20180924 – Tônica da Semana: Perdidos feito cachorro em mudança!

A Tônica

Quem me acompanha aqui sabe que já comentei o quanto a bolsa está chata ultimamente … virou um jogo essencialmente político onde o fundamento, o gráfico, o tipo de análise que você quiser pouco importa! É a profecia de Dilma se materializando:

“nem quem ganhar ou perder, vai ganhar ou perder…vai todo mundo perder”

Perdão por citar essa persona numa segunda de amanhã… mas é que agora chegou o momento das discussões infindáveis no whats … de brigar com amigo no Facebook … de deletar o Facebook …  de compartilhar fake news pra apavorar .. e por aí vai. Chegamos no porão da campanha…no vale tudo. Alckmin bate no PT e Bolsonaro desesperado…Meirelles torra mais uns milhões em vão … Cabo Daciolo já deve ter sido arrebatado aos céus … CangaCiro acelera na invenção de dados do seu CearáDinamarca …

Enfim…mas o fato é que pra mim está definido: Bolsonaro x Haddad no 2º Turno. Pesquisa do BTG que saiu hoje pela manhã reforça isso:

Já tinha comentado 1 mês atrás isso…(clique aquiinclusive antes da capa da Veja. E por ora temos no 2º Turno um empate praticamente:

Teremos decisão no dia 28 de outubro…cerca de 1 mês. Até lá tem muita água, facada, mentiras, fake news, bate-boca, etc paa rolar … ah e no meio disso tudo temos nós no mercado…tão perdidos como cachorro em mudança! 

Resultado de imagem para cachorro em mudança

Mas seguimos…

 

NO BRASIL REAL 

Deixando a política de lado, tivemos o IBC-BR que surpreendeu positivamente com crescimento de 2,56% ante 1,9% de expectativa. Recuperação da paralisação dos caminhoneiros tem sido melhor que o esperado…ao menos um alento.

 

ENQUANTO ISSO NO MUNDO 

Trade-war + dólar forte geram efeitos nada legais para emergentes, como temos visto ao longo desse ano.

O cerne disso tudo são as preocupações do impacto dessa guerra no crescimento chinês! Os gráficos abaixo dão conta disso mostrando deterioração do índice de confiança da economia, menor crescimento de vendas, menor expectativa de crescimento econômico.

China é a segunda maior economia do mundo, um trem que vem carregando o crescimento do mundo nos últimos anos…dá uma olhada nesse gráfico abaixo que mostra a importância da China para o crescimento mundial:

E com o trem desacelerando as coisas ficam mais difíceis. estimativas dão conta de uma redução de até 1p.p. a menos de crescimento chinês em 2020 (impacto vai acontecendo…não é instantâneo). E o reflexo nos vemos nos preços de commodities.

Metais pra baixo:

Commodities agrícolas também sofrem…recorde de baixa:

E o pior é que botando em contexto, os mercado emergentes já tiveram momentos bem piores … as quedas recentes foram até leves…#deusnoslivre

 

Enfim…deixe de lado essas estimativas mais dantescas. Por várias métricas mercados emergentes já estão relativamente baratos, então isso pode limitar perdas. No Brasil sigo vendo o IBOV barato e muita coisa interessante. 

No curto prazo seguimos tipo cachorro em mudança. Mas olhando um pouco além o foco tem de ser SEMPRE nas empresas e no que elas apresentam de resultados e perspectivas…até porque muitas delas atravessaram os mais diferentes presidentes e, assim como nós estão aí sobrevivendo.

Deixo-vos uma sugestão de música … algo que fazia no passado… pra tentar animar:

Música: Albert King – I’ll Play the Blues for You

 

Era isso.

Aquele Abs

5 comments

Leave a Reply