20180618 – Tônica da Semana: E agora quem poderá nos defender?

A Tônica

Olhando a partida de ontem do México x Alemanha  me veio a cabeça a Tônica dessa Semana…um insight sobre o que escrever … então aqui vai: “e agora quem poderá nos defender?”

Cade o Chapolin Colorado que irá nos salvar? Bolsa em modo paúra total …. precisamos de algum super-herói ou milagre…fica até difícil imaginar de onde poderia vir!

Semana passada o Paulo Guedes que é o cérebro econômico de Bolsonaro publicou suas 8 medidas ou iniciativas caso Bolsonaro seja eleito. Todas lindas, maravilhosas e de cunho bastante liberal…quase música para os ouvidos do mercado…até achei que pudesse trazer certo alento, mas aparentemente passou batido pelo mercado. Falta confiança de que eleito ele o fará, pois olhando o histórico Bolsora fez sempre o contrário do que está ali escrito.

Bolsa parece muito barata mesmo … olhando o P/E da bolsa comparada a outros latinos fica claro isso:

Fonte @lucasgeneve

E olhando o histórico igualmente:

Mas a pergunta que não quer calar é: “who cares?!?!” Parece até que o gringo olha pro Brasil e diz:

unimpressed morgan freeman GIF

Fluxo estrangeiro seguiu negativo com os gringos tendo tirado mais R$ 4 bilhões nos primeiros 13 dias de junho e um saldo total de R$ 17,6 bilhões desde fevereiro.

Só um detalhe aqui…no índice futuro os gringos já estão net comprados o que pode ser um sinal de alento em breve? Não sei, mas achei por bem comentar.

Realmente nosso tombo foi grande. Abaixo gráfico que compara o Ibovespa em dólar (linha verde), o MSCI de emergentes (linha vermelha) e o Dow Jones Commodities (linha preta).  Correlação entre eles não é perfeita, mas existe e eles tendem a andar juntos….não no curto prazo, como podemos sentir recentemente…rs.

E se isso fosse copa já teríamos ganho o título de pior performance dos últimos 30 dias! Olha a barra cinza a direita…

Para bolsa a leitura é: muita coisa aparentemente barata, mas de muito pouco ou zero visibilidade com a perspectiva de uma eleição logo ali na frente, e uma situação fiscal e econômica em geral bem fraca….tem muito prêmio para quem quiser correr o risco…mas talvez demore um pouco pra andar.

 

No câmbio as intervenções do Bacen ajudaram a conter o dólar, mas mais que isso, estão meio que mascarando as coisas….veja que o CDS (uma medida do risco do país) seguiu para cima mostrando que o investidor segue cada vez mais receoso com o Brazil. A consequência natural seria o câmbio refletir isso (linha azul do gráfico abaixo), ou seja, da desvalorização do real….mas veja que as atuações do Bacen estão conseguindo mascarar isso nos dando um certo “alento” que as coisas se acalmaram…perigoso.

Até porque o índice dólar pouco ou nada caiu nos últimos dias…ou seja, o que segurou o câmbio foi única e exclusivamente a atuação de um único agente chamado Bacen!

 

A curva de juros parece até aquela imagem do Batman…quando a cidade clamava por socorro e soltava aquele canhão luminoso para chamar o super herói:

Boa coisa não é definitivamente!

Fico por aqui…tem jogo da copa que tá mais interessante que olhar esse mercado! Rs 

Sigo a espera do nosso Chapolin Colorado que vá nos defender nesse mercado. Seria ele Neymar? Bolsonaro? Ilan? Tá difícil saber quem poderia ser! 

Não sei, mas queria deixar meus parabéns a equipe do México e terminar o posto com algo positivo. Parabéns aos mexicanos que mostraram o que é jogar com garra e amor a camiseta…com menos preocupações com cabelos e estilos e mais focado na bola mesmo! Que imagens amigos! Futebol é muito mais que um esporte! 

Resultado de imagem para méxico vence a alemanha

 

 

 

 

 

4 comments

  • Will, esqueceu de comentar o IPO do Agibank.. vc encara como boa oportunidade? Vai participar?

    ABS,
    SA

  • Lendo aqui com certo atraso…
    Wil, bolsa barateou um pouco em relação aos nossos vizinhos não tão camaradas, mas não creio que temos banana na praça. Ainda há mercadorias muito caras na feira e tenho ficado de fora.
    Cenário bem incerto e com eventos críticos a caminho. Principal deles: eleições!
    Fora isso, cenário internacional está nebuloso. Para 2019, o caos está contabilizado e as previsões, que surgiram desde o ano passado com mais força, estão se confirmando: possível recessão por conta da bolha das dívidas.
    Estou esperando de camarote. Vai que a feira encha de bananas… Sairei de carrinho cheio.
    Você que acompanha fortemente o cenário global, como visualiza isso?
    Grande abraço!

    • Sem dúvida Danilo…cenário é ainda muito difícil.
      Precisamos de um cenário de dólar acalmando e commodities porrando pra nos puxar…. aí sim poderia andar mesmo com a eleição a frente mais favorável
      Complicado, mas sigo otimista

Leave a Reply