20180813 – Tônica da Semana: What happens in Turkey, stays in Turkey?

A Tônica

What happened in Turkey stay in Turkey

Não sei se já ouviram essa frase, mas é uma piada comum quando viajamos…ela é bastante usada para justificar certos comportamentos que assumimos fora do país…comer além da conta, beber até cair e por aí vai… a expressão ajuda a explicar todo tipo de comportamento naughty (“danadinho, safadinho”) que assumimos.

Contágio? Well eu realmente gostaria que o que aconteceu na Turquia essa semana tivesse ficado apenas na Turquia…mas no mercado não é assim…as coisas são conectadas e o que acontece num lugar afeta todo o sistema. Contagio é a palavra da vez e algo que confesso que me assusta um pouco. E obviamente os malditos periódicos (jornais não ajudam) dá uma olhada na ocorrência da palavra contágio nas notícias nos últimos dias:

Explicando o que aconteceu…essa ressaca turca…

O estopim desse mau humor pode-se dizer que se deve aos receios com relação ao banco estatal Turkiye Halk Bankasi. O yield dos seus bonds explodiram no mercado, um claro sinal de que alguma M grande existe nele.

Como disse  isso foi apenas o estopim. Na verdade o que tem por trás disso é o elevado endividamento turco em moeda estrangeira (segundo gráfico) que alcança quase 60% de seu PIB…e não só isso, o descasamento entre Ativos denominados em Lira Turca e Passivos denominados em moeda estrangeira em seu sistema bancário (primeiro gráfico):

E o caso fica sério quando você vê que as reservas do país em dólar vem diminuindo e ainda não são suficientes…representam hoje menos de 30% da dívida externa …

Não é por acaso que a Lira Turca colapsou contra o dólar alcançando o patamar de 7 para 1 … há 2 anos atrás a relação era 3 para 1 !  Pelo que entendo e já li um dos grandes culpados disso tudo foram as políticas bem ao estilo Nova Matriz Econômica da Dilma, que o presidente Erdogan adotou por lá…não é de hoje que vem ferrando com a Turquia.

Pra não ficar enfadonho não vou postar o gráfico do mercado de ações que sofreu bastante também. Mas os yields valem a pena…rs…com a escalada da tensão acerca do país os investidores correram vender seus títulos e hoje o yield dos bonds turcos alcançam quase 25%! Vai encarar?

Grande parte dos detentores desses títulos são estrangeiros em especial os americanos…na sede por yields melhores que na terra do tio o Sam, muitas vezes eles correm riscos demasiados:

Faz parte! Quem quer retorno tem que aceitar correr certos riscos.

Fato é que tudo que comentei aqui acima que é o caso turco, “reverbera” (ecoa) nos demais emergentes…e aí nasce essa bendita palavra contágio! As moedas de mercados emergentes como um bloco perdem valor frente ao dólar como mostra o JP Morgan Emerging Market Currency Index

E em geral existe uma relação que é: dólar para cima, emergentes para baixo….

E para nossa infelicidade nosso CDS (título que representa seguro contra risco de default dos títulos de um país) foi junto com o turco…ou seja, mercado precificando que Brazil também passa a ser um lugar mais arriscado.

Nossa curva de juros também sofreu essa semana apontando para cima…qual o motivo? Um debate onde o tal cabo Daciolo rouba a cena? Não, apenas o tal risco de contágio turco a meu ver.

E o resto da história vocês já sabem…foi a porrada no IBOV que vimos essa semana. E ao afetar os juros aqui no Brasil e a bolsa, você acha que não afetará a cota do seu fundo multimercado? Do seus investimentos na bolsa? Ou mesmo das NTN’s que você carrega em carteira? Eles já estão sendo influenciados…

Por isso é necessário ter investimentos dolarizados! Nessa hora o câmbio é o primeiro a ajustar…não por acaso o dólar já saltou ante o Real em uma semana…

Voltando a bolsa, apesar da porrada ter sido forte….olhando relativo nossa bolsa ainda teria espaço para corrigir em comparação aos demais emergentes… 

Oh My God Omg GIF

Alguém bate na madeira aí por favor?!  Enfim oremos!

Como tentativa de alento, o IBOV deu uma corrigida boa e, considerando que os resultados do 2T18 divulgados até agora estão longe de ser desastre, a relação Preço/Lucro do IBOV está bem loge da média o que sugere que nosso mercado está barato. (múltiplo apresentado é o foward, ou seja, que considera os lucros esperados nos próximos 12 meses)

Semana começa meio pesada…pelo que olhei as moedas emergentes estão abrindo a segunda pesadas…não sei quanto tempo ou qual a intensidade desse contágio…só sei que não é bom para nós….comentei dia 23/07 acerca do meu receio com nosso mercado e reforçai isso dia 30/07 … agora a justificativa aparece…sempre assim. Vejam que dia 23 chamei atenção para isso…o fato dos jornais sempre estarem na contramão daquilo que devemos fazer com nosso dinheiro. Veja: 

Não se assustem … é assim mesmo … mercado oscila… sem pânico porque logo logo volta! Enfim boa sorte a todos nessa semana. 

Era isso.

Aquele abs.

4 comments

Leave a Reply