20180903 – Tônica da Semana: ME DIGA COM QUEM ANDAS QUE EU TE DIREI QUEM ÉS?

A Tônica

Confesso que não sei se é porque vou virar pai, mas a cabeça do cara passa a dar ainda mais sentido aos ensinamentos dos pais e avós. Minha vó sempre largava essa! E essa semana lembrei dela em 2 atos os quais compartilho aqui.

 

  • ALCKMIN … ME DIGA COM QUEM ANDAS QUE EU TE DIREI QUEM ÉS? 

Em entrevista a Rede Globo, Alckmin foi colocado na parede quando Bonner e a Renata usaram essa frase relacionando-o os centrão e até ao Collor (erroneamente, mas enfim). O chuchu se debateu e a deu as desculpas esfarrapadas que estamos acostumados a ouvir. Mas o fato é que sim ele tem apoio do centrão e se esta andando com os sujos não seria sujo também? Discussão inócua com argumentos dos 2 lados…não quero estar certo, nem quero que me provem nada…estou apenas narrando.

Fato é que a rejeição do Alckmin é alta e sigo achando que ele não vai longe!

E sobre política paro por aqui deixando os meus achismos conforme comentei semana passada:

  • Bolsonaro já está no segundo turno e seus votos são maiores que as pesquisas sugerem;
  • Duvido muito que Alckmin vá para segundo turno…rejeição dele é alta.
  • Alckmin vai bem em debates e rodadas com jornalistas…claro o cara tem mais tempo de vida pública fazendo isso, do que eu de idade!
  • Sigo achando que teremos um candidato de esquerda no segundo turno – Marina, ou Ciro ou Haddad.
  • Discordo de muitos que acham Marina menos perigosa. Apesar de ter um bom conselho econômico seu histórico não ajuda e não confio nela. Acho ela forte no sentido de atrair votos daqueles que não gostam de Bolsonaro. E o vice dela é o Eduardo Jorge…já pensaram ele de vice presidente?
  • Bolsonaro é bem fraco em economia, mas compensa com o Paulo Guedes que manja muito e o general Mourão que é muito inteligente. Além disso, sua humildade em reconhecer sua ignorância é um trunfo!
  • Meirelles e Amoedo são apenas sonhos…não vão longe.
  • Cabo Daciolo rouba a cena e faz valer a pipoca! rs

Para tentar ajudar, achei muito bom esse painel que o Investing.com publicou semana passada. Tão bom que replico aqui….são propostas e promessas…podem e deverão mudar depois que o cara é eleito….ainda assim, é uma direção acerca de temas deveras importante!

Em que se traduz isso para bolsa e investimentos na minha opinião? 

Bom já não é de hoje que penso que tem que ter algum recurso lá fora em dólar como proteção…afora isso, falar de volatilidade é clichê, mas é a realidade…setembro promete. Sigo otimista porque não acredito que um candidato de esquerda ganhe essa eleição…e ainda, quem ganhar terá, inevitavelmente, que fazer as reformas…por isso sigo otimista. Com essa cabeça o certo é aproveitar os stress dos juros e bolsa para montar posição…e torcer para que dê tudo certo..rs

 

  • BRASIL ME DIGAS COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS? 

O Brasil é tipo aquele menino que leva bronca na escola, mesmo não estando envolvido na bagunça…simplesmente porque tem um histórico de bad boy e anda mal acompanhado!

Sim nossa inflação não se compara ao descontrole argentino com mais de 30% de expectativas…

E nosso PIB ao que tudo indica vai crescer aqueles 1% safadão esse ano…bem diferente dos Hermanos que estão com uma atividade enfraquecendo fortemente:

Nossos juros graças a Deus estão bem longe dos 30% turcos:

Temos mais reservas e não temos um caminhão de dívida em dólar como proporção do PIB tal qual os turcos… a nossa roda na casa de 27% … comentei mais sobre Turquia na Tônica do dia 13/08.

Mas a questão é:

harrison ford idgaf GIF

Até pouco tempo atrás tínhamos uma presidente tão ruim quanto o turco Erdogan! Ainda essa ano tivemos uma paralisação de caminhoneiros que travou a economia; nossa situação fiscal não é tão ruim quanto os hermanos argentinos, mas é uma questão de tempo, olhe mais pra frente que a situação é muito ruim igual…”ah temos reserva”, sim e que bom, mas lembram do Lula e outros malucos falando e usá-las para estimular economia? E não temos um comprometimento claro dos candidatos com as reformas necessárias. 

Enfim seguimos mal acompanhados (no offense) e nosso mercado acaba sofrendo junto. 

 

Para investimentos e bolsa: 

Seguimos sofrendo uma tempestade que esta afetando diversos emergentes. Real não se desvalorizou sozinho … antes o Peso argentino, a Lira Turca, a Rúpia indiana e a várias outras moedas sofreram. Enquanto esse cenário não for revertido fica difícil. Guerra comercial e aumento de juros nos EUA não ajudam. Coisas ficaram baratas em dólar no Brasil, mas precisamos de uma reversão que por ora não deu as caras.  

 

Pra encerrar, deixo-vos um Salmo capítulo 1, verso 1:

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

 

Era isso.

Aquele abs!

 

Leave a Reply