Buggpedia: O que é Dívida Líquida / Patrimônio Líquido?

Buggpedia
Dívida Líquida / Patrimônio Líquido
O que é a Dívida Líquida / Patrimônio Líquido? Para que serve?

 

A Dívida Líquida sobre o Patrimônio Líquido é mais um indicador de endividamento e de saúde financeira de uma empresa. Ele é usado para avaliar a alavancagem financeira de uma companhia em relação ao seu Patrimônio Líquido, ou seja, seus ativos líquidos.

COMO CALCULAR

O cálculo é bastante simples e também só envolve duas variáveis. A dívida Líquida que é a Dívida Bruta menos as Disponibilidades da companhia (vale ressaltar que se esse resultado for negativo, quer dizer que a empresa está com caixa líquido positivo) e o Patrimônio Líquido que são o total de ativos menos o total de passivos. Para calcular basta dividir a Dívida Líquida pelo Patrimônio Líquido.

 

(Dívida Líquida / Patrimônio Líquido) x 100

 

Vale destacar, que o resultado é expresso tanto porcentagem, quanto em forma de número. Além disso, todas essas informações estão disponíveis nos resultados trimestrais das companhias abertas.

 

ENTENDENDO A DÍVIDA LÍQUIDA / PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Vamos a um exemplo, o Grupo Pão de Açúcar (empresa de comércio e distribuição) que atende pelo Ticker PCAR4. Segundo o 3T18 a empresa terminou o mesmo com uma Dívida Líquida de R$ 4.160.000.000 e um Patrimônio Líquido de R$ 10.780.000.000. Então basta dividir.

 

= 4.160.000.000 / 10.780.000.000

= 0,386 x 100 (para transformar para porcentagem)

= 38,6%

 

Sendo assim, podemos concluir que no final do 3T18 o Grupo Pão de Açúcar devia 38,6% do seu Patrimônio Líquido. Como “regra de ouro” é sempre bom investir em empresas que estejam devendo menos que 50% em relação ao seu Patrimônio Líquido. Caso esteja acima de 50%, como 70% ou 80%, vale a pena analisar melhor e entender como é a dinâmica dessa dívida.

Outro ponto, é sempre usar esse indicador em empresas do mesmo setor, vide que em outros setores, outras companhias têm diferentes estruturas de capitais para se financiar ou executar suas operações. Como Concessionárias e empresas Siderúrgicas. Além disso, caso a companhia seja muito rentável, vale mais a pena usar o indicador “Dívida Líquida / EBITDA”.

Por fim, entende-se que esse é só mais um indicador dentre uma infinidade de muitos outros. É bom sempre usar o máximo de ferramentas que estiverem ao seu alcance na hora de se analisar uma companhia.

 

Eu me chamo Breno Bonani e espero ter ajudado!

Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ 

 

One thought on “Buggpedia: O que é Dívida Líquida / Patrimônio Líquido?

Leave a Reply