Buggpedia: O que é o NAV?

Buggpedia
NAV – Net Asset Value
O que é o NAV? Qual sua importância?

 

O Net Asset Value, mais conhecido como NAV, pode ser traduzido para Valor Patrimonial Líquido ou Valor Líquido do Ativo. O NAV, represente o valor por ação de um fundo mútuo (Mutual Funds) ou de um ETF (Exchange traded Funds).

 

COMO CALCULAR

O NAV pode ser calculado de maneira bem simples.

 

NAV = (Ativos – Passivos) / nº de ações em circulação

 

Ou

 

NAV = Caixa Líquido + Ativos Imobilizados + Capital de Giro (Estoques + contas a receber – Fornecedores)

 

O Caixa Líquido é o caixa gerado depois de a empresa ter investido o necessário para manter ou expandir sua base de ativos, além de já ter efetuado pagamento de todas as taxas, juros, ou quaisquer outras pendências como dividendos a acionistas.

Ativos Imobilizados é um subgrupo do Ativo Não Circulante, nele consta bens como prédios, balcões, terrenos e etc. Como o próprio nome já diz, são bens tangíveis e “imobilizados”.

Vale ressaltar, que se uma empresa possui muitos Ativos Intangíveis (como ágio por aquisição) pode ser que exista uma divergência entre o NAV e o VPA (Valor Patrimonial por Ação). Eu explico um pouco sobre VPA nesse link P/B (P/VPA), é bom para entender o conceito e entender outro indicador ótimo.

 

ENTENDENDO O NAV

Para entender melhor o NAV, é sempre bom citar um exemplo.

Vamos supor que um ETF tenha um NAV de $200 milhões e possui $1 milhão de ações ou cotas emitidas em um determinado dia. Ou seja, o NAV por Ação será de $200. Uma pessoa que investiu $1 milhão nesse dia, receberá 5.000 ações ou cotas desse ETF.

Logo, assim que a aplicação for efetivada, o NAV do ETF passará a ser de $201 milhões. Assim, o fundo poderá usar esse dinheiro para fazer novos investimentos. A avaliação do NAV é importante, pois, caso nesse mesmo investimento o NAV fosse de $ 160 milhões e o NAV por Ação fosse de $ 160, com o mesmo investimento de $1 milhão, o investidor levaria 6.250 ações ou cotas.

No contexto de Fundos Mútuos (Mutual Funds), o NAV é calculado uma vez por dia com base no preço de fechamento da composição da carteira do fundo. Já os ETF’s têm seu NAV calculado diariamente no fim do dia para fins de relatório, porém, podem ser calculados durante o intra-day várias vezes durante o dia.

Vale lembrar que estou citando muito sobre conceitos de contabilidade e cada vez mais entraram mais conceitos sobre. Contabilidade é uma segunda língua, é a língua das empresas. Procurar entender sempre mais um pouco sobre ela é fundamental para avaliar companhias.

 

Espero ter ajudado!

Leave a Reply