20181126 – Tônica da Semana: A CONFIANÇA E OS INVESTIMENTOS

A Tônica

O tema da semana é: CONFIANÇA.

Parece papo de mulher neh…tipo DR … que me perdoem as poucas que me leem. O fato é que sem sombra de dúvidas a confiança é um tema importante em relações sentimentais, profissionais, espirituais e até mesmo, quando o assunto é investimentos!

Vamos avançar e vocês vão entender o porquê comento isso…

 

PETRÓLEO

É necessário ter confiança para permanecer acreditando numa determinada tese. Comentei a 2 semanas atrás que o petróleo não iria cair para sempre (seta azul no gráfico abaixo)….comprei… passado uma semana caiu mais… passada mais uma semana caiu ainda mais. 16,7% de queda desde que abri minha boca grande…Ta aí o gráfico.

Sigo acreditando que:

  • mercado exagera como sempre… isso faz parte daquilo que faz o mercado, ou seja, a oferta e demanda de agentes que operam no mercado. Houve uma redução muito grande das posições especulativas net long no oil (compradas no petróleo) vide gráfico abaixo. Hedge funds reduziram sua posição comprada em 32,2 mil contratos de acordo com a ICE (Intercontinental Exchange)…é coisa para caramba…é a menor posição comprada desde dezembro de 2015. Pode ir mais? Sempre pode, mas não nos esqueçamos que mercado exagera.

  • cortes de produção podem vir na reunião do dia 06/12 da OPEP; A Arábia Saudita já comentou acerca de cortes de 1,4 milhões de barris de produção o que não se mostrou suficiente…mas pode vir mais. Pessoal do Morgan Stanley escreveu recentemente:

“We expect that OPEC will manage the market in 2019 and assess the probability of an agreement to reduce production at around 2-in-3. In that scenario, Brent prices likely recover back into the $70s,” Morgan Stanley commodities strategists Martijn Rats and Amy Sergeant wrote in a note to clients. (fonte: https://www.reuters.com/article/us-global-oil/oil-plunges-nearly-8-percent-despite-talk-of-output-cut-idUSKCN1NS012)

  • treasurie recuando abre espaço para um dólar mais fraco e isso tende, em algum momento, fazer preços nas commodities pra cima.

  • Por fim, nunca é demais lembrar que abaixo de US$ 50/barril, alguns produtores de shale gas (gás de xisto) começam a ter dificuldades ou diminuir a produção porque o esta fica pouco rentável considerando os custos de extração e tudo mais.

Onde posso me dar mal? Se os árabes estiverem deliberadamente deixando o preço do petróleo cair pra atrapalhar a vida dos produtores de gás de xisto nos EUA.

Lição do dia: Enfim, tenho a confiança na tese que adotei para comprar um pouco do ETF de oil lá fora como comentei na Carteira Will … ainda assim podemos sempre estar errados…isso é parte central de quem quer investir…é lição para vida, ou seja:

Mesmo confiantes podemos errar feio! Por isso humildade sempre! 

“The harder you work, the more confidence you get. But you may be working hard on something that is false.” -Charles Munger

 

MUNDO MENOS CONFIANTE? 

Li essa semana que o “mood” dos investidores anda meio carregado. Isso explica o que está acontecendo com o petróleo até. Pois bem abaixo um gráfico com uma pesquisa da Merril Lynch a respeito….cada vez mais investidores acreditando que a economia vai andar mais devagar ano que vem…um mundo menos confiante no 2019?

Lição do dia:  para os mais novos no mercado, saibam que este é guiado totalmente pelas expectativas no curto prazo…é tipo vida de instagram …é muito mais importante postar coisas que vendam uma aparência de feliz do que de fato estar feliz …kkk. Casa bem com a célebre frase:

“The stock market is filled with individuals who know the price of everything, but the value of nothing.” – Phil Fisher

 

INDÚSTRIA 

Já começo o tópico com a:

Lição do dia: é importante ao investidor ter a confiança de que seus estudos, quando bem feitos, podem dar resultados no médio prazo. Como Graham ensinou:

“No curto prazo o mercado é uma máquina de votação, mas no longo prazo uma balança” – Graham

Comentei aqui no post da Carteira 05/11 sobre minha aposta na retomada do setor industrial. Não só isso, mas adicionei LEVE3 e ROMI3 a minha carteira. Ambos já andando na esteira de resultados satisfatórios no 3T18.

Mas olha que porrada o dado que saiu semana passada da confiança da indústria no maior patamar dos últimos 8 anos!!

E porque isso é importante? Porque quem acompanha e fez o dever de casa, sabe que a confiança da industria guarda uma boa relação com o mercado…dá uma olhada no gráfico abaixo que compara o ETF de ações brasileiras (linha verde) com a confiança da indústria (linha preta):

Fonte: @dcohen104

 

BOLSA BRASILEIRA…NINGUÉM LARGA A MÃO DE NINGUÉM 

Aproveitando essa expressão criada recentemente, penso que o mercado tem dado um baita voto de confiança em nossa bolsa, essa que é a realidade. Ninguém esta largando a mão de ninguém no mercado!

