20190102 – Tônica da Semana: tic, tac, tic, tac presidente Bolsonaro

A Tônica

Feliz ano novo a todos meus amigos que me acompanham aqui!

MENSAGEM…Como postei no meu instagram, “não espero nada de 2019 e prefiro deixar os sonhos para as padarias”….agora objetivos tenho aos montes e não vou esperá-los acontecer, vou fazê-los acontecer! Então única mensagem que tenho para passar é: FAÇA um 2019 maravilhoso!

VOLTANDO A REALIDADE…temos uma semana curta de 3 dias, mas intensa!

A POSSE…gostei muito de assistir a cerimônia de posse do agora presidente Bolsonaro. Poderia aqui discorrer do forte apoio popular, da primeira dama que rouba cena, do discurso que mostra que Bolsonaro continua o mesmo da campanha, da excelente equipe de ministros, etc.

Mas a realidade, a meu ver, é que nada disso faz preço! Agora é que são elas e o relógio começa a rodar…tic, tac, tic, tac, tic, tac.

Cada dia conta e é importante … penso que o primeiro ano do mandato será crucial para que ele consiga se consolidar e governar … Bolsonaro precisa aproveitar o capital político que possui para acelerar em todas mudanças que precisamos … muitas dessas reformas não são impopulares, são remédio amargo mas que podem conquistar a confiança dos investidores mais céticos precisa ser hábil para conduzir o congresso e sua equipe de ministros, muitos dos quais não tem experiência política … e por fim, precisa manter a seu governo longe de qualquer mácula de corrupção.

Penso que é isso, ou seja, ação e mudança efetiva que seja o ingrediente que esteja faltando para que haja uma atração de capital estrangeiro e nossa bolsa possa andar.

Sigo otimista como venho salientando por meses…meu otimismo decorre de: 

  • Uma equipe de ministerial de primeira.
  • Um país que já demonstrou sinais de retomada – melhora da confiança, melhora de indicadores de utilização de capacidade instalada, crescimento ainda tímido, mas já existente, entre outros.
  • Ao que tudo indica teremos um ano com taxas de juros baixas.
  • Potencial de reprecificação dos ativos brasileiros.

Boa sorte presidente!

Bolsonaro exibe a bandeira do Brasil ao lado do vice Hamilton Mourão na solenidade de posse (Foto: Ed Ferreira/Brazil Photo Press/Folhapress)

 

MAS TEM QUE COMBINAR COM OS GRINGOS…mas o meu otimismo dá espaço a razão… e de fato o ambiente internacional não tem ajudado com o S&P 500 chegando a acumular queda de 20% até o natal! A boa nova é que talvez, bons ventos estejam surgindo…no curto prazo houve certa recuperação no S&P:

E o índice de volatilidade arrefeceu:

Apesar disso o Ouro segue sua escalada…seria a fraqueza do dólar, ou o sentimento de perigo que estão empurrando ele pra cima? Mea culpa: eu estava certo, mas não tive paciência em manter a posição… =(

Mas a semana começa pesada com os índices asiáticos em queda após a contração da atividade industrial chinesa … a primeira em 19 meses! Pode isso Arnaldo? Dado veio em 49,7 que é abaixo de 50 (linha vermelha no gráfico abaixo)

Isso é bem ruim porque traz a memória as discussões entre China e EUA…ou seja, a atividade esta arrefecendo como resultado da Guerra Comercial…e a segunda maior economia do mundo crescer menos, não é bom! Mas também tem uma explicação na sazonalidade…os chineses comemorarão seu ano novo no dia 5 de fevereiro e normalmente antes do seu ano novo a atividade arrefece…a ver.

All in all, esse arrefecimento Chinês tenderia a bater no próprio EUA…abaixo gráfico dos componentes importados pela China (linha azul clara) e a linha azul escura mostra os pedidos de bens duráveis nos EUA… se a correlação não falhar, tenderíamos a ver queda na atividade industrial americana? Rola para baixo…

Atividade nos EUA arrefece? Tivemos alguns dados que sugerem isso como o Kansas City Fed manufacturing index, o Richmond Fed index, o Dallas Fed manufacturing index …são indicadores regionais, mas todos apontando para o mesmo lado…por isso isso será importante observar o PMI da Industria divulgado hoje. Abaixo um gráfico que busca “prever” o PMI a partir desses indicadores regionais…se estiver certo o normal seria uma bela queda no PMI…

 eyes stare intense charlie murphy ominous GIF

Mas calma…sigo lembrando alguns pontos positivos da economia americana que muitos esquecem: 

  • A expectativa de crescimento para os EUA ainda roda na casa dos 2,5%
  • O arrefecimento com um preço de petróleo mais barato ajuda a controlar as expectativas inflacionarias e requer menor aumento de juros.
  • Mercado de trabalho segue forte e confiança do consumidor em níveis recordes.
  • Dados de vendas nas mesmas lojas do varejo americano seguem em patamares bastante elevados.

Daria pra citar outros, mas não quero ser enfadonho….

Opinião…Sobre EUA sigo achando que tem muita “espuma”, muita gente doida para acertar a “grande nova crise” após anos de avanço econômico e de valorização em preços de ativos. Sigo achando que falta enxergar bolha, aquele exagero típico de períodos de boom. Citei semana passada que a precificação de ativos andava desconexa da realidade econômica e que os valuations nos EUA já se ajustaram bastante…em outras palavras, tem coisa barata já por lá! Mas de fato, a questão comercial e seus desdobramentos tem que ser monitoradas….seguem fazendo um ruído alto no curto prazo.

 

PRA ACABAR…Enfim não tenho opinião para os juros, a inflação ou o dólar ao fim de 2019….citei uns 2 meses atras sobre o IBOV em 100 mil…. viram que errei feio! Rs

Então seguirei aqui, semanalmente revisando minhas teses e escrevendo esses meus devaneios semanais. Espero que gostem! 

Era isso, 

Aquele abs. 

 

17 comments

Leave a Reply