CARTEIRA #NOTBAD – MARÇO 2019

Carteira do Will
PERFORMANCE

Mais um mês onde não posso reclamar…mais um mês realmente #Notbad! Alta de 4,85%, gerando um alfa de 6,7p.p. no mês!  Destaque absoluto para 2 ativos que performaram brilhantemente e catapultaram o resultado agregado dessa carteira. Claramente falo de Ferbasa (FESA4) e Trisul (TRIS3). Vale (VALE3) também bateu o benchmarking mesmo envolta em muita incerteza acerca dos desdobramentos da tragédia de Brumadinho. E como não vamos acertar todas, Log (LOGG3) acabou underperformando o índice.

Foi um mês difícil para o mercado tal qual comentei dia 04/02 na Tônica da Semana , onde chamei atenção para o fato dos investidores estarem atentos para “treinar sua esquiva”… Naquele dia comentei:

Sigo otimista e acredito que os ventos externos podem ajudar…Entretanto penso que muita coisa foi colocada previamente na conta. Brasil não virou a Dinamarca e precisamos de fato entregar coisas. Penso que o PIB está mais para 2% ou até mais baixo, do que pra 3%…penso que juros seguirão dando uma folga boa para esse ano e não devem subir ficando em 6,5%…Mas quando vemos figuras como Renan Calheiros e o circo que foi a eleição do senado dá até calafrios…por isso quis chamar atenção ao investidor “treinar sua esquiva”.

Lembram o que comentei no último posta da Carteira aqui? Claro que não lembram neh…mas tudo bem..ta aí:

Meu feeling é de que vamos ter um mês tenso com a

  • Eleição no senado;
  • Discussões de previdência;
  • Trade war chegando a um deadline nos EUA;
  • Brexit chegando a um deadline na Europa.

Acho que acertei né.

 

NÚMEROS

Em termos de números penso que não há o que questionar…números não mentem…e fico feliz porque eu coloco o meu dinheiro nos ativos que aí estão!

  • Desde o início a carteira acumula 204% contra 52% do IBOV!
  • Performance de 12 meses: 51% contra 12% do IBOV!
  • No ano praticamente o dobro do IBOV! 16,7% conta 8,8%!
  • Até aqui foram 21 meses de existência, com a carteira batendo o IBOV em 15 meses, ou seja, 76% dos meses.

 

CARTEIRA PARA MARÇO

Tal qual comentei acima, os fatores mencionados seguem no mercado….por diversas vezes as coisas não mudam do dia pra noite. Os grandes temas macro do ano parecem dados: desaceleração nos EUA e China as 2 maiores economias do mundo; trade war; falência da economia europeia + Brexit; Reforma da Previdência e governabilidade no Brasil.

Então penso que o curto prazo tende a seguir tenso, com eventos lá fora e aqui dentro…então espero um março igualmente turbulento…#sorry … ah e nem preciso dizer que torço de coração para estar equivocado neh! Rs.

Dito isso…pensei….pensei…pensei….pensei…pensei….pensei…pensei….pensei…pensei….pensei…pensei….pensei.

E optei por não alterar em nada a carteira para março.

Confesso que a convicção estava bastante baixa para alterar qualquer coisa. Além disso, vejo potencial nos ativos que hoje estão na carteira. Você pode perguntar: “pq você mantem AGRO3 que não anda na carteira”; ou “porque ainda manter FESA4 depois de toda alta”…bom pelo simples fato de que vejo valor em ambas mesmo com uma subindo e a outra não…rs.

E como SEMPRE digo: eu sempre posso estar errado! Mas meu compromisso aqui é em divulgar e fazer aquilo que eu acredito de fato e ser verdadeiro sempre. 

Vídeo comentando um pouco mais…

 

VÍDEOS EXPLICATIVOS

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Yotube: Willcastroalves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

20 comments

  • Will, você é o cara! Obrigado pelas dicas de investimento. Sei que se você estiver errado eu também vou pagar o preço, porem venho te acompanhando a mais de um ano e comecei a seguir a carteira #NOTBAD em Dezembro (mês que entrei de vez na bolsa) e estou muito feliz com os resultados. Estou aprendendo muito e pretendo em breve andar com as próprias pernas, pois entendo que estas dicas são para isto mesmo.
    Gosto da forma simples que você aborda algo tão complexo,

    Valeu…

  • E aí brother! Imaginei que não ia alterar nada! Acho que ACERTEI por aqui kkk!

    Muito bom, meus sentimentos ainda acho que vai ser de raios e trovões para março! Nosso governo precisa entregar resultados… x trade war para você, ainda é uma incógnita????

