20180709 – Tônica da Semana: A NOSSA COPA AGORA É OUTRA!

A Tônica

Fomos eliminados. Ponto! A Copa acabou pra nós e agora começamos naquela que de fato é a Copa que mais importa! Amo futebol, não me entendam mal…mas o que vai acontecer na nossa vida, no dia dia, nos próximos 4 anos é MTO mais influenciado pela competição de outubro (eleições) do que essa que passou.

Mas antes uma piadinha infame:

“A B3 (Bovespa) deveria escolher o Neymar para garoto propaganda…afinal os 2 só caem! (autor: trader descontente)”

unimpressed neymar jr GIF by Red Bull

NOT FUNNY!

Agora vamos ao que interessa… 

Lula Livre? Ops! Nada disso…chama o VAR!

Nada disso…segue o jogo!

 

Então vamos começar a semana com coisa boa…primeiro que já pulamos a segunda…segundo e mais importante, as ADR’s lá foram tiveram uma sessão bem positiva…se liga no quadro verde ali que salienta as oscilações do dia..no caso, de ontem…destaque para BRKM, BRFS, PETR e CSNA subindo bem:

 

Comentei nas últimas semanas que o mercado lá fora parecia preso…tipo o Lula…com o VIX alto, índice dólar se mantendo e S&P sem grande força…poisé isso mudou nos últimos dias com o VIX acalmando e o S&P andando…dólar parou de subir assim como a treasurie que deram uma acalmada…isso tudo é bom para o nosso mercado a meu ver…sinaliza uma menor aversão a risco.

Até os juros aqui dentro acalmaram….depois de fazer uma figura de Batman (não é análise, é zoeira mesmo) como comentei umas semanas atrás, os juros no Brasil se acomodaram o que também é bom para risco.

 

Mas o ponto é que tem uma coisa que ainda precisa acontecer pra nossa bolsa andar….Eleição?

Não. As commodities andarem mesmo! Gráfico abaixo mostra o índice agregado…

 

 

Mas olhando separadamente tiveram algumas commodities importantes para nós que sofreram bem! Abaixo o gráfico do café em preto(que caiu pouco recentemente mas vem sofrendo desde 2017), o milho em amarelo e o/a  soja em verde.

 

 

Sim isso não é bom para nós especificamente dado a importância de cada um desses produtos para o país…dentro da pauta exportadora eu digo….só perguntar para alguém no Mato Grosso, ou lá em Passo Fundo, ou ainda no interior do ES o quanto esses 3 são importantes que vocês vão entender!

 

Mas apesar disso, sigo batendo na tecla do otimismo. Como comentei semana passada no que chamei de Devaneios de um Touro Convicto, as vezes fica difícil de explicar ex-ante, mas depois que acontece a gente pensa: “puxa devia ter me arriscado, tava na cara” . 

 

Veja que legal esse gráfico…é o petróleo na linha preta e o índice de emergentes MSCI…o gráfico é semanal…semana passada postei o diário e tinha até uma seta dizendo apontando os emergentes para cima. Correlação não é perfeita mas existe…e me arrisco a dizer que o sell off em emergentes acabou…já deu o que tinha que dar! 

 

E pra quem quiser ir mais a fundo no tema sugiro esse excelente artigo de onde “roubei” esse gráfico (Five Indicators that Suggest the Selloff in EMs Has Gone Too Far). O gráfico diz o seguinte: existe uma correlação que não é perfeita entre o Baltic Dry Index (custo de transporte de matéria-prima) e o desempenho das bolsas de países emergentes. A relação é: esses países exportam produtos que são cíclicos…quando a muito transporte e os preços estão bons, o custo do frete aumenta e isso significa que a economia desses países provavelmente está aquecida ou aquecendo…

 

 

E se essa tese estiver correta, teremos grande chance de ver isso aqui se reverter….os fluxos estrangeiros retornando para cá após 2 meses de forte retirada que jogou nosso IBOV lá pra baixo e o dólar pra cima…

 

 

Enfim…coloca mais esse post para um daqueles dos “Devaneios de um Touro Convicto”! Sigo achando que tivemos um momento ruim e podemos ter uma folga agora no curto prazo…. Tem muito risco na mesa e por isso também tem bastante upside! Como disse semana passada, quando as coisas estiverem mais claras os preços serão outros! 

A nossa Copa não terminou não….agora o nosso adversário é outro…na verdade é o mais difícil de todos os que enfrentamos…somos nós mesmos! Assim como Neymar que com algumas atitudes consegue fazer o mundo esquecer o craque que ele é, o Brasil enquanto país também o faz com decisões de política econômica erradas…espero que possamos tomar boas decisões para copar de outubro! 

Era isso. 

Aquele Abs. 

 

6 comments

  • Fala, Will. Como sempre ótimas análises. Mas ainda tenho dúvidas de uma retomada mais forte pre eleições. As revisões de crescimento vem caindo, os hermanos super quebrado ainda mais com esse dólar, ou seja menos um parceiro comercial importante. Ainda, trabalho no setor automotivo e tenho informações semanais dos volume das montadora (que são um bom termômetro do humor do consumo brasileiro) as coisas estão estranhas pós-greve… acho que sem um definição clara das eleições acho difícil a bolsa decolar.

    • Sem dúvida Helder…cenário é ainda muito difícil….Precisamos de um cenário de dólar acalmando e commodities porrando pra nos puxar…. aí sim poderia andar mesmo com a eleição a frente mais favorável
      Complicado, mas sigo otimista

  • Parabéns Will. Indicado por um amigo estou gostando muito dos seus post e acompanho sempre. Espero um dia poder retribuir o conhecimentos. Grande abraço!

    • Bah pode ser boa SE e somente SE vc comprar dólares e se mandar do Brazil!
      Péssimo é pouco….mas o Brasil não acabaria…apesar de que caso ocorresse, certamente veríamos um relatório da Empiricus com o tema Fim do Mundo. Rs
      Mas acho muito ruim sua eleição….tb acho que não ganha….acho…acho…acho…rs

Leave a Reply