20181226 – Tônica da Semana: BRACE YOURSELVES!

A Tônica

Vocês sabem muito bem que sou otimista incorrigível. Falei de IBOV a 100k no fim do ano e errei feio. Sigo otimista…desde o 1º turno onde Bolsonaro se saiu muito bem ficava claro que iríamos ter uma guinada na condução de política econômica. Tudo que sucedeu depois me parece como positivo….a vitória de Bolsonaro, um bom ministro da economia e presidente do BC, um time de ministros de primeira e diretrizes para economia que parecem música perto do que tivemos por anos a fio. …Então sigo otimista!

MAS, CONTUDO, ENTRETANTO, TODAVIA, NO ENTANTO…

O cenário externo não tem ajudado em nada… e só tenho uma coisa a dizer para essa semana curta: BRACE YOURSELVES, SHIT IS COMMING!

prepare black sails GIF by STARZ

Nosso presente de natal foi o petróleo derretendo e puxando junto mercados ao redor do globo…

 

 

Então sendo rápido sincero e direto: brace yourselves porque com o petróleo caindo 6% não é difícil imaginar a PETR4 vindo abaixo…junto a isso o mercado nesse mau humor deve puxar o nosso índice como um todo para baixo….e a cereja do bolo serão os grafistas apavorados com a perda de um suporte no IBOV nesses 85mil.

E só pra confirmar vale lembrar que o VIX explodiu! Nível daquele de fevereiro quando tivemos certo pânico passageiro com alguns ETF’s de volatilidade subindo e afetando o mercado como um todo…Dá uma olhada:

Aquela vez foi meio sem motivo, foi algo operacional, stops sendo trigados e afetando o mercado como um todo. Mas agora o buzz do momento são os tuítes nada convenientes do presidente Trump questionando a autoridade do FED…lá independência do BC é algo sério e mercado não tem gostado nada.

Junta a isso a dúvida do mercado quanto a uma resolução na questão da guerra comercial….Então panic mode ON.

Não por acaso o Ouro segue a escalada….ahhh se arrependimento matasse! Vendi o ETF de ouro que eu tinha e comprei petróleo…..que tal essa? Deplorável! Ao menos estaVA certo… Mas como sempre digo aqui: meu compromisso é com a verdade!

 

UMA OUTRA VISÃO….ASSIMETRIA A VISTA?

Apesar do título desse post e de uma tônica nada positiva para essa última semana do ano, gosto de trazer a memória que apesar de tudo que se diz e dos receios com recessão, a expectativa com o desempenho da economia americana se reduziu é verdade, mas segue em nível elevado:

E as estimativas ainda são de que a maior economia do mundo cresça mais de 2% em 2019:

E o mais interessante é que com as quedas recentes o S&P pode ter ficado barato…é possível estar havendo uma assimetria interessante. Abaixo o gráfico da relação Preço/Lucro a qual já ajustou bastante … mais abaixo uma comparação da correlação entre o S&P e o ISM que é um índice que mede a atividade econômica…veja como andam juntas…e veja que para justificar o que temos visto na bolsa, a atividade REAL deveria sofrer bem, ou então acabamos de identificar uma assimetria. Interessante o comentário do Deutsche Bank chamando atenção ao fato do valuation atal não condizer com os dados macroeconômicos e as expectativas…

 

VOLTANDO A TERRAS TUPINIQUINS…

Além disso, mesmo que a semana seja horrorosa quero lembro-vos que os mercados emergentes tiveram um ano horroroso como um todo…já sofreram…não é muito o caso do Brasil, mas ainda assim em nível agregado é possível que tenhamos uma reversão disso em 2019…e por isso sigo otimista.

Um sinal bullish a meu ver é o indicador do BofA Merril Lynch sobre medo e euforia….atualmente os mercados emergentes já estão no modo Panic ON:

Aí vem aquela máxima do value investing:

“Be fearful when others are greedy, and greedy when others are fearful.” -Warren Buffett

E nunca é demais lembrar que voltamos a crescer! Atividade econômica segue mostrando avanços aqui e acolá…

Já postei aqui em alguma outra semana que os indicadores de confiança que são bons para antever atividade seguem apontando para cima…então penso que o NOSSO fundamento não está ruim não!

Então senhores, permaneçam firmes ante a tempestade que se apresenta…investir em ações é assim mesmo…altos e baixos, muitas emoções…aliás muito controle das emoções! 

 

Queria desejar um baita ano novo pra todos! 

Tem sido um prazer dividir com vcs meus devaneios…

Forte abs aos amigos! 

 

26 comments

Leave a Reply