CARTEIRA #NOTBAD – DEZEMBRO 2018

Carteira do Will, Vídeos

Mais um mês e aqui vamos nós falar dessa carteira que tem me dado muita alegria. Vídeos explicativos no final. Vídeo resumo aqui embaixo

PERFORMANCE 

Mais um mês superando e superando bem o benchmarking! Apenas a CARD3 underperformou o IBOV…mas não tem problema porque isso aqui é um time!

cleveland indians hug GIF by MLB

A estreante LEVE3 mandou muito bem…ROMI3, foi aquele lateral que não comprometeu, jogou pro time….AGRO3 quietinha está indo hein!…BRSR6 contrariando até minhas expectativas seguiu sua toada de alta! “melhor porque é nosso” não é verdade?!

E lá vai a carteira … subindo o morro! Daleee!! #aquelaBocaDeJacaréQvoceRespeita!

NÚMEROS 

Para os matemáticos de plantão vamos aos números da rodada!

157% DESDE O INÍCIO …EU DISSE 157%!!!!

“ah mas tem custo” …. pode colocar os custos! calculo uns 3% no máximo para rodar essa carteira … e iso se tu quiser operar via mesa pq se for corretagem fixa então isso dilui.

  • Desdo o início a carteira acumula alta de 157% contra 42% do IBOV;
  • Em 12 meses são 77% da carteira contra 25% do IBOV;
  • No ano o IBOV sobe 17% ante ante 49% da carteira;

P.S: me corrijam se eu estiver errado…qualquer dúvida ou erro de cálculo me falem…sou péssimo com revisões…rs

 

CARTEIRA PARA DEZEMBRO 

Bom vamos ao que interessa. Último mês do ano é mês de fazer maldade? hehehehe

Que tal essa carteira?

Bom vamos lá…quem disse que time que está ganhando não se mexe? Bora mexer!

  • AGRO3 sigo achando exatamente o mesmo que já comentei aqui em 02/09/2018 quando coloquei o papel na carteira. Naquele momento enxergava uns 30% de upside tranquilo no papel. Sigo achando descontada e uns 20% de upside ainda tem no papel. Ela está indo…devagarinho mas vai… Pra quem não leu, clica aqui pro comentário de setembro. 
  • ROMI3 repito o que já tinha comentado aqui no mês passado quando adicionei. Confiança da Indústria aumentando bem + país retomando + algum investimento na formação bruta de capital fixa acontecendo + carteira de pedidos antevê um 4T decente + empresa com elevada capacidade ociosa que pode ser usada e gerar melhor rentabilidade + multiplos baixos. Esse é o resumo porque acredito nela.

Falando agora das entradas:

  • FESA4: mantive em carteira todo esse tempo…muita gente me perguntou porque ela não figurar aqui. Tinha receios quanto aos resultados, os quais se mostraram muito bons, mesmo excluindo os não recorrentes…comentei aqui.  Empresa verticalizando, ou reduzindo exposição a sua necessidade de energia com a compra do parque eólico sua operação com a integração, sem dívida, dividendo alto…negociando a múltiplos que não tem como ignorar. Se o lucro cair 20% o papel ainda vai negociar a 7x Lucro nas minhas contas…junto a isso um P/VPA 1,1x pra uma empresa que entrega um ROE alto…enfim, difícil justificar ela não estar aqui antes, isso sim!
  • MRVE3: operacionalmente não tem muito o que falar, a empresa sempre foi um dos, senão o melhor operador de construção de baixa renda do Brasil. Extremamente eficiente na operação e soube controlar endividamento. Dinâmica de resultados não tem sido a melhor, mas isso a meu ver está muito no preço. A correlação com o setor se desfez e a performance da ação me chamou atenção…dá uma olhada no gráfico – MRV em verde, IMOB em laranja e IBOV em preto. Uma tamanha diferença…será que justifica? Talvez…ou talvez o mercado tenha exagerado e haja espaço para correção.

