20181022 – Tônica da Semana: LUA DE MEL E IBOV EM 100K EM 3,2,1…

A Tônica

Sras e Srs não podia estar mais feliz ao escrever essa tônica! Não não tem nada a ver com Bolsonaro, mas sim com o nascimento do meu primeiro filho…minha linda princesinha que se chama Mila nasceu!!. Ela é absolutamente linda e quase não consegui escrever essa tônica porque estava hipnotizado por ela! Estou em lua de mel com a minha baby!

Mas voltando ao mercado… 

 

Vou ousar aqui e dizer: Estamos entrando em lua de mel com o capitão! Bolsa vai a 100k ? 

Um blog é autopessoal, então me dou o direito de escrever aqui whatever i want! Dito isso penso que entraremos no modus lua de mel com Bolsonaro. Há mais de 1 mês atrás, antes da eleição de fato começar, escrevi que ele já estava no 2º turno contra algum candidato de esquerda…dito e feito. Pois bem agora a eleição está dada e ele é o novo presidente em my opinion. 

Penso que a bolsa pode facilmente ir aos 100 mil pontos e o dólar a R$ 3,50 até o fim do ano (atire a primeira pedra aquele que nunca errou em previsões…rs)…mas é o que penso agora….nossos problemas acabaram? Não, mas mercado é frenético mesmo. No entanto minha opinião não reside apenas na vitória, mas nos seguintes 7 pontos:

  1. Fluxo. A inclinação liberal, aliado a privatizações e a promessa de disciplina fiscal tendem a controlar o juro futuro e empurrar o dinheiro mais conservador pra bolsa – falo de fundos de pensão e estrangeiros mais conservadores. Não tem como bater meta atuarial com juro a 6%, 7% ou até 8%.
  2. + Fluxo. Com pouco o que ganhar nos juros os fundos multimercados terão de comprar bolsa…vale lembrar que eles estão historicamente muito pouco alocados em bolsa.
  3. Perspectivas. Sua governabilidade parece muito boa tendo apoio no congresso e senado para aprovar muita coisa…nem tudo o que quer, mas certamente alguma coisa…isso traz uma perspectiva positiva de alocação para quem olha um prazo mais longo e obviamente atrai olhares para o Brasil…
  4. Equipe. Ele já deu indicações de nomes técnicos para ministérios e cargos estratégicos… após anos e anos de controle político isso pode alimentar o sentimento positivo de mudança e ruptura ajudando a sustentar a bolsa.
  5. Relacionamento. Apesar de não ser uma flor de pessoa, especialmente com a imprensa, Bolsonaro sempre deixou muito claro sua intenção de buscar acordos e conversar com países desenvolvidos e pró-mercado…imagina o impacto de termos um presidente visitando investidores em NY ou Londres … tal qual o excelente Temer veio fazendo….mas agora teremos um com maior legitimidade para governar.
  6. Emergentes. Após 1 ano difícil para os emergentes, acredito que o sell off desses mercados esteja no fim. Moedas já foram depreciadas, assim como as bolsas. Reportagem recente da Bloomberg mostrou que em pesquisa recente com gestores de portfolio a visão otimista ante o cenário para emergentes prevaleceu….a ideia de que acabou o sell off que já dura praticamente esse ano todo. Abaixo a resposta para câmbio, bonds e bolsa.

Ok Will, mas eaí?!

Não estou aqui vendendo análise ou relatório, apenas dividindo minhas opiniões com vocês, fiquem a vontade do discordar e inclusive comentar. Para quem busca relatórios indico a Eleven Financial. Fazem um trabalho sério capitaneados pelo meu amigo Adeodato Neto.

Mas a maneira mais óbvia de “apostar” nessa lua de mel são com as estatais: PETR (verde), BBAS (amarelo) e ELET (azul). Não por acaso elas já performaram bem melhor que a média do mercado (Ibov em candles) , conforme gráfico abaixo. Ainda dá pra ganhar dinheiro nelas, mas penso que o investidor tem que olhar além.

Então vamos olhar o mesmo gráfico, mas com outros ativos… 3 grupos: consumo (ICON), Imobiliário (IMOB) e todas Small Caps (linha azul). Abaixo o mesmo gráfico…mesmo período, ou seja, quando a eleição começou a fazer preço…mas com os 3 que comentei, para mostrar como eles ficaram para trás.

Como vocês sabem, publico as ações da minha carteira aqui e toda semana atualizo: A CARTEIRA WILL. Nada melhor do que eu dizer o que tenho em carteira ao invés de sugerir ativos.

Mas além dessas tenho certo “apreço” ou interesse por esse conjunto de ações aqui, as quais fazem parte de um desses 3 que comentei acima.

IMOB: BRPR3, EZTC3, TRIS3 e TEND3

ICON: LAME4, MGLU3, ARZZ3 e CGRA4

SMALL: DTEX3, CVCB3, SAPR11, ODPV3, SMTO3, GRND3, ROMI3

Esqueci algum??

 

Mas como Kodaline canta na sua música “Love like this”

A love like this won’t last forever
I know that a love like this won’t last forever

 

DÓLAR

Apesar de todo otimismo o gestor de carteiras, seja ele da sua própria, tem de lembrar que dor de barriga não dá apenas uma vez…então apesar de acreditar numa valorização do Real no curto prazo, penso que pode ser um bom momento para internacionalizar parte da carteira garantindo um câmbio mais “fair”. Já se foram 12% de queda e até 3,5% temos mais 6% a 7% … seria uma desvalorização e tanto do dólar…a de se aproveitar. Nunca é demais lembrar que lua de mel não dura para sempre e que casamentos são sempre complicados…rs

 

OURO.

E já que o assunto é hedge, sigo chamando atenção para o ouro, onde a pressão de venda e o volume aplicado em ouro em níveis extremamente baixos olhando num contexto histórico…não me entendam mal, não sou fã do ouro como investimento, só penso que é um bom hedge e é dolarizado, além disso, sempre quando existem esses consensos no mercado, a mudança de opinião e posição tende a gerar bons ganhos para quem executa do “contrarian thinking”….por isso tenho..pouco, mas tenho.

 

A love like this won’t last forever
I know that a love like this won’t last forever
But I, I don’t really mind
I don’t really mind at all

Kodaline – Love Like This

 

Era isso srs e sras.

Vou lá trocar umas fraldas com muito amor! #paibabão

Aquele abs!

19 comments

Leave a Reply