20180625 – Tônica da Semana: bons ventos a vista?

A Tônica

Bons ventos a vista?

inspect jamie foxx GIF

Sei lá estou com um sentimento bom…de que as coisas estão baratas e quem comprar ações agora vai ganhar dinheiro nos próximos 12 meses!

Estejam cientes de uma coisa: posso estar sendo totalmente torcedor e viesado pois estou comprado. É muito difícil separar o Will analítico que tem que ser frio e calculista do Will emotivo e torcedor de bolsa…rs

Mas é um sentimento de que passamos pela tormenta…feeling mesmo….talvez esse espírito festivo de Copa do Mundo esteja me influenciando….sei lá…

Como comentei semana passada minha leitura pra bolsa segue sendo de que: muita coisa aparentemente barata, mas de muito pouco ou zero visibilidade com a perspectiva de uma eleição logo ali na frente, e uma situação fiscal e econômica em geral bem fraca….tem muito prêmio para quem quiser correr o risco…mas talvez demore um pouco pra andar.

Veja que no relativo nossa underperformance foi forte em dólar (no gráfico abaixo BR=-10% ; MSCI Emergentes = +10%):

Ou uma outra forma de analisar isso é vendo as quedas desde a máxima:

Enfim…move on….Vamos a algumas coisas que me chamaram atenção….

Primeiro VIX começou a dar uma mexida o que tende a não ser muito bom pra mercados…toda essa retórica comercial de Trump assusta e deixa os investidores apreensivos…e isso vem sendo colocado nos preços das opções que é de onde deriva o VIX.

Para hedgear qualquer tormenta, depois dessa estilingada do dólar, eu diria que o OURO deveria ser uma opção a ser considerada. Não sou fã do metal dourado, mas deu uma realizada recente e pode ser um hedge a riscos sistêmicos…

E essa alta do VIX deu uma certa respingada no DÓLAR….penso que a guerra comercial de Trump tende a não ajudar em nada isso então olhando lá fora pode ser que o dólar dê uma folga….internamente são outros 500…to falando lá fora.

 

Mas da onde vem a melhora? Ou onde poderia vir?

1. Petróleo deu uma estilingada semana passada…aposto que foi resultado desse diálogo durante Rússia x Arábia Saudita…aqui eles combinando o oil a US$ 100/barril soon…kkkk

Resultado de imagem para putin russia x arabia

Brincadeiras a parte essa alta repentina pode fazer preços em commodities e isso tende a nos ser positivo…e tem uma coisa que é muito forte para o nosso mercado: commodities! Se elas voltam a subir isso puxa nossa bolsa a reboque…anotem aí!

2. Junto a isso com as recentes quedas ficamos baratos relativamente…comentei isso na Tônica da semana passada …. mundo ficou under em emergentes … movimento foi rápido como pudemos perceber. Agora com um dólar mais valorizado fica barato comprar coisas baratas por aqui. Veja que nosso P/E (preço/lucro) voltou para baixo da média (~11x):

E um outro indicador interessante é o movimento do sell side…os analistas dando downgrade em emerging markets me soa como um sinal de compra.

al pacino scarface GIF

 

Enfim…feeling…sentimento…esperança…análise concreta? Não sei…mas me sinto otimista essa semana…acredito ver retorno a vista! 

 

7 comments

  • E ae Will, beleza?

    Cara, tu tá enxergando esse cenário pq o IBOV chegou num suporte grande! Veja o dia de hoje, bolsas no mundo caindo, indice de EM caindo e o IBOV no positivo. Parece barato pela ancoragem dos resultados passados!

    Como foi no CFA level 3?

    Abraço

    • Cara como disse é feeling…mas lembro que as inversões são sempre assim…é difícil achar os motivos…depois eles aparecem…quando estiverem óbvios a bolsa cai…rs
      Então to otimista sim.
      CFA…ferro…foda…ano q vem tamo lá de novo! kkk

  • A parte boa é poder comprar empresas de qualidade, e que tem um pouco menos de influência do governo (embora estejam sujeitas a economia brasileira), como uma CVC, e que caíram bastante com a alta do dólar e com o stress todo

  • Fala Will, Blz?

    Você usa algum hedge de carteira quando o mercado entra em tendência de baixa?

    Outra coisa, cara como foi seu ritual de estudos para o CFA nos níveis I e II?

    Valeu.

    • Não uso hedge porque penso no meu portfólio pra 30 anos…que é quando imagino que deva me aposentar e de fato necessitar da grana que tenho aplicada…logo vol faz parte. Além disso, te desafio a achar cases de carteiras reais (trabalho acadêmico não vale) que entregaram retornos superiores por possuírem hedge contra quedas…vale lembrar que fazer hedge custa dinheiro e requer acertar o timming…se errar timming ou pagar caro já compromete retorno.
      Sobre o CFA 1 e 2 eu não sou parâmetro porque fui fazendo dentro das possibilidades de carreira…bem menos focado do que deveria…mas quem foca avança rápido…se for estudar sugiro pagar um curso da Schweeser ou comprar os livros e estudar bem dentro do que eles te direcionam a fazer…eu nunca fui mto disciplinado e vou estudando do meu jeito…rs

      • Blz Will.
        Muito bacana, ano passado tirei o CFP, vou me aventurar com o CFA ano que vem. Realmente um curso ajuda muito na disciplina, até pq é um material muito extenso para estudar.

Leave a Reply