CARTEIRA WILL – 20180917

Carteira do Will
CARTEIRA

Acabei de zerar meu caixa. Aproveitei o fraco desempenho das ações de BBAS3 para comprar um pouco mais…comento abaixo.

Fora isso, fico feliz de ter internacionalizado parte dos meus recursos. Já comentei aqui algumas vezes que minha única tristeza foi não ter mandado mais dinheiro para fora. Ainda assim, os 4% dolarizados surfaram muito bem essa alta do dólar recente. Não adiante, TEM QUE TER INVESTIMENTO DOLARIZADO! Independentemente do dólar recuar amanhã ou depois, é questão de proteção de patrimônio para quem pensa no longo prazo. O % você escolhe, minha meta é no curto prazo (ainda esse ano) é atingir pelo menos 15%… por ora espero a eleição passar.

FUNDOS

Aqui nada de novo…já solicitei o resgate do Garde que demora 60 dias pra bater. Único conselho que dou é cuide bem ou analise bem os seus recursos aplicados em fundos…conheça o gestor e entenda sua cabeça antes de sair por aí investindo. Enfim da minha parte pretendo deixar de 10% a 15% aplicados em fundo de liquidez e o resto eu mesmo tomo o risco que conheço no mercado.

AÇÕES

Como disse voltei aumentar exposição as ações do Banco do Brasil (BBAS3).  Sim o risco é elevado, mas sem risco não há retorno não é mesmo? Uma vez a eleição tendo passado e tudo esteja definido, os preços na tela serão outros (obviamente que não necessariamente positivo para mim…rs).  Vejo tanto o BBAS como o BRSR como baratos relativamente. BBAS negocia a uma relação de preço/lucro bastante baixa, com desconto sobre valor de patrimônio e com um yield decente….sim o ROE é mais baixo, mas ainda acima de um custo de oportunidade de 10%? 11%? 12%? Enfim, mesmo com essas taxas penso que o banco poderia valer o valor de patrimônio…aliás ambos os bancos. Abaixo uma tabela com os múltiplos comparáveis (Fonte: Brasil Plural).

#NOTBAD

Mês não está bom para a carteira…mas como dizem na minha terra: “não tá morto quem peleia”.  Mês só termina quando acaba…small caps vem apanhando na comparação com o IBOV…dá uma olhada (linha verde o IBOV, linha azul o índice de small caps):

Carteira tem um peso maior em empresas menores … então acaba sofrendo … Não justificativa, apenas constatação.

Era isso.

Aquele abs!

12 comments

  • Fala Will
    Ótimo post. Gostei dessa tabela sobre perspectivas de múltiplos do setor bancário.
    Só acho que deve ter algum erro em ITSA, pq a projeção de Price/book está muito baixa. Hoje está em torno de 1,6x o VPA.
    No mais minha carteira está parecida com a sua ( Só que estou ainda mais concentrado em bancos kkk, em especial Banrisul… (a meu ver está muito barato). Eu tento desconcentrar, mas com esses múltiplos fica tão difícil kkk

    Abraço.

    • Poisé tb achei estranho.
      Sim… essa questão toda política tornou o mercado MTO chato nos últimos dias…diria uns 60 dias ao menos…mas q o setor esta barato isso está…só mesmo uma contração mto forte da economia pra justificar
      Tem que ter a bendita paciência.
      abs

  • Olá Will, tudo bem?
    Já faz um tempo que sigo seu conteúdo, e estou adorando! Além de ser um conteúdo “livre”, sem amarras institucionais e sem segundas intenções, é possível ver que são posicionamentos extremamente embasados. Parabéns e continue assim!
    Gostaria de tirar uma dúvida: como você faz para, nas suas palavras, “conhecer o gestor e entender a cabeça dele”, no caso dos multimercados?
    Abraço!

    • Po muitíssimo obrigado Pedro!
      Cara…então, se vc tiver um assessor que confie e faça um bom trabalho, isso seria uma atribuição dele…saber o q se passa nos fundos.
      Caso não tenha você mesmo pode ligar e falar com o comercial/relacionamento com investidores dos fundos.
      Forte abs.

  • Olá Will, bom dia!
    Sigo você a pouco tempo e gosto muito dos seus comentários e da visão objetiva macro no âmbito nacional e internacional. Os gráficos são muito bons!
    Quanto aos fundos, concordo 100% com você. Escolhi há 1/2 anos atrás o Adam Macro que tem bons gestores, etc….. Porém, após queda de juros, alguns desses multimercados migraram para ações, por exemplo, aumentando a exposição dos portfólios dos clientes. O resultado, pelo menos no Adam foi péssimo. Devolveu quase todo o ganho de 2017 nos últimos 4 meses. Para perder e pagar taxa de administração, eu mesmo corro os meus riscos. Abraços!

  • Boa noite Will!!!!
    Tenho acompanhado seus posts aqui por algum tempo, são ótimos.
    Gostaria de saber por qual motivo vc não tem Itausa e se ainda acha válido o investimento em Trisul.
    Parabens pelas análises e sucesso!!!

    • Não tenho Itausa pq acho a inflexão potencial maior em BBAS e BRSR exatamente pelo risco político hoje implícito nos papeis.
      TRIS me agrada sim, mas como o Brasil vive uma crise de confiança que só vai ser resolvida quando tivermos a definição de governo, penso que outros ativos poderão andar antes das empresas do setor. Mas ela negocia a um bom desconto de book e com uma toada de recuperação gradativa de números, case bom sim.
      Forte abs.

  • Bom dia mestre!!! Muito bom, também acredito que BBAS e BBSR podiam valer o seu valor de patrimônio! Sobre TRIS que comentou acima, tenho ela desde março em uma posição muito pequena, mas estou fazendo um teste para o longo prazo daqui alguns anos ver o que da…. heheehe
    Tem algo a falar de BEEF3? Achei que o mercado exagerou bastante com a notícia do aumento de capital, chegou a 4,60 e me deu nos nervos para comprar!!!

  • Parabens pelo conteudo Will!
    Sobre o BBSE3 já avaliou a compra? Acredito ser outro case muito barato e com excelente potencial de valorização a médio/longo prazo, acabaram de adquirir participação na Ciclic fintech de seguros, dividendos altos payout 80%, setor é estável, etc…
    Ainda estou começando a investir na bolsa, meu proximo aporte irá quase todo em BBSE3, também possuo card3 posição pequena, acho uma empresa com otimo potencial que passou bem pela crise e conseguiu sobreviver a perda de alguns clientes grandes a alguns anos atras, em um cenario favorável empresa pode crescer bastante, mercado bate nela sem motivo ao meu ver.

    • Oh meu caro, muitíssimo obrigado!
      Sobre CARD concordamos.
      Sobre BBSE3 está barata sim, mas sofre o receio da mudança na chefia com a eleição logo ali na frente. Mercado exagera como sempre, mas de fato é um risco que esta fazendo preço sim. Pra quem tem estômago não é ruim não na minha humilde opinião.
      Forte Abs

Leave a Reply