CARTEIRA #NOTBAD – AGOSTO 2018

Carteira do Will, Vídeos

Começando com vídeo onde explico melhor como faço a carteira #NOTBAD.

No apagar das luzes a Vulcabras (VULC3) decepcionou e a carteira não bateu IBOV!

dog what GIF by Nebraska Humane Society

Ainda assim considero a performance desse mês bem OK. Quase um #NOTBAD! Apesar de não bater o IBOV, foi praticamente um empate técnico…e considerando a forte alta da bolsa, acho ok. Tirem suas próprias conclusões:

A consistência foi boa a meu ver…3 papéis superando o IBOV (BRAP3, CARD3 e a entrante CSNA3)…1 subindo ok (BRSR6) … e Vulcabras comprometeu o resultado consolidado. Foi tipo o gol contra do Fernandinho na copa….mas enfim…acontece.

Olhando o histórico a foto mostra que essa carteira tem sido excelente o que me deixa muito feliz…não porque acertou ou erro…mas porque estou ganhando dinheiro com ela!

NÚMEROS: 

  • Desdo o início a carteira acumula alta de 119,5% contra 25,7% do IBOV;
  • Em 12 meses são 79,4% da carteira contra 11,8% do IBOV;
  • No ano o IBOV sobe 3,7% e a carteira sobe 27,5%;

Realmente #NOTBAD! E só peço uma coisa:

tipping derek jeter GIF

 

Mas enfim vamos a CARTEIRA DE AGOSTO

Depois da alta de 16,8% de CSN (CSNA3) em 30 dias optei por sacá-la da carteira e dar lugar a outra ação do setor siderúrgico…é a volta da Ferbasa (FESA4).

Confesso que minha convicção em Ferbasa (FESA4) não está lá essas coisas, mas ainda assim optei por ela. Uma empresa sem dívida (na verdade com caixa líquido), que paga um bom dividendo (dividend yield de ~6%), que negocia próxima a valor de patrimônio e a 6,5x lucro com um ROE de 16%…seria quase que comprar de olho fechado. Mas me preocupo com a sustentabilidade desses números…essa é a questão central nela. Mas de fato o ano tem me surpreendido positivamente. Os volumes de vendas se mostram fortes (maio foram afetados pela greve dos caminhoneiros).

O volume vendido em junho de 2018 foi de 19.743 toneladas e apresentou um
crescimento de 23,0% quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.

 

E o preço do Ferro Cromo caiu sim como muita gente alertava…mas foi uma queda BBBEEEMM marginal…3% ante o final de 2017 e 5,8% agora para o 3T18…nenhum desastre.

 

 

E considerando um dólar médio maior o efeito total é uma receita 23,5% maior no 2T18 ante o 2T17.

 

 

Enfim tenho receios quanto ao futuro dos preços dos produtos da Ferbasa, mas me parece muito barata e tem contrariado muitas estimativas mais negativas. E olhando o movimento do papel, achei interessante como ponto de entrada esse patamar abaixo de R$ 19,00 com a queda recente de 10%.

No mais a carteira segue inalterada. Falando muito rapidamente de cada um dos papéis:

  • BRAP3: é uma forma descontada de usufruir dos bons resultados de VALE e dos elevados dividendos que essa vem pagando. Risco aqui é o minério de ferro arrefecer ou ainda a questão aquela da causa no qual a Bradespar é reu.
  • BRSR6: é um banco barato que negocia com desconto de 10% ao seu valor de patrimônio mesmo entregando um ROE de 16% que não é nenhum primor, mas o suficiente para gerar uns 20% de upside pro papel na minha humilde opinião.
  • VULC3: empresa tem sido a pedra no meu sapato…mas sigo achando barata negociando a 7x lucro, 6,5x EV/Ebitda…o que aliado a uma rentabilidade elevada em sua operação e a ausência de dívida torna ela uma forte geradora de caixa…estou na expectativa do resultado do 2T18 que acredito que tenha sido ruim porque pega o efeito da greve dos caminhoneiros…mas me parece que já está no preço. Tenho estado errado, mas sigo no papel. Até mudaram site de RI! Agora vai! kkk
  • CARD3: empresa tem um ano para provar que os céticos estavam errados quanto a sua capacidade de recompor lucros mesmo após perder clientes importantes. Muita gente fala que estou olhando retrovisor, mas sigo achando papel barato e ancioso pelo resultado do 2T18 que me ajudará a reavaliar o caso.

 

Era isso…aquele abs!

 

EXPLICANDO A CARTEIRA #NOTBAD: Essa é uma carteira que “rodo” alguns indicadores fundamentalistas de modo a criar um filtro de escolha…não chamo de uma carteira fundamentalista pois não vou a fundo nos cases…..mas ela serve como uma boa ferramenta de escolha. Então a carteira que posto aqui seriam as 5 melhores ações a partir desses filtros…só isso. Resolvi acompanhar e o resultado tem sido excelente. Pra não ficar só de papinho resolvi colocar minha grana de verdade nisso. Por isso que as ações que aparecem na minha carteira pessoal (posts da CARTEIRA WILL) possuem grande intersecção com essa Carteira. No final deste post coloco um vídeo que explica as diferenças.

13 comments

Leave a Reply