CARTEIRA WILL – 20190422

Carteira do Will
CARTEIRA

Semana passada fiz um extensivo comentário sobre minha opinião acerca das opções pra quem não viu segue o link: Carteira Will 20190415 – Comentário sobre OPÇÕES

Pois bem, dá semana passada pra cá apenas aumentei a posição de caixa, zerando os 2% que tinha alocado no XP Ref DI…mais para deixar dinheiro já em caixa em caso de alguma compra…caso faça alguma operação. VErdade que o fundo tem liquidez diária e eu teria tempo para fazer caso comprasse algo, mas estou de passagem no Brasil e os dias tem sido mega corridos por aqui…visitar família com filha pequena consome o tempo…rs.

No mais seguimos:

AÇÕES

Assim como comentei na Tônica da Semana, nesse cenário dúbio de “se aprova as reformas tem muito upside” e “se nada for aprovado está caro” o que nos resta fazer é:

(i) se mexer o mínimo possível, pois como digo o mercado é tipo briga de torcida, se você entrar no meio vai dar uns socos, mas pode levar uns pontapés;

(ii) buscar operações alternativas como a venda de call’s para remunerar carteira; no meu caso tenho a dificuldade de ter uma carteira com muitas small caps o que dificulta fazer esse tipo de operação.

E sobre esse terceiro, gostaria de me debruçar um pouco mais:

(iii) Long & Short; operações que não são direcionais, ou seja, não dependem do mercado subir ou cair, pois você opera um spread entre dois ativos…normalmente quanto maior a correlação entre eles menor o risco, mas também tende a ser menor o potencial de ganho. É uma operação bem interessante, especialmente quando você respeita ou observa o fundamento das empresas … ou seja, entender o que se está fazendo e o porquê se está fazendo, ao invés de “operar” apenas um número ou uma divergência de performances simplesmente achando que deva retornar a média porque sempre voltou no passado. Não. Penso que é importante buscar entender o que se passa com as empresas para aí sim, decidir fazer uma operação. Na época que tocava a Área de Análise da XP tivemos um bom sucesso nessas operações (lá por 2012,13 e 14). Normalmente o meu foco são empresas de um mesmo setor, ou de setores correlatos, como shoppings e varejo, ou mineração e siderurgia, etc. Objetivo é ganhar 3% a 5% já descontados os custos. Ah e tem uma última vantagem que é a não necessidade do desencaixe financeiro, uma vez que você vende um ativo e compra o outro com o caixa gerado com a venda.

Estou monitorando alguns pares e se o fizer postarei aqui…por ora segue o jogo com a carteira igualzinha:

#NOTBAD

Uma semana mais ou menos, num mês mais ou menos…seguimos sem ganhar dinheiro, sem performar e feliz por não perder muito…infelizmente essa tem sido a realidade. Comentei um pouco sobre isso na Tônica da Semana, ou seja, “tá ruim pra todo mundo”.

Verdade que 4 ativos estão superando o benchmarking, mas 1 puxa a carteira para baixo. Acontece! Já aconteceu o contrário também, então não dá para reclamar, pois é assim mesmo.

No ano a carteira acumula +12% contra +8% do Ibov…então, para mim, segue sendo #notbad.

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

6 comments

  • Will, a alocação setorial é importante para você na hora de montar o portfólio? Ou seja, além da análise da empresa, do negócio, etc., se você acaba encontrando mais de uma no mesmo setor, o que poderia levar a uma concentração da carteira, você divide a alocação, algo do tipo?
    Parabéns pelo trabalho, gosto mto da sua abordagem. Abs.

    • Vlw meu caro!
      Cara sim e não..rs.
      Sim obviamente não terei uma carteira totalmente concentrada em um único setor. Mas também procuro não engessar muito minha carteira em estipular um valor máximo para cada setor….vai no olho mesmo. Até porque tem setores que mesmo diferentes possuem correlação relevante.
      Espero ter ajudado. Abs

  • Will, essa tabelinha da Notbad que você sempre apresenta é de algum app ou Excel que você tem? Queria ter este comparativo mensal (por curiiosidade mesmo), mas não sei como obter.

    • Desculpe a demora, estava correndo com mil coisas.
      Confesso que nao vi o resultado pois não esta mais na minha carteira.
      Mas cenário para ela segue complicado com o Brasil ptinando.
      Abs.

Leave a Reply