20180716 – Tônica da Semana: ALLEZ LE BOVESPA!!

A Tônica

A Copa acabou…já tinha acabado…agora minha torcida é

ALLEZ LE BOVESPA!!  (que traduzido significa: vamo bolsinha!!!) 

Mas antes…apesar de não gostar dele pelo que fez ao time que o formou, o meu Grêmio, tenho que admitir que o bruxo roubou a cena ontem… q figura!

Resultado de imagem para ronaldinho gaúcho copa meme

Sobre a bolsa aqui…

Dia 18/06 quando o IBOV estava nos 70 mil pontos comentei que as ações pareciam baratas quando olhávamos o múltiplo P/L e que apesar da baixa visibilidade, havia muito prêmio para quem tivesse coragem de se arriscar. Uma semana depois dia 25/06 com o IBOV ainda em 70 mil pontos, reforcei essa visão (nos links vcs encontram o que comentei):

Sei lá estou com um sentimento bom…de que as coisas estão baratas e quem comprar ações agora vai ganhar dinheiro nos próximos 12 meses!

De lá pra cá 9% de alta! Acho que acertei. 

O que mudou? A meu ver pouco ou nada que justifique a alta…mas é assim mesmo…daqui a pouco surgem as notícias!

Fomos duramente penalizados e isso explica a melhor performance relativamente aos emergentes no cenário recente:

 

Ademais os juros de longo prazo acalmaram um pouco e a paúra passou:

 

 

E o mais importante? Os gringos voltaram a comprar e isso ajuda a explicar esse movimento de alta recente. Veja que no gráfico esquerdo as compras nos últimos dias e no lado direito o saldo que já foi positivo no mês:

 

 

No que tange a economia gostaria de destacar alguns indicadores que achei muito bons:

  • Vendas no varejo surpreenderam positivamente crescendo 2,7% ante os 2,2% estimados. Não é um número exuberante mas surpreendeu pela ponta positiva!

  • Vendas de papelão ondulado foram muito fortes crescendo 11,7% em junho ante jun/17. Tem que salientar que teve recomposição de vendas pós greve dos caminhoneiros, mas é mais um que surpreendeu positivamente.
  • O fluxo de veículos medidos pela ABCR aumentou 13,6% mostrando retomada.
  • A Anfavea informou aumento de 37% na produção de veículos e 48% na de caminhões e ônibus.

O quadro abaixo publicado no Valor dia 12/07 resume bem essas surpresas positivas vistas até agora: 

 

 

E o comentário do economista da LCA:

“A indústria já caiu menos que o esperado em maio e esses indicadores coincidentes subiram além do que se esperava em junho. Eles apontam uma recuperação mais rápida na produção”, afirmou o economista Rodrigo Nishida, da LCA Consultores. 

Pra quem acha que perdeu a oportunidade de entrar, achei esse estudo muito interessante….ele mostra que caso o investidor perca os melhores dias, a performance final da sua carteira será muito influenciada…será muito menor! Ou seja, tem que estar posicionado sempre pois nunca sabemos quando teremos o “melhor dia da bolsa” .

 

Sigo achando algumas coisas baratas e retwittei essa semana alguns gráficos que o @lucasgeneve postou. Basicamente eles mostram que o nosso mercado como um todo sofreu e oolhando multiplos tem muita coisa descontada da sua média. Em cima a esquerda o múltiplo EV/Ebitda foward negocia a 70% de sua media; em cima a direita o P/L a 90% da sua média; abaixo a esquerda o Price to book negociando a 90% e perto da média na real; e abaixo a direita o dividend yield bem acima da média que fica ali nos 1,4 o que significa dizer que o dividendo que as ações paga a quem comprar hoje são maiores porque o preço das ações caiu:

 

 

É de um relatório do Morgan se não me falha a memória…que mostra aquilo que já trouxe aqui…os múltiplos no Brasil se mostram descontados.

Para não dizerem que sou viesado, ainda que eu mesmo diga que sou viesado para “torcer” para a alta da bolsa, vou chamar atenção para um risco. Não, não estou falando de eleições que é uma coisa óbvia que todos sabemos que influencia nosso mercado no curto prazo. São as commodities agrícolas (commodities como soja, açúcar, milho, etc) que nos são tão importantes e que vem tendo um ano beeeeem ruim.  Sempre comento aqui como elas são importantes para nós…então essa queda não nos favorece em nada! Not good for us!

 

 

Sim os riscos existem…commodities como citei agora a cima…uma macroeconomia bem desajeitada e com seus problemas nada endereçados…e uma eleição roleta-russa pela frente….mas é aquilo que venho dizendo há algumas semanas…quando não houver incerteza os preços serão outros e o upside MTO menor!

Incerteza tem preço no mercado!

Allez le bolsa!

 

Convido a todos a se inscreverem no meu canal de Youtube onde vou falar mais da minha incursão pelo INVESTIMENTO NO EXTERIOR . Abri minha conta lá fora e se Deus quiser essa semana já me posiciono em algo.  

 

Leave a Reply