O que vejo nela e porque agora: redução ou mesmo manutenção de juros baixo tende a impactar positivamente o setor em algum momento; retomada da economia ajuda esse que é um setor de high beta; empresa negocia com desconto de 10% sobre o valor de patrimônio e um P/L de 8x o que parece um belo desconto…penso que vale uns R$15,00.

  • CSNA3: CSN talvez seja um dos ativos mais difíceis de justificar e o disclosure em vermelho mais abaixo é válido…rs. Dito isso, lembro que em julho ela figurou na carteira e rendeu 16% em 30 dias! O que penso em relação a ela é: (i) uma aposta arriscada em beta mesmo, acreditando que o mercado é pra cima; (ii) uma aposta numa melhora em preços de commodities e numa resolução, ou no arrefecimento da guerra comercial entre EUA x China…comento na tônica isso; (iii) processo de desalavancagem em curso é o foco aqui… e com os juros se mantendo baixos temos mais um fator positivo para ela, ainda que apenas uma parte da dívida se beneficie disso; (iv) por fim mas não menos importante vale lembrar que siderurgia é industria e que o componente de recuperação nacional conta positivamente para ela. Pra finalizar em CSN: #oremos!

 

Com relação as saídas…

Banrisul (BRSR6): deu pra ganhar uma bela grana no ativo. Banco não está caro, mas ninguém quebrou por vender um ativo na máxima, ou por embolsar um belo lucro não é mesmo?

Mahle Metal Leve (LEVE3): se considerar o dividendo que a empresa anunciou o retorno total sobepr algo como 15% em úm mês. Notbad realmente. Pode ser precipitado…só o tempo dirá.

CSU Cardsystem (CARD3): continuo acreditando e afirmando tudo aquilo que escrevi aqui sobre ela. Ela sair da carteira foi simplesmente opção por assimetrias tão grandes quanto e pelo fato dessa ser uma carteira de 5 ativos e não 10, 15 ou 20.

 

Vale lembrar: eu sempre posso estar errado pessoal…podem discordar a vontade! Quem vai julgar vai ser o mercado e o tempo. Certos ou errados, torço para que todos ganhemos dinheiro! 

 

VÍDEOS EXPLICATIVOS

Vídeos explicativos para quem quer entender melhor o que é essa carteira:

 

Era isso. 

Aquele abs! 

 

4 comments

  • Engraçado, estava estudando fazer aporte este mês justamente em MRVE3 e CSNA3, na verdade o que me falta para comprar esta última é coragem, quanto a MRVE3 fico mais seguro. Acho que o mercado está precificando o fim ou redução do minha casa minha vida, acho que o Governo gasta uns 50 bilhões por ano com isso. No entanto, com a nova Lei dos distratos e mais os fatores que comentou acima, o setor tende a andar. Particularmente, não acredito no fim do programa, talvez uma nova roupagem, isso porque o setor de construção civil é intensivo em mão de obra, como uma das metas é reduzir o desemprego, acho que a nova Gestão não irá mexer com isso, fora o “custo” político.

  • Já ia esquecendo de agradecer pela LEVE3, entrei nela após o seu post, nunca havia entrado no meu radar, depois fui ler sobre a empresa, o último resultado e comprei o papel. Rsss Quando esbarrar com você nesse mundão eu pago um Gelo. Rsss abraço e curta bastante sua princesinha.

  • Willian Boa noite!!

    Meu camarada estou gostando de mais de seus vídeos, estou estudando e aprendendo com alguns materiais e sempre vejo seus vídeos.

    Cara estou investindo na JHSF3 e MEAL3.
    Vc pode falar um pouco sobre elas… principalmente da MEAL3 com esse impasse entre ela e a saporé.

    Um forte abraço meu amigo e muito obrigado.
    Ahhh ia esquecendo, também estou decolando junto com a carteira NOTBED.

Leave a Reply