Buggpedia: O que é a Receita Bruta (Gross Revenue)?

Buggpedia
Receita Bruta (Gross Revenue)
O que é a Receita Bruta? Para que serve?

 

A Receita Bruta tem um papel muito importante na DR (Demonstrativo de Resultado). Ela representa o total de vendas de produtos, mercadorias ou serviços de uma companhia. Ou seja, ela é o faturamento daquele negócio. Sendo assim, esse número dentro do Demonstrativo de Resultado, pode ser um indicador importante para mostrar ao investidor como andam as vendas (que reflete no crescimento da empresa).

COMO CALCULAR

Vou ser franco, esse indicador é mais entendimento sobre o seu conceito do que cálculo em si. E não existe exatamente uma formula para chegar na Receita Bruta. Como comentando anteriormente, nada mais é que o total de vendas de um produto ou serviço. O que se pode fazer é, por exemplo (isso é uma hipótese), imagine que a companhia ABC venda celulares para outras companhias, cada celular sai em torno de 800 reais e no último trimestre foi apurado uma venda total de 2000 celulares. O cálculo ficaria:

Receita Bruta = 2000 x 800 = R$ 1.600.000,00

Vale ressaltar também, que quando estamos analisando companhias abertas, todas sem exceção, são obrigadas a mostrar em seus demonstrativos. Sendo assim, vale mais o entendimento da DRE.

A imagem a abaixo mostra a sequência de uma DRE:

Notem que o nome só foi trocado, “Receita de Vendas” ou até “Receita Bruta de Vendas”, é a mesma coisa que Receita Bruta. É a Receita Bruta quem começa toda a DRE, sendo dela retirada a dedução de vendas e os impostos, para chegar na Receita Líquida. Viu porquê não tem exatamente uma formula ou equação para chegar na Receita Bruta? O seu entendimento é mais importante, além de dar base para continuar o resto da DRE.

É importante frisar o quão importante é para o investidor em geral, estar cada vez mais familiarizado com a DRE e os Balanços. Além de entender o passo a passo das operações, entender como o Lucro Líquido chegou naquele resultado no exercício ou porquê a Receita Líquida sofreu uma variação tão alta no trimestre passado. Isso é crucial para qualquer análise.

ENTENDENDO A RECEITA BRUTA

A Receita Bruta é de grande importância para o gestor, investidor ou qualquer pessoa que esteja à frente das operações da empresa. Com os dados da Receita Bruta de Vendas, é possível se preparar para eventuais sazonalidades, o que dá margem para a companhia se organizar e preparar o quanto de matéria-prima ela precisa comprar, se vai ser mais ou menos naquele trimestre. Outra informação que pode ser de extrema utilidade, é saber quais produtos ou serviços saem com maior velocidade e aqueles que por sua vez demoram mais para sair, dando mais uma vez, uma margem para a companhia agir. Para completar o raciocínio, ela pode também servir de “termômetro” para novas contratações, em períodos em que as vendas são maiores (como feriados estratégicos ou natal).

Por fim, acho que ficou claro como funciona a dinâmica da Receita Bruta e como ela é bem simples de se entender. Sendo ela de extrema importância, tanto para o management (gestão) da companhia quanto o investidor.

 

Eu me chamo Breno Bonani e espero ter ajudado!

Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

Leave a Reply