CARTEIRA #NOTBAD – JUNHO 2018

Carteira do Will

Ufa….maio acabou! Já vai tarde!

Resultado de imagem para ja vai tarde

 

Que mês foi esse…pqp!

Na verdade é algo normal…eu diria que pelo menos umas 2x por ano o mundo acaba na bolsa. Maio foi isso. Mundo acabou. O Brasil acabou…já era…virou lixo….ninguém quer mais!

É greve dos caminhoneiros, eleição com candidatos horrorosos, economia travando, outras greves se formando, golpe militar, Temer vai cair, contas do governo vão piorar com os subsídios aos combustíveis, juros não caem mais, emergentes já eram….que mais? Alguém me ajuda aí com mais argumentos? São tantos que eu já perdi as contas.

Mas e aquele “bet” de emerging markets serem a bola da vez? Não faz nem 2 meses que li:

 

 

E me lembro ainda de janeirão:

 

 

Estávamos precificados para perfeição dizia o FT.

Não por acaso máxima do ano foi lá em fevereiro. Tudo ia bem….em 3 meses saímos do céu e voltamos ao inferno….esse mercado é muito doido.

Mas enfim…aqui seguimos…chega de provocar….Mas o que quero dizer é que o mercado exagera para cima e para baixo…estejam cientes disso.

Enfim…a Carteira NotBad foi, A MEU VER, Not Bad at all! Tirem suas próprias conclusões:

Ninguém gosta de perder, mas num mês onde a bolsa desmanchou, os -4,30% com um portfólio concentrado me parece muito bom! Mas digo que foi no máximo um NotBad porque a consistência deixou a desejar…foi tipo uma carteira com um único ativo destoando e todos os demais performando pior que o índice…então não dá pra dizer que foi bom…foi NotBad.

Não fosse o Neymar (entenda-se a UNIP6) o time teria perdido.

neymar jr psg GIF by UEFA

 

Mas bem ou mal fechamos mais um mês acima do benchmarking e com uma performance nada mal. Abaixo o histórico desde o início.

E a boca de jacaré segue bem aberta!

Encerrou os primeiros 12 meses dessa carteira com nada mais nada menos do que 73,7 p.p. superior ao Ibovespa!! Nos últimos 12 meses (ou os primeiros 12 meses dessa carteira) a valorização foi de 95,5% contra 21,8% do Ibovespa!!  

E o melhor de tudo? Eu coloco meu dinheiro nisso…então isso aqui não é recomendação é ação mesmo! É o que estou fazendo com minha grana como vocês bem sabem!

 

Enfim, vamos a carteira para JUNHO 

Neymar (UNIP6) e um zagueiro … diria que tipo o Tiago Silva (SAPR11) saem da carteira para dar lugar a dois caras mais ofensivos….a MGLU3 e a QGEP3. Tenho as 4 ações aqui comentadas na física e gosto e confio muito em todas elas.

Temporariamente após as fortes altas recentes tenho certos receios com os movimentos de mercado na Unipar (UNIP6)…virou papel da moda…tipo Neymar…qualquer contusão pode machucar. Então mesmo na física devo me desfazer um pouco. Mas sigo vendo cenário muito bom para ela…estou aqui com 2 corações…mas na carteira NOTBAD que tem só 5 ativos ela sai.

Sanepar (SAPR11) me preocupam as eleições que vem aí e sempre afetam a vida das estatais…talvez seja melhor colocá-la no banco.

Queiroz Galvão (QGEP3) é empresa que tem entregue bons resultados, com um caixa boçal e um dividendo muito alto para ser ignorado. Apesar do que subiu pra mim ela segue barata.

Magazine Luiza (MGLU3) além de ter uma operação redonda, entregar um forte crescimento com um modelo totalmente diferente das demais varejistas, ainda negocia a múltiplos extremamente baixos e sim, barata mesmo depois do que subiu.

No mais sigo com Bradespar (BRAP3) uma forma mais barata de se expor aos bons resultados da Vale; Banrisul (BRSR6) um banco decente, com valuation atriativo, yield elevado e que poderá quem sabe monetizar seu businesse de cartões; CSU Cardsystem (CARD3) papel que apesar da Empiricus desdenhar e mesmo sem operar um bunisenn maravilhoso, negocia a um valuation ridiculamente barato que penso que não deve ser ignorado.

Sei que muitos gostariam de ver ativos que caíram muito, ou que sei la, diferentes…mas Unipar está aí pra mostrar que nem sempre precisamos inovar tanto no portfólio…as vezes vale mais a pena confiar naquelas que você conhece mais e se sente mais confortável. Por isso penso que esse portfólio poderá surpreender novamente e entregar um junho #NOTBAD! 

 

Era isso…aquele abs!

 

EXPLICANDO A CARTEIRA #NOTBAD: Essa é uma carteira que “rodo” alguns indicadores fundamentalistas de modo a criar um filtro de escolha…não chamo de uma carteira fundamentalista pois não vou a fundo nos cases…..mas ela serve como uma boa ferramenta de escolha. Então a carteira que posto aqui seriam as 5 melhores ações a partir desses filtros…só isso. Resolvi acompanhar e o resultado tem sido excelente. Pra não ficar só de papinho resolvi colocar minha grana de verdade nisso. Por isso que as ações que aparecem na minha carteira pessoal (posts da CARTEIRA WILL) possuem grande intersecção com essa Carteira. No final deste post coloco um vídeo que explica as diferenças.

13 comments

  • Will, acho que faltou a imagem da carteira.

    Esse post foi o exemplo perfeito de como me senti no período. Comecei em ações dez/17 (novato). Até agora era as mil maravilhas. Ai chegou maio….e com ele CARD3 (que estava aportando antes até dela entrar na carteira).
    Literalmente é UNIP6 segurando o time.

    Um abraço, adoro seu conteúdo e venho aprendendo muito.

  • Fala will!
    Viu que a alaska aumentou pra 30% a posicao da login??
    Qualicorp sendo negociada a múltiplos bem interessantes.
    Itausa voltando a patamares abaixo de 10 reais..
    Surgindo boas oportunidades

  • Como ousa vender unip6 antes do 2T18? Os deuses do mercado não perdoar-lo-ão kkkkkkkkkkk

    Eu gosto muito de rodar um filtro inicial com greenblatt, acredita que mglu tá aparecendo?? Como bom custo benefício. mesmo tendo valorizado 100x em 2 anos. O duro é gente pobre feito eu fechar 2 lotes ali. Tá na hora de outro split.

  • Pior que rodei um filtro também no fundamentus e a MGLU3 apareceu. Achei que tava errado. Quando Will colocou ela na carteira daí vi que podia comprar. Valeu Will!!!

    • Fala Leonardo…como disse eles servem de screener mesmo… a partir desse escolho os ativos.
      Ex: margem líquida …faz um ranking da maior a menor… endividamento (quanto menos melhor) faz um ranking do menor ao maior … e assim vai … depois pontua eles …

    • Nessa linha … como com a discricionaridade de alguém escolhendo ativos por trás…ademais o que o Greenblatt sempre bateu muito na tecla eh do trato ao número …ele calcula os múltiplos por ele mesmo ajustando efeitos contábeis que “maquiam” os números.
      Sobre liquidez pelo menos 300k

Leave a Reply