20190114 – Tônica da Semana: IBOV, don’t let me down!

A Tônica

Estive esse fim de semana em Liverpool….aquele frio e um vento na orelha desnecessário…já conhecia a cidade… mas fui com os meus velhos que queriam visitar o The Cavern…justo.

Esse clima de Beatles me ajudou a escrever a Tônica…

Começando primeiro pensando no sol (raro aqui pela Inglaterra) e em como ele ilumina nossas ideias! Então se eu posso ajudar os meus queridos amigos e leitores com algum tipo de lição, aqui vai:

Here comes the sun…Liçãozinha da Semana 

Sempre pertinente lembrar que: o mercado chacoalha e por isso se chama renda VARIÁVEL! Como cantavam os Beatles: twist and shout….mercado se mexe e faz barulho!

Mas porque Will se a bolsa está subindo?

Exatamente por isso! Se amanhã ou depois cair 5% ou 10% aparentemente do nada, saiba que é isso mesmo! Se você não consegue dormir vendo uma posição no -20% melhor nem descer para o play! Abaixo o gráfico do S&P 500 em 10 anos…alta de mais de 350%, mas várias chacoalhadas de até 20%…que tal? Estão preparados?

 

IBOV don’t let me down!! 

Indo a Tônica, começo dizendo que estou preocupado…não sei se foi o efeito da Guinness que eu estava tomando, mas ao ouvir o Don’t let me down pensei no IBOV! Rs

Me preocupa sermos capa de site…estamos no hotspot…não lembro de um caso onde isso foi bom…onde o resultado positivo…então pay attention guys!

Link para matéria 

Essas matérias me dão medo…por isso canto “IBOV don’t let me down!!!”

 

She’s got a ticket ride 

Mas o que vem levando a bolsa a essa alta toda? Bom sugiro ler minhas tônicas e meu otimismo de outrora. Já vinha comentando como a nossa performance realmente destoava do mundo…só pra relembrar o gráfico…

Mas especificamente nessa semana que passou a bolsa brasileira ganhou um “ticket to ride” pra cima. Em suma a volatilidade (VIX) baixou, o dólar enfraqueceu, o S&P andou, e as commodities se recuperaram (vide gráfico) … então foi uma semana onde investidores procuraram o risco em geral.

Mas a real é que: she don’t care! 

 

Please Mr. Postman entregue esse crescimento 

Isso porque existe uma grande expectativa com a economia brasileira.

Sem entrar no detalhe do governo e das possíveis mudanças, o fato é que o mercado trabalha com uma expectativa de que as empresas brasileiras entreguem um crescimento de lucros acima da média de pares comparáveis…abaixo gráfico do CS que dá conta disso:

I been waiting a long, long time…

Então Mr.Postman por favor ajude que o CS esteja certo e que esse cenário se materialize!

 

Money can’t buy me love…mas lucros, quem sabe?! 

Lucros elevados são a musa inspiradora de qualquer investidor….então esses lucros mais elevados estimados, exercem uma influencia muito grande no múltiplo Preço/Lucro do IBOV…mesmo após a alta recente, essa relação se encontra muito próximo a média histórica…parecendo longe de estar cara – primeiro gráfico.

E abaixo o IBOV dolarizado mostrando que a alta talvez não seja tão grande quanto nos parece.

 

Help, I need somebody

Mas apesar de ser um otimista incorrigível eu não posso fazer vistas grossas a certas coisas. E uma delas é esse gráfico. I need somebody pra me dar um help e explicar quando a produção industrial vai voltar a subir de forma consistente e sustentada?! Último dado foi sofrível!!

Digo isso porque me chama atenção essa descorrelação do dado de economia real (produção industrial na linha amarela) com a nossa bolsa. (fonte: @TaviCosta)

 

A Hard Day’s Night

Well são 1h30 da manha … It’s been a hard day’s night, and I been working like a dog nesta tônica. Não quero passar uma visão pessimista, mas sim realista de que a qualquer momento podemos ser atingidos por um “pombo sem asa” …aquele soco que vem ninguém sabe de onde…tipo esse do Roy Nelson no Minotauro:

destroys ufc fight night GIF

Essas capas e o consenso otimista me deixam preocupados e fazem levantar a guarda…só isso.

Vou dormir e sigo cantando:

IBOV, don’t let me down! 

Don’t let me down! 

 

Era isso.

Aquele abs.

 

9 comments

Leave a Reply