CARTEIRA #NOTBAD – OUTUBRO 2018

Carteira do Will

Bom vamos lá começo repostando o vídeo onde explico melhor o que é a Carteira Will e a diferença para aquilo que chamo de Carteira #Notbad. (vídeo de 20/11/2017)

 

E outro onde explico como monto a Carteira #NOTBAD (vídeo de 01/08/2018)

Bom feito os disclosures…. vamos ao que interessa…sua

 

PERFORMANCE

Como vocês vinham acompanhando esse foi um mês bem complicado para essa carteira…ou melhor, foi “só” o PIOR mês dessa carteira desde que comecei a acompanhar e postar. Não considero um desastre, mas foi muito ruim sim…não tem nem o que justificar.

Na verdade só a QGEP3 superou o benchmarking…de resto os papéis não foram bem. Entendo que as eleições e o cenário desafiador para emergentes faz-se sentir ainda mais em empresas de menor liquidez, como as que estão nessa carteira….essa seria uma justificativa.

Números…

Dá para dizer que os últimos 3 meses não foram muito bons … foco sempre na diferença ante o Ibovespa, a coluna azul. Mas olhando um prazo mais longo é inegável o sucesso dessa carteira.

  • Desdo o início a carteira acumula alta de 112% contra 26% do IBOV;
  • Em 12 meses são 55% da carteira contra 7% do IBOV;
  • No ano o IBOV sobe 4% ante ante 23% da carteira;
CARTEIRA PARA OUTUBRO

Optei por manter a carteira inalterada esse mês.

Os motivos:

(i) Penso que o desempenho das ações dessa carteira foram muito pouco ou quase nada influenciados pelos fundamentos das empresas…então na minha concepção a fraca performance do mês é muito atribuível ao cenário, que pesou sobre as small caps. Veja o gráfico abaixo que compara o desempenho das ações Small Caps (azul) e o Ibovespa (verde). Enquanto IBOV acumula alta de 3,8% as small caps caem mais de 10%!

(ii) Fator eleição irá gerar uma volatilidade exagerada para todo mercado, então penso que isso que determinará o desempenho da carteira quase que independentemente dos papeis que estejam nela;

(iii) Sinceramente do que leio e estudo sobre as empresas da carteira, espero bons números no 3T18 os quais serão divulgados em novembro apenas.

(iv) Algumas empresas figuraram entre meus filtros como possíveis entrantes, caso de: CRPG5, FESA4, TRIS3, ROMI3 e ABCB4. Todas empresas decentes, descontadas e com resultados satisfatórios digamos assim. No entanto, penso: por que essas poderiam performar mais que as que já estão na carteira? Cofesso que não vejo motivo…logo me parece ser troca de 6 por meia dúzia…mas obviamente existe uma grande chance de eu estar equivocado…só o tempo dirá.

Posso dizer que de uma forma geral, estou satisfeito com as empresas da carteira e espero que suas ações venham, em algum momento, repercutir seus fundamentos. O momento exige paciência!  Patiance like Axl Rose…

patience GIF by Guns N' Roses

 

Era isso.

Que venha mais um mês

Aquele abs!

3 comments

Leave a Reply