EUA – Caverna do Dragão dos Investimentos

EUA

Eu estva lendo um texto, não lembro onde (sorry), a respeito da economia e mercado americano. Juro que me veio a mente o desenho Caverna do Dragão! Para os mais novos sugiro procurar no google…aos da minha idade, que desenho não é mesmo amigos?! Caverna do Dragão retrata um mundo mágico de aventuras mas que ao mesmo tempo funciona como uma espécie de labirinto as crianças que ali vivem.

A conexão com a economia e mercado americano é a seguinte: o mercado americano segue vivendo esse mundo mágico de altas contínuas, de uma economia pujante e de valorização de ações…os investidores são tipo as crianças que vivem aquele mundo, por vezes com medo, as vezes se divertindo…e os analistas de mercado são tipo o Mestre dos Magos que falam, mas não dizem nada e quando o bixo pega, somem! Rs…Não me entendam mal…não estou dizendo que as altas das ações americanas são fantasiosas…pelo contrário…há fundamento por trás! A questão aqui é que, assim como no desenho, essa alta parece não ter fim e isso deixa muita gente perdida…rs.

Mas semana passada, o mercado deu uma estressada… engraçada como os investidores e mercados se mostram preparados para volatilidade, mas quando ela é pra cima…quando ela é para baixo chove gente reclamando…profetas dizendo que bolha estourou e por aí vai!

Primeiro: que bolha meu Deus do Céu?!?! Vou comentar aqui mais abaixo porque acredito que não há bolha.

Segundo: que estouro?? Olhando o gráfico abaixo, assusta..ok.

Agora quando ampliamos um pouco o olhar dá pra ver que tá longe de ter sido algo extraordinário ou que indique uma situação muito maior…todos momentos marcados ali mostram retrações ou realizações semelhantes no S&P! Tivemos 4 ou 5 sem forçar a barra…se procurar mais vai achar mais no caminho.

Em outras palavras, porque a tempestade num copo d’agua se esses spikes no VIX acontecem toda hora?

A grande discussão por lá é até que ponto os incentivos fiscais estão perdendo força e a economia desaceleraria ou irá desacelerar….

Quando olha números da economia o que vejo é o crescimento do gigante segue “on track”! Vejamos…

 

  • Confiança: última vez que as expectativas com a economia americana estiveram tão altas foi lá em 2002! Quem estava no mercado essa época? Eu estava estudando pra entrar na faculdade!

E confiança é importante por isso aqui ó:

 

  • Emprego: uma economia com problemas ou bolha abriria tantas vagas assim? Detalhe, batendo com alguma folga as expectativas.

E o detalhe de que hoje nos EUA mais empregos são criados do que pessoas desempregadas! Dá para acreditar?!

E cada vez menos pessoas atrás de benefícios como seguro desemprego! A melhor política social é definitivamente o emprego!!

 

  • Produtividade: esse é um dos grandes calcanhares de aquiles da economia americana….aquilo que mais batiam! Aquilo que sempre foi questionado acerca da economia americana era se eles conseguiriam incrementar a produtividade do trabalhador…ta aí!

 

  • Crescimento econômico

Nenhum sinal de contração no PMI divulgado nessa semana que passou.

De acordo com o World Economics SMI (Sales Managers’ Index) a economia parece crescer muito bem obrigado…nas máximas dos últimos 3 anos pra ser mais exato.

 

  • Inflação

Mas o grande receio de muitos é que a economia americana possa estar super aquecida..se isso é verdade a inflação tenderia a aumentar e o FED continuar o aperto monetário. Sobre isso tenho 2 coisas a dizer: (i) preços de commodities deram uma aliviada, especialmente o petróleo; (ii) expectativas inflacionárias já se acalmaram como podemos ver pela taxa de swap … tipo a inflação implícita de 5 anos.

 

Por que tudo isso importa…Buy the dips?

Tem uma expressão nos EUA que é o “buy the dips”…que na tradução seria tipo “comprar quando essas quedas acontecem”…. quedas como as da semana passada criam oportunidades para quem estava esperando para investir em empresas americanas ou mesmo comprar um índice delas, como o ETF de S&P.

Veja que olhando por múltiplos o S&P voltou aos níveis de fevereiro de 2018 (linha preta)… e olhando o múltiplo foward (que considera a projeção de lucros futuros) o índice teria voltado aos níveis de 2016, quando o petróleo e todas commodities faziam mínima e o mundo ainda discutia o receio das taxas de juros negativas!!

Sempre um risco, afinal é renda variável….Não obstante, tem um número gigantes de gráficos e prognósticos de graves crises como citei lá em cima…um exemplo é que os investidores de varejo (reconhecidamente como não profissionais e os últimos a participarem da “festa” estão como uma posição elevada investida e pouco caixa.

 

Enfim tenho investimentos lá fora como vocês sabem…ainda muito pouco, quero aproveitar essa “folga com o dólar e a abertura da AVENUE SECURITIES para internacionalizar mais. E para quem acha que uma grave crise por lá é motivo para não internacionalizar seus investimentos, escrevi esse post alguns dias atrás:

5 RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ VAI QUERER TER SEU DINHEIRO NOS EUA, CASO HAJA UMA GRAVE CRISE COMO 2008

Meu ponto aqui é que o investidor não pode ignorar o maior mercado do mundo e mais, tem que manter focado naquilo que realmente interessa que é a atividade econômica…a “America already is great again!” 

donald trump deal with it GIF

Era isso.

Aquele Abs!

2 comments

Leave a Reply