Desculpe se você achou que ia ficar milionário porque o Mito venceu, mas botando em contexto tem sido excelente! Quase toda semana posto esse gráfico e vou faze-lo de novo, mas adicionando mais um índice: em preto as commodities, em vermelho os emergentes, em azul o MSCI WORLD INDEX (índices das bolsas mundiais), e em verde não, não é o Palmeiras, mas sim o IBOVESPÃO da massa.

Os mais atentos vão me cobrar porque falei de IBOV a 100k … sigo acreditando … TODOS indicados para equipe de Bolsonaro são no mínimo bons e na média eu diria que MUITO BONS! Sigo antevendo um ano de arrumação de casa…de plantar para colher coisas muito boas logo mais na frente. Não arredo uma vírgula no que disse e botando em contexto está bom demais. Bolsa não esta subindo… ou olhando de outra forma, não está caindo.

Por que estou confiante? Porque temos:

  • reformas pela frente
  • confiança voltando o que tende a impactar crescimento econômico
  • inflação controlada
  • jutos vai se manter baixo
  • famílias pouco endividadas
  • empresas com bastante capacidade ociosa
  • fundos com pouca exposição a bolsa brasileira
  • valuations que mal retornaram a média.

Sim não tem nada de novo nesses pontos, mas então me mostre uma visão diferente… uma tese que se mostre mais forte que esses fatores que enumerei que eu mudo de opinião! Afete minha confiança nisso que citei acima e mudo de opinião!

Lição do dia:  procure opiniões contrárias, mas não se desespere com manchetes de jornal, nem mude de opinião só porque algum dito ban ban ban de mercado disse isso ou aquilo.

“We don’t have to be smarter than the rest. We have to be more disciplined than the rest.” -Warren Buffett

 

CONFIANÇA NO TIO WILL …SMALL11

Por fim, ainda sobre confiança, gostaria de pedir um voto de confiança pro tio Will aqui…kkkk

Eu erro sim…e sempre divido com vocês. Mas sou transparente e quero te ajudar a investir e ganhar dinheiro sempre! É propósito, missão, faço porque gosto, saibam e confiem nessas palavras.

Pois bem sexta-feira olhei o fechamento do SMALL x IBOV e isso me chamou atenção. Lembrei que comentei isso aqui e surfamos bem nos clubes da Valor Gestora de Recursos. Pra quem não lembra eu chamei atenção ao fato das small caps terem ficado para trás naquele momento e que uma correção poderia acontecer. Comentei a primeira vez aqui na Tônica de 01/10 e depois reforcei novamente na Tônica do tia 22/10 … ta aí a correção (linha azul o Small, linha verde o IBOV):

Lição do dia:

“Quando eu acerto eu não sou um gênio, mas quando eu erro eu também não sou um idiota” –  Will Castro Alves

 

CONFIANÇA ATÉ NA AGENDA 

No Brasil e nos EUA as agendas se assemelham com dados de PIB e confiança. Penso que no Brasil, apesar do PIB do 3T18 na sexta ser um indicador relevante, me parece um pouco olhar o retrovisor…penso que o indicador da confiança do consumidor agora na segunda é mais relevante e ajuda a confirmar essa melhora de humor dos agentes econômicos.

Nos EUA também. Temos o PIB na quarta, mas penso que o indicador da confiança do consumidor na terça ser mais relevante….ele e os estoques de petróleo, dado o frenesi atual na commoditie.

 

Olá amiguinhos…no episódio de hoje aprendemos sobre confiança! Só quem assistiu He-Man sabe o que é isso…lembram do Gorko e as lições de moral do final do desenho? kkkk 

Resultado de imagem para gorko lição do dia

Era isso.

Obrigado pela confiança até aqui e

Aquele abs

 

8 comments

  • Fala Will,
    Você zerou sua posição em ouro? Não acha que, com toda incerteza do mercado mundial, não vale a pena manter um pouco como hedge?
    Apesar de não termos sinais concretos de crise alguma, sabemos que as crises vem exatamente de onde ninguém imagina (normalmente)….
    Grande abraço

    • Fala meu velho.
      Zerei pela falta de grana aqui fora….queria manter mas não valia a pena manter tão pouco.
      Qdo a Avenue começar eu compro via ela. É porque achei que taticamente seria interessante uma exposição no Oil.
      Mas ouro tem o seu valor sim.

    • Hehehe.
      Então sai da QGEP algumas semanas atrás. Falta trigger de curto prazo.
      Mas nesses níveis me parece uma forma de se expor internamente (investindo no Brasil) a uma recuperação do petróleo e uma boa empresa.
      O não anúncio de dividendos e a perspectiva de gastar mais em perfurações e prospecção desagradou mercado…mas sigo vendo valor.

Leave a Reply