produção industrial ajudou a dar aquele banho de água fria na galera:

Foi aquela coisa meio assim:

Resultado de imagem para expectativa e realidade

Fora isso tivemos os dados de confiança que mostraram deterioração…

 

E obviamente não tem como não falar do dólar … mundialmente diga-se de passagem…ou ao menos ante os emergentes. Abaixo esse gráfico carnavalesco é pra comparar as moedas de Brazil (verde), Rússia (azul), Turquia (vermelho) e Índia (laranja) contra o dólar. TODAS se desvalorizando, ou seja, o dólar ganhando força contra elas.

Então não dá pra estressar … mais uma vez não somos uma ilha…não é exclusividade tupiniquim o Real perder valor contra o dólar. É nessas horas que lembramos: porque não tenho um cascalho investido em dólar, ou lá fora…damm it!

E me chama MUITO atenção essa descolada que está havendo entre índice de commodities (azul), petróleo (preto) e MSCI de emergentes (vermelho). Abaixo o gráfico semanal que dá pra ver que essas coisas guardam uma relação entre si:

E olhando o curto prazo fica evidente que foi “cada um para um lado” não é mesmo?

Essas coisas, a meu ver, tendem a se ajustar. De tudo que tenho lido acho muito difícil o petróleo ceder muito…logo a linha azul tenderia a se manter pra cima e quem sabe os emergentes corrigiriam? #OREMOS

No mais VIX e Treasuries relativamente controladas…

A “picture” vem dando uma “enfeiada” com dados macro fracos no Brasil…e ainda tem eleição…. Isso me deixa TEMERoso.

Por outro lado, petróleo subindo tende a repercutir nas demais commodities, as quais podem, mais uma vez, nos salvar…essa é minha oração. Sei lá … acho q tô confuso…rs

Mas quando tu achar que estamos mal…lembre de nossos hermanos…semana passada o governo argentino fez um “aumentinho” de juros de 30% para 40% na taxa selic deles…

“dont cry for me Brazil, cry for Argentina” 

Lembrando que os nossos hermanos se ferrarem não é bom pra nós não tá…vamos lembrar disso.

Resultado de imagem para messi argentina SERIO

Era isso.

Aquele Abs.

Leave a Reply