20181015 – Tônica da Semana: chega de política pelamordeDeus!

A Tônica

Começo expressando minha revolta: devolvam meu facebook, instagram e twitter!!

Entro nas minhas redes sociais e só o que vejo é Haddah, Lula, Bolsonaro, facista, Venezuela, #elenão, #elesnunca. Cade a vida alheia? As fotos de gente vivendo…aquele big brother que cabe na palma da nossa mão? Não se faz mais chacota de futebol, ou lembranças de fotos toscas e antigas…tá mto chato tudo isso!

Por isso, vou abrir um parênteses e tentar fazer uma tônica que não verse sobre esse tema.

 

1) Pânico nos EUA? 

O S&P e Dow tiveram quedas essa semana e isso levantou os zumbis do apocalipse que diziam: eu falei que ia dar M.

Ora convenhamos que além do mercado não subir em linha reta, é normal acontecerem realizações no curto prazo. A minha pergunta é: o que mudou? O que justifica qualquer paúra em relação a economia americana?  Penso que nem os jornalistas conseguiram achar uma justificativa e largaram essa: “Dow caiu porque está todo mundo com medo de alguma coisa”

Alguém pode advogar que foram as treasuries, mas por que elas subiram então? Qual foi o dado, o fator, a declaração, ou whatever que instigou isso? Não teve!

Não me entendam mal, é evidente que por métricas de valuation o mercado americano se mostra relativamente caro. Mas nunca podemos esquecer que seu crescimento também tem surpreendido para cima e isso que ajudou a sustentar essa performance superior ante o resto do mundo.

 

O que eu penso? 

Mercado americano parece esticado há algum tempo. Muito vem predizendo crises por anos lá e tem estado errados. Me apontem aonde há bolha…onde há exuberância irracional? O que vejo apenas é um arrefecimento natural para 2019, após um ano de forte crescimento. Enfim quem estiver vendo outra coisa me fala. 

 

2) O hedge dourado?  

Como disse acima, penso que o que aconteceu semana passada é totalmente normal. Ainda assim deu pra ver que o VIX fez um spike

E com isso o ouro obviamente reagiu. Cuidado porque o gráfico abaixo é de 60 minutos, apenas para mostrar como foi rápido…se olhar um gráfico diário vocês verão que o ouro está em mínimas de meses.

O que penso?

Se vai manter isso eu não sei…posições long em ouro estão perto de mínimas, o que indica que pouca gente tem e, em caso de stress de mercado ele funciona como um bom hedge….um hedge dourado na minha humilde opinião. 

 

3) Emergentes e a descolada do Brasil. 

É deveras contundente a descolada que o Brasil deu, em termos de performance, ante os demais emergentes. Dito de outra forma, nossa bolsa subiu, enquanto as bolsas emergentes seguiram performando muito mal. Aí você olha para as commodities e vê que não teve nada de muito sensacional que substanciasse esse movimento. Ou seja, foi o político…aquilo que ousei chamar de “um mito de alta”.  Abaixo gráfico que compara o IBOV em dólar (linha verde), com o índice de emergentes (em vermelho) e o índice das commodities (linha preta).

A crença num governo pró mercado e o fato deste contar com uma aparente maioria no congresso catapultou nossa no curto prazo. Bom para nós, mas a meu ver aumenta e muito o risco para o investimento em renda variável…gringo olha esse relativo!

Esse gráfico abaixo ajuda a explicar o movimento de cima. Forte outflow recente de China e Índia e entrada de recursos no Brasil e Vietnã.

Parafraseando nosso atual presidentO: “tem que manter isso viu!”.

 

4) Valuation? 

Nosso valuation deu uma ajustada, mas ainda estaria a algo como 10% abaixo da média considerando a queda de quarta e quinta (PS: esse gráfico é do dia 09/10).

O que eu penso?

Os principais responsáveis por esse ajuste foram os bancos as estatais. No entanto, quando olhamos uma segunda linha existe um descompasso grande entre IBOV e as Small Caps (linha azul) e os setores de varejo (linha vermelha) e imobiliário (linha verde)…então ficaria de olho nesses 3.