    Obrigado desde sempre brow

  • Olá Will, um prazer te enviar uma mensagem.
    Não entendo nada sobre investimentos, to começando a estudar, e aprendendo muito com vc.

    Tenho uma dúvida, acho até q deve ser besteira mas…

    tipo, vc fechou a carteira em fev com valorização de 4,85% …suponhamos que em março vc não faça movimentação nenhuma e que a valorização das ações em carteira permaneça nos 4,85%.
    ..então, acho q vc preencheria a tabela com a valorização de 4,85% e o gráfico iria para 318,74 …mas acontece que o gráfico mostraria um valor irreal já que essa valorização, aparentemente, já teria sido contada no mês anterior. É isso mesmo?

    • Já descobri onde eu tava errando. A sua comparação é sempre em relação ao preço de fechamento do dia, do mês anterior, e não em relação ao preço médio de compra. Vlwss

    • Que bom saber que estou ajudando Eduardo! É uma honra e pra isso estou aqui.
      Não de forma alguma. Para que não aconteça isso o que faço é que considero os preços de fechamento de cada mês…logo é como se eu montasse toda a carteira novamente com novos preços…então cada mês zera e começa de novo. O que o gráfico considera é a capitalização das performances mensais como se você aplicasse a cada mês.

      Ex: tinha 10 mil …apliquei em 28 de dezembro de 2018…em janeiro a carteira subiu 11,32%…portanto meu capital se tornou 11.132….apliquei esse valor em fevereiro…a carteira se valorizou 4,85%, portanto passei a ter 11.671…aplico esse valor em março…aí digamos que a carteira caia 10%….passarei a ter 10.504 (11.671 – 1.167).

      Entendido?
      Abs

      • Exato Will!! …muito obrigado! Continuo acompanhando e torcendo muito por vc, um dias nos encontramos por aí. vlwss

  • Will, por que quando olho os valores que fecharam na sexta as ações da sua carteira, não são os da sua planilha?
    Quando vc fecha?

    • Fernanda acredito que tu estejas cometendo algum engano…pego sempre o fechamento de sexta sim.
      No caso da #Notbad eu posto sempre a cotação de fechamento do mês…seja este na sexta, segunda, quinta…independe…pq é o fechamento do mês.
      Podes me mostrar onde está errado?
      Obrigado, mesmo assim.

  • Will. Obrigado!! Muito brigado!

    Teria como disponibilizar a planilha que você apresenta aqui pra nós pois assim poderia fazer os mesmos números? Não consigo fazer da mesma forma que você acho a sua muito melhor…

  • Caro Will,
    Eu estava desde o primeiro dia de carnaval estudando análises gráficas de daytrade porém, hoje acabei decidindo pesquisar mais sobre o assunto…será que vale a pena mesmo? Após assistir videos de algumas pessoas que me fizeram abrir os olhos, mudei de idéia. E vc foi uma delas e a que mais me convenceu através de vídeo referente ao comentários de bilionários. Diante disso, depois de assistir alguns videos no seu blog, gostaria que vc me informasse onde consegue as informações dos indicadores que vc menciona em alguns vídeos, para que eu pudesse também fazer as análises e aprender a escolher os melhores ativos. Caso vc tenha também indicação de algum material de estudo, por favor me informe.
    Parabéns pelos videos e muito obrigado
    Grande abc

    • Exato…eu fiz um vídeo com 5 motivos porque EU não sou trader…mas as pessoas não precisam ou nem devem acreditar em mim…talvez se eu chegar a ser bilionário, ok…kkk… mas po tem q respeitar os cabelos brancos e os bilhões de quem tem experiência de fato no mercado!
      Tem várias fontes. A mais barata e acessível a todos é o Fundamentus.com.br
      Mas pode usar o Investing.com, plataformapenserico…etc
      Pago tem o economática….e muito caro o Bloomberg.com.
      Forte abs

  • Caro Will, boa noite.
    De antemão quero te agradecer e parabeniza-lo pelo video que vc postou a respeito de nao viver de trade. Em um dos videos vc postou que utiliza os indicadores para analisar os ativos de Acoes. Gostaria de saber quais as fontes que vc utiliza para fazer as analises de empresas e atualizar sua carteira ss necessario., ou seja, pra vc rodar os indicadores onde vc pega as informacoes? Obrigado…abcs

    • Fala Rodrigo.
      Tem várias fontes. A mais barata e acessível a todos é o Fundamentus.com.br
      Mas pode usar o Investing.com, plataformapenserico…etc
      Pago tem o economática….e muito caro o Bloomberg.com.
      Forte abs

Leave a Reply