Buggpedia: O QUE É O ÍNDICE PMI?

Buggpedia
PMI – Purchasing Managers Index
O que é PMI? E como usá-lo?
(by Breno Bonani) 

Traduzindo bem ala tupiniquim ficaria Índice Gerente de Compras. É um indicador da saúde econômica do setor de manufaturas (Fabricas em geral). Esse indicador é formado por 5 fatores que compõem o seu estudo, sendo eles:

  • Novos pedidos
  • Níveis de estoque
  • Produção
  • Entregas de Fornecedores
  • Ambiente de emprego

Abaixo temos o PMI mais recente dos Estados Unidos.

E como podemos interpretar esses dados?

O objetivo do PMI é fornecer informações sobre as condições atuais dos negócios. As informações para esse estudo são coletadas mensalmente. Pesquisas são enviadas para executivos de compras em aproximadamente 300 empresas.

O PMI uma escala de 5 em 5, sendo que o número 50 representa que nada mudou naquele mês. Um PMI com mais de 50 representa a expansão do setor manufatureiro quando comparado ao mês anterior. E caso esteja abaixo de 50, isso significa que o setor está sofrendo uma contração.

O Institute of Supply Management (ISM) gera o PMI a cada mês. Embora o ISM publique vários outros índices, o PMI é o mais amplamente seguido. O site é esse https://www.instituteforsupplymanagement.org/

Vou dar um exemplo para finalizar, assim fica nítido a importância desse indicador. Por se tratar de uma ferramenta não só informativa, mas crucial para tomada de decisão. Imagine um fabricante de automóveis, ele toma decisões de produção em cima dos novos pedidos que espera dos clientes nos próximos meses. Esses novos pedidos impulsionam as decisões de compra da administração sobre dezenas de componentes e matérias-primas. Então, caso o setor esteja entrando em retração, não faz sentindo ele aumentar a produção e gastar mais dinheiro com matéria prima e vice-versa. Lembrando que essas tomadas de decisões servem para os fornecedores, analistas, gerentes de compras e você também que é investidor.

Ficar de olho nesses indicadores, te dão um campo de visão sobre o cenário macro muito mais “Clean” para entender melhor o que está acontecendo em determinador setor e poder investir com mais consciência e clareza.

 

Espero ter ajudado, e até a próxima!

 

2 comments

  • Fala Will, blz?
    Vi um vídeo que você postou agora dizendo que vai chamar um conhecido para falar de investimentos no exterior.
    Poderia dar um foque maior na questão da tributação? A meu ver isso é uma enorme barreira,… Nos EUA, tem a questão de imposto sucessório alto. Daí alguns dirão para usar empresas Offshore, só que isso é meio complexo… Quais paraísos fiscais mais indicados, Dicas de como evitar bitributação, Se tem como brasileiros comprarem ADRs de empresas chinesas (já que tem muitas com bons múltiplos, etc.)
    Abraço.

Leave a Reply