 

5) E a Macro? 

Tivemos um dado de vendas no varejo que veio MUITO melhor que o esperado! Mostrando que a economia se recupera sim e que só precisamos de uma dose de confiança para voltar a crescer.

Um outro dado que surpreendeu foi a inflação medida pelo IGP-DI, vindo BEM ACIMA do esperado. Para quem acha que a alta do dólar aumenta o preço somente do “Aifone” é melhor “Jair abrindo o olho” …rs.

O que eu penso? 

Economia estava em franca recuperação e foi atingida pela greve dos caminhoneiros + eleição + tempestade contra emergentes. Ainda assim, existe uma tônica de recuperação…falta agora a confiança. Setor de varejo me parece ser um setor que o investidor não pode deixar de considerar! Demanda represada, endividamento das famílias em nível baixo…falta só ter um pouco de confiança que o setor anda…ou voa.

 

Bom consegui fazer um post sem focar na política! Ufa!

Então deixo aqui meus 17 abraços para vocês!

E uma musiquinha pra acalmar… rs

Jorge Ben Jr – Take It Easy My Brother Charles

Era isso.

profile

 

 

11 comments

  • Will, só faltou o gráfico do validariam de ibov, small e os setores de varejo/imobiliários…
    Vi que tu escreveu linhas” mas não colocou gráfico. De resto, ótima análise!
    Só o próximo governo não fazer m* que a economia anda. Se tiver reformas, melhor ainda, mas acho que tem um Gap pra ser preenchido de qualquer maneira aqui.
    Abs

  • Will,

    acho que ficou faltando o grafico dessa parte do post

    “No entanto, quando olhamos uma segunda linha existe um descompasso grande entre IBOV e as Small Caps (linha azul) e os setores de varejo (linha vermelha) e imobiliário (linha verde)…então ficaria de olho nesses 3.”

    abs, bugg continua muito bom!

  • Fala, Will. Como sempre, ótima postagem!! Mas ainda me preocupo com nossos hermanos. Argentina está um caos e isso já vem impactando as nossas exportaçoes… Vide a nossa reducao de exportacoes de veículos. Ainda tenho medo de toda essa euforia pós-eleicoes.

  • Bom post como sempre. Se eu entendi você acha que algumas small caps estão depreciadas, ou seja uma second wave poderia ver nelas? Eu pelo menos tenho esta impressão…muita empresa que esta crescendo trimestre a trimestre os lucros mas o mercado ainda olhando apenas as maiores empresas. Que achas?

  • Concordo com suas análises da Bolsa brasileira. Com relação aos EUA, claramente há uma bolha ali. Basta ver os múltiplos do S&P500. Não estoura pq ainda tem muito dinheiro circulando do QE e a taxa de juros ainda não bateu forte, mas é questão de tempo. In gold we trust 🙂

    • Obrigado pela opinião Marcelo.
      Mas é interessante porque quando tu vê a montanha de caixa que APPLE, Facebook e outras estão sentadas em cima, reduz um pouco esse receio de bolha. E aqui caberia uma discussão muito maior acerca do que é bolha de fato? Tem gente que já falava que havia em 2016, depois 2017, falam que agora existe…enfim.
      Facebook negociando a 25x lucro eh bolha? Penso q não … agora qdo tu olhava China e a média de P/L era 50x por exemplo…isso sim me parecia bolha.
      Mas seria normal uma correção de preços, pois como disse não sobe em linha reta.
      Forte abs

  • Grande Will, sempre muito lúcido nas análises. Obrigado! Você pretende modificar a carteira #notbad incluindo algum desses setores? Eu carrego guararapes faz muito tempo, as ações não decolaram, mas a empresa vem apresentando boas melhorias, como por exemplo, crescente nas vendas on-line (site deles está ótimo).
    Vamos ver até onde dura essa queda do dólar com a subida dos juros americanos… abração!

Leave a Reply