20180730 – Tônica da Semana: É HORA DE SAIR DA BOLSA?

A Tônica

Vou ser bem breve hoje. Final de semana foi corrido..estava num paraíso chamado Vitória no ES….terra boa de quem Trabalha e Confia (lema da bandeira capixaba). Estava revendo amigos…questão de prioridades…dinheiro não pode ser a principal na minha opinião.

Mas indo a bolsa…

Semana passada escrevi sobre o “Sinal amarelo” ou de alerta….falando do meu sentimento de que após as altas recentes começava a ficar preocupado … especialmente porque na mídia começa a ler só coisas boas…ou seja, logo logo acontece algo e vira o jogo (bate na madeira).

Mas tivemos uma semana positiva e principalmente as commodities deram uma reagida…com isso, outros mercados emergentes respiraram … ainda assim, olhando o quadro vermelho assinalado, dá pra ver que nossa performance relativa no curto prazo foi forte e surpreendeu. Bolsa brasileira (linha verde) subiu mais que seus pares emergentes (linha escura) e parece ter ignorado a letargia das commodities (candles).

Sigo achando estranho, mas adorando esse otimismo momentâneo! Mas na minha carteira já penso em algumas mudanças. Comento mais na Carteira Will. 

Muita coisa já ajustou bem….P/E de Bancos e IBOV abaixo:

Considerando um cenário político decente teria MTO espaço pra andar e o “céu é o limite”, mas abaixo comento minha opinião sobre isso…

 

Um adendo político….

Semana passada escrevi o:

ANO DE ELEIÇÃO É ANO RUIM NA BOLSA?

Seguindo no assunto….ainda que eu não goste de comentar de política, meu dedo coça…rs…. além do mais vai ser o assunto do momento pelos próximos 3 meses pelo menos…rs. Achei essa foto abaixo muito boa, pois revela “what really matters”! Você meu leitor do norte ou centro-oeste não me entenda mal, mas a eleição é decidida e depende muito é do Sul, Sudeste e Nordeste. Mas é interessante porque quantifica aquilo que já sabemos, ou seja, que somos um país de eleitores de baixa renda, com baixa escolaridade e com alguma predominância feminina.

Vou dar minha opinião…a qual tem a mesma validade de qualquer outra pessoa e é mais achismo do que qualquer coisa. Apesar de tudo que dizem, penso que Bolsonaro já está no segundo turno … mas penso que não será contra Alckmin, mas sim com alguém da esquerda como sempre tivemos, desde 89!

Ou seja, penso que podemos ter alguns sustos pela frente … tema eleição chacoalha muita coisa e por isso me estranha ver esse mercado tão alegre. 

 

O leitor pode estar pensando que estou pessimista e que vou sair correndo da bolsa? A minha resposta a isso é: de jeito nenhum! 

As inflexões e grandes mudanças geram oportunidades únicas que quando compostas são imbatíveis!

Como assim? Acertar timming na bolsa é pra mim um exercício inócuo de achismo que só gera perda de rentabilidade.

Gráfico abaixo feito pelo meu amigo Breno Bonani, mostra que o investidor que perde anos bons tem uma rentabilidade média MMMTTTOOO menor no consolidado.

E como saber o que é um ano bom ou ruim? Não tem como saber…essa é a questão! Então ficar de fora é deixar o filé na mesa…ainda que antes do filé você tenha que saborear algumas saladas de giló…rs.

Além disso, olha que interessante. Muitos dos dias de maior “porrada” da bolsa se deram em anos considerados ruins! Tipo 2008 e 1998 foram os 2 piores anos da série para o Ibovespa desde 94 com quedas de 41% e 33% respectivamente…mesmo assim vários dos melhores dias se deram nesses anos!

Outras considerações:

  • 2002 o Ibovespa apresentou queda de 17% e mesmo assim temos 1 dia figurando entre as maiores altas
  • 1999 foi o melhor ano da série (+152%) e teve apenas 1 dia entre os 10 mais.
  • 2003 foi o segundo melhor ano da série (+97%), sem ter um único dia entre os 10 melhores

Enfim…tudo isso pra dizer que apesar de receoso no curto prazo, sigo firme e forte com meu patrimônio sendo construído pensando no longo prazo e com investimentos que chacoalham sim, mas sabendo o que faço e investindo em empresas que me geram bons retornos, os quais eu não acharia em qualquer lugar….e se conselho fosse bom a gente cobrava, não dava…ainda assim eu digo: pense seriamente em ter uma parcela da sua grana em ações! 

Respondendo a pergunta de capa: nunca é momento para sair por completo da bolsa!

 

4 comments

Leave a Reply