20180604 – Tônica da Semana: a tônica é não ter tônica!

A Tônica

Seguindo o raciocínio da semana passada, a greve terminou, a Treasury deu uma arrefecida, a lua mudou, o VIX segue controlado….falta só a bolsa voltar a subir!

“só isso”

Enquanto isso ese sou eu olhando minha carteira nesses dias:

im fine schitts creek GIF by CBC

Comentei semana passada de que minha cabeça agora para Brasil é de que as coisas ficaram bem complicadas…. semana passada postei os gráficos da confiança dos agentes e na maioria todos para baixo….os próximos tendem a pegar os efeitos da greve dos caminhoneiros …então não espero que a confiaça melhore….a menos que Jesus faça um milagre….digo Gabriel Jesus, na Copa! Rs

Crescimento decepcionando…tivemos o dado de PIB na semana passada, assim como o PMI…a leitura é simples e direta: Not Good! E destaque para dinâmica … circulei abaixo pra mostrar que são 2 trimestres decepcionando estimativas.

Abaixo o PMI de maio…ainda acima de 50 (50,7) o que mostra que a atividade ainda esta se expandindo..mas a arrefecida ficou clara olhando o gráfico (dado anterior tinha sido 52,3).

O crescimento do volume de novos pedidos atingiu em maio o ritmo mais fraco nos 15 meses atuais de expansão, com os entrevistados citando as condições contidas do mercado e a instabilidade gerada pelas incertezas políticas.

Focus foi novamente revisado para baixo em termos de crescimento nessa segunda de manhã. 2,18% de crescimento de PIB … Acho que se der 2% temos que nos dar por muito satisfeitos! Chama atenção também que as projeções para 2019 de PIB e Selic não foram ajustadas…ou o estagiário esqueceu de atualizar a planilha ou a galera ta com medo de lançar aquele “bet” voador …já já aparece um corajoso querendo provar por A+B que o PIB ser X% ou Y% … quem não lembra do Santander mega otimista com o 2017? #prontofalei

Oportunidade? Os juros penso eu que fizeram spike e devem se acalmar um pouco….devem… ou não…não sei….com eleição pela frente eu não apostaria em queda muito acentuada desses juros não…. por outro lado, não me parece ruim uma exposição a um pré-fixado que pague 11,4% ao ano….sei que pré-fixar no Brasil é um baita risco e tem que ter muito estômago…mas as taxas subiram bem com essa estressada que deu… ou ainda uma NTN-B pagando 5,68% de juro real … enfim é pra quem tem estômago e apetite pra risco porque ainda deve chacoalhar bem durante a eleição, mas é uma opção. #ficadica. Abaixo as curvas de juros de 10, 5 e 2 anos (azul, preto e vermelho, respectivamente):

Pra quem não conhece, aqui tem os títulos e taxas:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos

Petróleo pesou e isso aliado a um dólar ainda forte (segundo gráfico) não é bom pra commodities e consequentemente para uma certa república das bananas.

Mas o que me chama atenção é que descolamos dos emergentes…nossa underperformance em dólar é inegável.

Já tinha comentado semana passada….Resta agora saber se corrige….tudo tem seu preço não é mesmo?

Olhando para o múltiplo P/E foward da bolsa diria que já corrigiu bem e voltou a média…muita coisa começa a ficar barata…e isso tem que ser olhado (fonte: @lucasgeneve): 

 

Agora nem de longe vou ter a pretensão de dizer se vai corrigir essa semana não…a tônica da semana é não ter tônica…não sei mesmo… tem alguns dados interessantes para sair internamente também: Produção industrial de Abril, PMI de Serviços, IGP e IPCA, Fluxo Cambial Estrangeiro…

Da minha parte sigo comprado… buscando consistência em meus investimentos … pra quem acompanha sabe que posto na Carteira Will o que faço com meu dinheiro. E aproveitei para gravar um vídeo comentando umas coisinhas: não siga “gurus de mercado” busque consitência; porque notícias não vão te levar a lugar algum; e falando um pouco da Carteira #Notbad. 

 

O que realmente me desanima e já de antemão eu peço desculpas por encerrar dessa forma é:

E os eleitores do RJ terão uma dura escolha não é mesmo?

 

Era isso

Aquele Abs. 

4 comments

  • Excelente post !!! Excelente comentar sobre estratégia, disciplina e paciência. O brasileiro ainda não entende que investimentos são para longo prazo. Tema mais que relevante para o momento conturbado. Valeu Will !!

  • Sei de alguem que está com mta saudade dessa carteira NotBad…
    todos aqueles que seguiam a carteira fundamentalista da XP, que de bom agora só o histórico positivo entregue pelo amigo.

  • Olá Will,

    Apesar de não comentar muito por aqui, acompanho direto as suas postagens, que são excelentes por sinal!

    Por fim, um comentário sobre o final de sua postagem:
    Não tenho mais pena de nenhuma pessoa, o brasileiro vive reclamando de quem o representa, mas sempre vota em m…. Não faz nada para se ajudar. Tem mais que sofrer mesmo!

    Abraços!!

Leave a Reply