ANO DE ELEIÇÃO É ANO RUIM NA BOLSA?

Uncategorized

Post rápido com algumas considerações sobre a pergunta acima. Enumerando:

  1. Nossa democracia é muito jovem e traçar relações e paralelos é algo que a meu ver parece muito vago.
  2. Sim o cenário eleitoral tem influencia no mercado
  3. Não, não é possível dizer, olhando para os últimos 34 anos, que anos de eleição são bons ou ruins para bolsa
  4. Não, não é possível dizer que anos pré eleitorais são bons ou ruins para bolsa

Sim essa é uma análise superficial que fiz junto com o Breno Bonani, para uma pergunta ainda mais superficial que é essa do título! 😉

Performance do Ibovespa em anos eleitorais….tivemos 2 anos com bolsa subindo, 2 anos com bolsa estacionada e 3 anos com bolsa em queda. O que isso quer dizer? Pra mim NADA!!

Performance do Ibovespa em anos pré-eleitorais, ou seja, um ano antes. Em anos pré-eleitorais em geral a bolsa foi bem….seria possível dizer que é uma tendência ou algo que que possui alguma consistência olhando para frente? Penso que não e que cada caso é um caso…cada ano é um ano novo.

Penso que o bull in politics, bear in the markets faz sentido. Ou seja, quando a política rouba a cena a tendência é que o mercado sofra ou não ande pelas incertezas. Agora isso não é regra e olhando para trás, A MEU VER, não existe uma tendência tão clara assim não!

Just my 30 secontds on that. 

Era isso. 

Aquele abs. 

2 comments

  • Pensando que nossa bolsa tende a acompanhar em correlação direta grandes bolsas, como SP500, talvez seja possível encontrar um padrão se a análise for feita por essa diferença, um padrão de diminuição da correlação. Lógico que alguns anos de eleições sao esperados positivamente e outros nao, então possivelmente o padrão inexista, mas pode ser mais uma forma de tentar encontrar algo.

Leave a Reply