20180827 – Tônica da Semana: Seguimos fritando, tal qual o Galvão Bueno na Rússia

A Tônica

Fala galera estou em trânsito…saindo do maravilhoso verão inglês com 15 graus e chuva para ir para ensolarada Miami…pra quem não sabe faço parte de um projeto mega interessante que estará operacional em Outubro e pretende democratizar o acesso a investimentos nos EUA…o projeto se chama Avenue Securities e é liderado pelo fundador da Clear Corretora o Roberto Lee…da uma googlada aí que já tem matéria nossa circulando na mídia.

Aproveitando que falo dos EUA … seguimos com VIX controlado, Treasurie comportada …e isso nos leva a algo fenomenal: ver o S&P superando mais uma vez sua máxima histórica! “make America Great Again”? S&P acumula alta de mais 12% e Nasdaq +15% no ano. Abaixo gráfico semanal:

Existem muitas críticas a respeito do Trumpeconomics….muitos dizem que seu tax cuts e guerra comercial terão efeitos nefastos sobre a economia….pode ser…mas é interessante notar que o índice de otimismo com economia nunca teve tão alto! Abaixo o U.S. IBD/TIPP Economic Optimism:

E se bolsa e dólar são um termômetro de alguma coisa (e eu acredito que são)…diria que o que está sendo embutido nos preços desses ativos não são expectativas tão sombrias assim…enfim.

América segue sendo uma terra de oportunidades e será um prazer ajudar todos aqueles que buscam internacionalizar parte de seus recursos.

 

Voltando ao meu querido e amado 3º mundo…seguimos fritando?

Tivemos uma semana bem morna na bolsa, o que a meu ver não é ruim após as fortes emoções que tivemos com a derrocada turca….até comentei semana passada que a trégua turca seria-nos positiva.

Mas o grande evento da semana (na minha humilde opinião) eram as negociações entre China e US…e dessas não tivemos grandes avanços…não por acaso vimos as commodities ficarem paradas:

E isso obviamente não é bom para emergentes e responde pela performance apática da bolsa.

Dólar. Mas esse marasmo ficou restrito ao IBOV … no câmbio eu diria “o bixo pegou …. o dólar enlouqueceu … que q é isso!!” Câmbio ficou mais loko que o Galvão na Rússia!

EH TETRA!!!

Galvão Bueno grita: Acabou! (Copa 94) galvão, bueno, copa, acabou galvao bueno GIF

Não digam que não avisei! A tônica é essa mesmo…com passar do tempo vai ter penta…quem sabe hexa! Se não tivermos uma forte virada na condução de política econômica que crie perspectivas muito positivas com nossa economia a tendência seria seguir se valorizando….isso ou um diferencial de inflação que corrobore valorização do Real ante o Dólar…algo que não vimos desde a criação do Real…comentei mais aqui nesse post:

O DÓLAR VAI CONTINUAR SUBINDO?

No curto prazo não faço ideia…o driver principal segue sendo a percepção de inviabilidade de candidaturas reformistas … e por isso o dólar deu essa “enlouquecida” que a meu ver é bem normal.

E obviamente que o dólar subir repercute em diferentes ativos. Não por acaso a inflexão nos juros foi forte e garanto que fez preço em muita cota de fundo por aí! Abaixo gráfico com as curvas de 2 (azul), 5 (cinza) e 10 anos (vermelho).

Pra bolsa o alento é que ficamos baratos em dólar. Abaixo a comparação dos mercados emergentes (linha preta) com o Brasil (linha verde). Com a forte queda do Real ante o dólar e considerando que não tivemos nenhum desastre em resultados das empresas, nossa bolsa ficou barata.

E comparando com o S&P as bolsas de países emergentes seguem bastante descontadas…gráfico abaixo compara o valuation relativo mostrando que mercados emergentes estão excessivamente descontados ante o S&P.

Oportunidade? Sigo achando que sim…sou um bull convicto e pra mim bolsa é pra cima…só não sei quando….kkk. Fato é que agora, mais do que nunca (camapnha começa na TV na sexta), o foco passa a ser a eleição que temos pela frente!

 

Meus achismos sobre Eleições: 

  • Bolsonaro já está no segundo turno e seus votos são maiores que as pesquisas sugerem;
  • Duvido muito que Alckmin vá para segundo turno…rejeição dele é alta.
  • Alckmin vai bem em debates e rodadas com jornalistas…claro o cara tem mais tempo de vida pública fazendo isso, do que eu de idade!
  • Sigo achando que teremos um candidato de esquerda no segundo turno – Marina, ou Ciro ou Haddad.
  • Discordo de muitos que acham Marina menos perigosa. Apesar de ter um bom conselho econômico seu histórico não ajuda e não confio nela. Acho ela forte no sentido de atrair votos daqueles que não gostam de Bolsonaro. E o vice dela é o Eduardo Jorge…já pensaram ele de vice presidente?
  • Bolsonaro é bem fraco em economia, mas compensa com o Paulo Guedes que manja muito e o general Mourão que é muito inteligente. Além disso, sua humildade em reconhecer sua ignorância é um trunfo!
  • Meirelles e Amoedo são apenas sonhos…não vão longe.
  • Cabo Daciolo rouba a cena e faz valer a pipoca! rs

 

Enfim…sem muito alento ou perspectivas otimistas para a semana…bolsa parece barata especialmente para gringos com estômago, ou seja, com dólares e com disposição para tomar risco!

Por aqui seguimos fritando com eleições, dólar e o mercado… tal qual o o Galvão na Rússia….

Era isso.

Aquele abs!

6 comments

  • Boa noite Will
    Pra onde o Ibovespa pode ir, caso um desses candidatos que você acha que estará no segundo turno, venha ganhar a eleição?
    Estou no aguardo do projeto avenue securities

    • Excelente pergunta de difícil resposta!
      Como, na minha opinião, teremos Bolsonaro + 1 no segundo turno, tudo passa por quem será que estará no 2 turno e qual sua força. Por isso tenho medo da Marina…ela é “conciliadora” e opção não radical que pode cair no gosto de muita gente o que é um perigo. Ainda assim se for um segundo turno entre ela e Bolsonaro vejo upside para o IBOV. Com Alckmin seria o cenário ideal, mas duvido muito. Haddad e Ciro gerariam um forte estresse e bolsa poderia cair bem até haver definição.
      Achismos…

  • Grande Will!
    Mais uma vez muito lúcido na análise. Acredito que o macro indo bem, ibov sobe nem que seja na marra!
    Mas um presidente liberal ajudaria muito… hehehe!
    Grande abraço

Leave a Reply