Buggpedia: O QUE É O PPI AMERICANO?

Buggpedia
PPI – Produce Price Index
O que é o PPI? O que ele mede? Onde encontro? 
(by Breno Bonani) 

A tradução simples já nos ajuda a entender…ele é o Índice de Preços ao Produtor (IPP). Ele mede as variações médias nos preços de vendas pelos produtores domésticos de bens e serviços ao longo do tempo (entenda-se produtores nacionais, ou que operam no país).

Atualmente são liberados por mês, mais de 10 mil medidas de PPI’s para produtos individuais e grupos de produtos . O Índice está disponível para os produtos de praticamente todos os setores de manufatura, ou seja, eles rastreiam a produção de quase todas as indústrias produtoras de bens dos EUA. Com o tempo, novos PPI’s foram introduzidos para produtos de indústrias nos setores de serviços e construção.

LEITURA

É interessante que o Produce Price Index é interpretado de uma maneira bem semelhante à maioria dos índices. Cada produto ou grupo de produtos, começa com um número de base 100 em um período base (ponto no tempo para qual os dados são coletados e usados como referência de comparação). Logo, todos os movimentos futuros nos preços ao produtor são medidos em relação ao período anterior. Portanto, se um produto tem uma base de PPI 100 e no mês seguinte, tem um PPI de 110 por exemplo, isso significa que houve um aumento no preço desse produto de 10% em relação ao anterior.

Só de curiosidade, os PPI’s tem o ano base definido como 100 desde 1982. na imagem abaixo o PPI desde 1982 até hoje. Uma leitura do gráfico seria a seguinte: um produto que custava US$ 100,00 ao produtor americano em 1982, custa hoje (março de 2018) US$ 203,20 uma inflação média de 2% ao ano nos últimos 36 anos aos produtores americanos.

Detalhando um pouco mais…

Ele é composto por 3 medições diferentes:

  • Demanda intermediária: Esse sistema é uma nova adição ao PPI e substitui o antigo sistema de estágio de processamento (SOP). O sistema reagrupa índices de commodities para bens, serviços e construção em classes de subprodutos, que levam em conta o comprador específico dos produtos e a quantidade de processamento físico ou montagem que os produtos já passaram. O PPI publica cerca de 600 índices de (DF-DI), e alguns podem ser ajustados sazonalmente.
  • Índice de Commodities: Organiza produtos e serviços por semelhança e composição de produção, e ignora completamente a classificação da indústria do produto que está sendo classificado. Existem mais de 3,7 mil índices de preços de commodities publicados para bens e aproximadamente 800 índices de preços de commodities publicados para serviços. Essas classificações são organizadas por produto, serviço e uso final.
  • Índices para produção líquida das indústrias e seus produtos (Industrial): Acompanha as variações nos preços recebidos para a produção de um setor fora do próprio setor. Ou seja, o PPI mede a produção líquida da indústria. O número de índices de preços da indústria chega a mais de 535, além de mais de 4mil relacionados a produtos e aproximadamente 600 índices que agrupam as indústrias.

Muitos investidores usam o PPI para “prever” o CPI (caso não saiba o que é, só clicar aqui para saber o que é o CPI). Além de dar uma previsibilidade melhor sobre mudanças na inflação. Os dois índices (PPI e CPI) buscam medir a inflação nos EUA, mas obviamente possuem diferenças, como o próprio nome (sua tradução) já nos sugere. Como exemplos de diferenças, posso citar: (i) o CPI inclui importações já o PPI exclui; (ii) o CPI inclui apenas componentes de consumo pessoais pagos diretamente pelos consumidores, enquanto o PPI inclui componentes de consumo pessoais que não podem ser pagos diretamente pelos consumidores.

 

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS

É fácil. Todos os dados podem ser encontrados no site da Bureau of Labor Statistics

https://www.bls.gov

https://www.bls.gov/ppi/

E o gráfico apresentado acima:

https://fred.stlouisfed.org/series/PPIACO

Os dados são coletados usando os preços de vendas informados por estabelecimentos de todos os tamanhos, selecionados por amostragem. Toda terça-feira da segunda semana do mês é lançado os dados do PPI e no 13º dia é publicado no site a nota sobre as variações do índice.

Além disso, pode-se encontrar também no Investing.com

https://br.investing.com/economic-calendar/ppi-734

 

PERIODICIDADE

Os Índices de Preços ao Produtor são geralmente disponibilizados durante a segunda semana do mês seguinte à data de referência. Ou seja, o dado referente a maio por exemplo, será divulgado na segunda semana de junho. Os dados são publicados logo após as 8h30 da manhã, em datas anunciadas no site do BLS.

Você encontra o calendário aqui: https://www.bls.gov/schedule/news_release/ppi.htm

 

Espero ter ajudado, e até a próxima!

 

Leave a Reply