CARTEIRA WILL – 20190225

Carteira do Will
CARTEIRA

Sim eu sei é chato…mas a realidade é que sigo com a mesma carteira e meu objetivo aqui é mostrara a verdade sempre. Obviamente que como qualquer ser humano fico me perguntando e até lamentando:

“por que não entrei naquela ação que explodiu”

“por que não aportei no fundo daquele gestor da moda”, etc .

O fato é que como investidores temos que parar de querer agir como site de notícias que está sempre por dentro do que está acontecendo. Nosso trabalho não é esse…aproveito e cito uma mensagem do oráculo:

“We don’t have to be smarter than the rest. We have to be more disciplined than the rest.” – Warren Buffett

Como qualquer investidor por vezes tenho desejo de comprar aquele “mico” que está sendo comentado; ou pensar em alguma operação “diferente” que possa me fazer ganhar dinheiro….Cada um tem seu perfil e respeito quem haja dessa forma…mas da minha parte, tento sempre me lembrar que meu objetivo aqui é buscar 20% de retorno no ano…se vou conseguir são outros 500, rs….mas busco isso….e o faço através daquilo que mais entendo que são ações…e sempre guardando uma reserva para eventualidades. Simples assim.

AÇÕES

E obviamente que nessa caminhada me pego P_ da vida vendo ativos que já tive, performando excepcionalmente bem.

CSN é uma delas…vendi mês passado a R$ 10,50 com 14% de ganho em 2 meses…excelente não é mesmo? Mas ver o papel 18% acima do seu preço, menos de 30 dias depois te deixa meio “de cara”…paciência….é o que tenho que aprender.

Semana passada comentei de VULC3, BRKM5 e AGRO3…pra quem não viu, segue o LINK. E na outra semana sobre VALE3, LOGG3 e BRPR3…segue o LINK.

E pra quem acha que FESA4 e TRIS3 subiram demais e por isso estão caras…diria o seguinte:

Se a Trisul (TRIS3) entregar o meio do guidance de lançamentos programados para 2019 e mantiver sua margem líquida de 14%, a empresa caminhará para R$ 100 MM de lucro…se isso for verdade ela negocia a míseros 7,1x lucro e a 1,06x book…longe de ser cara não é mesmo?

Ferbasa (FESA4) é um ativo que “quieto” já me rende 42% em 7 meses.  Empresa muito bom em diversos sentidos, mas falando em preço…mesmo após a alta está longe de ser cara. Lucros dos últimos 12 meses teve um não recorrente que foi a compra da BW Guirapá (75 MM)…então excluindo esse, chego a um lucro de 275 MM e o papel negociando a 8,4x lucros. Dólar tem se mantido em um bom patamar e ela caminha para entregar um bons números no 4T18 …. com o que tem feito, vejo ela negociando a 4,7x Ev/Ebitda e uns 20% de upside.

 

#NOTBAD

Sem grandes ganhos no geral da carteira nessa semana …mas o que importa é que caminhamos para mais um mês batendo o IBOV e gerando ganhos para aqueles que confiam, acreditam e tem paciência.

Buscamos sempre acertar mais que errar…e isso não nos torna gênios….vamos sempre errar, mas isso também não nos torna idiotas!

Lembrando que sexta-feira agora (1ºde março) posto a carteira de Março, ok? 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Yotube: Willcastroalves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

 

23 comments

    • Eu saí pq achava que tinha precificado bem a realidade já.
      Tenho estado errado…kkkk
      Tomara que eu continue errado e tu ganhe dinheiro! Faz parte…é assim mesmo.
      Forte abs irmão!

  • Will, valeu pela atualização. Uma dúvida: quando você vai comprar ou vender um ativo da carteira, você espera a divulgação do próximo balanço trimestral (desde que esteja prestes a ser divulgado) ou simplesmente segue sua estratégia?

    • Boa pergunta Leandro.
      Confesso que não espero não…sigo a estratégia.
      Na real no passado comprava qdo bem entendesse.
      Atualmente, como me comprometi a seguir a Carteira #Notbad, tento seguir a experiência daqueles que me seguem…ou seja, comprar o ativo tão logo eu divulgue a carteira…no primeiro dia útil do mês. É uma forma de me aproximar do leitor e “sofrer” ou me alegrar com ele…da proximidade.
      Acho que é isso.
      Abs

  • Will você fala que seu objetivo é ter 20% ao ano, sua carteira está conseguindo esse objetivo onde podemos ver esse percentual?

