IPO DO BMG: PORQUE FICO DE FORA

Brasil

PORQUE FICO DE FORA DO BMG

Vamos lá a ideia aqui não é fazer um post super completo resumindo todos os pontos de análise sobre o BMG…não. O objetivo aqui é só um resumo do que comento no vídeo…narrar os motivos pelos quais optei não investir ou participar do IPO do BMG.

Quem é:

É um banco essencialmente de varejo – 84% da carteira e com o Atacado tendo perdido espaço nos últimos anos.

Desses 84%, 89% são direcionados ao foco no cartão de crédito consignado

Esse cartão é muito bom para o banco que cobra juros bem mais altos que o crédito consignado para pensionistas do INSS (80% da carteira do cartão é de aposentados do INSS).

Porque fico de fora: 

1. SEU PRINCIPAL PRODUTO ME REPRESENTA UM RISCO

Cartão de crédito consignado foi criado numa canetada e poderia ser extinguido numa canetada tb!

Juro cartão de crédito = 3% am ; no convênio com o INSS o teto de juros é de 2,08% …quase 1% de spread a mais que justifica porque crescer tanto nesse segmento.

Além disso, esse é um produto que não permite a portabilidade.

Risco de competição, pois o BMG sendo avaliado em 7Bi ou 8Bi fazendo quase que exclusivamente esse único produto, poderia atrair o interesse de grandes bancos que hoje atuam timidamente no setor.

2. RISCO POLÍTICO

Não quero insinuar nada, mas qualquer empresa que tenha um relacionamento mais elevado ou próximo com agentes do governo corre o risco de se corromper.

BMG já foi acusado e absolvido inclusive.

Mas lembro que adquiriu o banco Schain que estava fortemente relacionado aos escândalos com o Mensalão.

3. VALUATION

Dado que este não é um banco que se proponha a ser digital, e que sua captação será usada essencialmente para crescimento do empréstimo pessoal, o qual tem taxa alta mas também inadimplência e concorrência alta…dado isso, penso que você tem que ser conservador ao assumir premissas de crescimento.

No meio do range de preços a R$ 12,50 papel negocia a 42x lucro e 1,8x valor de patrimônio. Enquanto isso você tem Banrisul negociando a 7x e a 1,2 book; ABC a 7x lucro e 0,9 de book…então existe o BMG viria a mercado com um prêmio que só se justificaria por uma diferença de retorno ou lucratividade acima da média.

Quando olhamos o ROE do BMG vemos que esse é menor do que o do ABC e do BRSR –  cerca de 12% e 15% contra 8% do BMG.

Por fim, mesmo que você considere um crescimento de 100% do lucro, ou seja, que esse dobrasse, estamos falando de um banco negociando a próximo a 20x lucro o que me parece ainda muito caro.

 

Era isso.

Aquele abs.

12 comments

Leave a Reply