    • Erlandes esse é meu objetivo pessoal… é um retorno e tanto…tal qual do gênio Warren Buffet….por isso levo como uma meta, um desejo, um objetivo. E quando falo isso, falo da carteira TOTAL e não só a parte de ações…então veja que tem uns 20% não alocado em ações que certamente não rende isso ao ano.
      Posso te dizer que 2017 consegui 17%, 2018 consegui 22%…trazendo para uma taxa anual seria o equivalente a 19,5%.
      Com relação a comprovar isso, não há como pois não estou aqui vendendo nada…simplesmente dividindo experiências…então nã há “onde ver isso”.
      No tocante a ações divido mensalmente a performance da Carteira #Notbad a qual tb sigo comprando os papeis que nela constam…
      Acho que é isso.
      Abs

    • Erlandes esse é meu objetivo pessoal… é um retorno e tanto…tal qual do gênio Warren Buffet….por isso levo como uma meta, um desejo, um objetivo. E quando falo isso, falo da carteira TOTAL e não só a parte de ações…então veja que tem uns 20% não alocado em ações que certamente não rende isso ao ano.
      Posso te dizer que 2017 consegui 17%, 2018 consegui 22%…trazendo para uma taxa anual seria o equivalente a 19,5%.
      Com relação a comprovar isso, não há como pois não estou aqui vendendo nada…simplesmente dividindo experiências…então não há “onde ver isso”.
      No tocante a ações divido mensalmente a performance da Carteira #Notbad a qual tb sigo comprando os papeis que nela constam…a mesma acumula ganhos de 46% em 12 meses.
      Acho que é isso.
      Abs

  • E doloroso ver um papel que tiramos da carteira subir depois que encerramos a operação, contudo essa situação é parte do negocio, quanto mais cedo aprendemos a lidar com isso, melhor passamos na bolsa. Geralmente quando saio paro de acompanhar o papel se não estiver pretendendo voltar para operação, é tipo um resguardo. No mais é seguir como na frase do oráculo e aprimorar a disciplina. Abraço Will

  • Olá William,
    também tenho uma carteira com 9 ações e justamente FESA4 é minha maior vaca leiteira!
    ativo pra reserva futura de aposentadoria!

    Tenho outras como irbr, ciel, slce, b3, bb. O que acha?
    Não gosto do setor imobiliário.

    Abs.

    • Boa Cícero!
      Acertaste muito bem em IRB hein! São boas empresas…mas como tudo na vida muda, algumas ficaram desatualizadas como a CIEL…mas faz parte! Sucesso na sua carteira.
      Abs.

  • Valeu William grato!
    Sim, a ciel virou uma pimenta quente pronta pra explodir! seus fundamentos continuam ótimos e ela está investindo pesado nos micro e pequenos empreendedores.
    Inclusive aportei mais devido seus gordos dividendos.
    Mas sempre visando longo prazo.
    Abs!

  • Willian, boa noite!
    Parabéns pelos resultados!
    Por favor, me ajude com uma dúvida:
    Como é calculada a coluna Contribuição?
    Boa semana!
    Daniel

    • Opa muito obrigado meu caro.
      É resultado da multiplicação da participação do ativo na carteira (uso 20% para cada ativo) pela sua performance no mês (alta de 10% por exemplo).
      Ativo subiu 10% e responde por 20% da carteira…sua contribuição é de: 0,1*0,2 = 0,02 = 2%
      Abs

  • Parabéns pela competência e humildade nas mensagens!!! Agradeço imensamente por compartilhar as análises. Você não tem ideia como está me ajudando. Enfim, mais uma vez muito obrigado!!!

  • Will, bom dia!!
    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelas análises e a maneira com as fazem. Muito coerente, com ótimo senso crítico e didática espetacular.
    Vc já chegou a analisar o case da JSL (JSLG3)? Empresa que possui 70% das ações da Movida e que também detém a Vamos, empresa de logística focada em veículos pesados de lançará IPO em breve.
    Obrigado e ótima semana!

  • Boa tarde Will, tudo bem?
    Parabéns pelo canal. Tive conhecimento dele recentemente.
    Sou adepto a análise gráfica, mas venho tentando me aprofundar nos conceitos da análise técnica e o blog tem me possibilitado insights.
    Para a escolha de um ativo, você considera indicadores como P/L, P/VPA, Liquidez, ROE, Dívida Líquida, entre outros.
    Minha dúvida é quanto ao momento de se desfazer dele. O que avaliar para reconhecer que o ativo está no preço ou além, ou mesmo para decidir manter um ativo que subiu 30% em poucos dias.
    Obrigado.
    Abraços.

    • Boa Vagner! Faz muito bem em buscar mais conhecimento…e agradeço de coração o interesse pelo meu conteúdo.
      Tua pergunta é bem simples mas de difícil resposta. Acertar o timming é importante e suuuper difícil.
      Eu acerto e erro…rs. Veja saí de MRV ali nos 15,00 ..por ora acertei. No entanto sai de CSN nos 10…acho que errei feio neh…rs.
      É dificil…mas tento ser fiel a minha análise previa. Qdo comprei MRV mirava nos 15,00 por entender que ela estaria mlehor precificada nesse patamar. Qdo bateu nele, olhei novamente a empresa e o cenário para ver até onde tinha mudado. COmo não acho que mudou muito, saí..e deu certo.
      Acho que é um mix de fazer conta novamente e ler o cenário.
      Ou seja, não tenho uma resposta objetiva pra ti dar.
      Espero ter ajudado.
      Forte abs

Leave a Reply